Blog Luis Machado

Notícias

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

55% dos brasileiros acham que Lula não merece ser reeleito em 2026, diz pesquisa

Divulgada nesta segunda-feira (13), a primeira pesquisa da Genial/Quaest sobre as eleições de 2026 mostra que 55% dos brasileiros acham que o presidente Lula (PT) não merece ser reeleito. Para 42%, Lula merece uma nova chance.

Apesar do resultado, o petista lidera o ranking de intenções de voto com 47% da preferência.

Em segundo lugar na preferência de voto aparece o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com 39%. Outros 54% dos entrevistados disseram que não votariam no ex-presidente. Atualmente, Bolsonaro está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Além de Lula, outros nomes do PT apareceram no levantamento. O atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aparece com 32% das intenções de voto, empatado tecnicamente com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), que registrou 33% das intenções de voto.

A presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), aparece com 10% das intenções de voto. Outros 34% disseram que não votariam na petista e 53% disseram que não conhecem a parlamentar.

Os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás) aparecem, respectivamente, com as seguintes intenções de votos: 28%, 21%,16% e 12%.

Em um cenário em que o ex-presidente Bolsonaro continue inelegível, a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, leva vantagem sobre o governador de São Paulo, que é visto como possível substituto de Bolsonaro.

Para 28% dos entrevistados, Michelle se sairia melhor enfrentando Lula, enquanto 24% apontaram preferência por Tarcísio.

Entre os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, esse índice sobe para 41% a favor de Michelle e 33% a favor de Tarcísio.

Os pesquisadores ouviram presencialmente 2045 pessoas, com 16 anos de idade ou mais, entre os dias 2 e 6 de maio. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/55-dos-brasileiros-acham-que-lula-nao-merece-ser-reeleito-em-2026-diz-pesquisa/
Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes