Blog Luis Machado

Notícias

Apresentador da Globo apoia crianças com câncer

Apresentador da Globo apoia crianças com câncer

Apresentador da Globo apoia crianças com câncer

Apresentador da Globo apoia crianças com câncer

iago Leifert e Daiana Garbin escolhem GAC-PE e Imip para conscientizar famílias sobre retinoblastoma neste sábado (16), no Rio Mar

  • O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as instituições pernambucanas escolhidas pelo apresentador Tiago Leifert e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin para realizar 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, que tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase três anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. Neste sábado (16), no Shopping Rio Mar, no bairro do Pina, uma equipe de médicos voluntários e estudantes de medicina vão orientar pais, mães e responsáveis sobre os sinais e sintomas da doença.

Médica oncooftalmologista parceira do GAC-PE, Virgínia Torres, explica que o tumor, que cresce dentro do olho, não é visível em estágios iniciais e a principal forma de identificação do retinoblastoma é um reflexo branco pela pupila. “Quando tiramos uma foto da criança com o flash do celular ativado, normalmente, as pupilas saem vermelhas nas fotografias. Se o registro demonstra pupilas brancas é importante ligar o alerta e encaminhar a criança para um especialista”, descreve Virgínia. Ainda de acordo com a médica, cerca de 80% dos diagnósticos são feitos através dessa identificação. “Esse é, normalmente, o primeiro sinal apresentado pelas crianças que desenvolveram o retinoblastoma”, completa.

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava num grau considerado avançado. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago. Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco, o “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.

Outras ações acontecem simultaneamente em mais oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Bahia, Paraná, Pará, Amazonas e Minas Gerais. Um filtro de Instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais ( https://www.instagram.com/ar/846841236309504).

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

Fotos: Divulgação

De Olho Nos Olhinhos by tiagoleifert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes