Blog Luis Machado

BLOG LUÍS MACHADO. Brasil mostra à Uganda, criação de tilápia. Sexta-feira, 10-02-2023

Brasil mostra a Uganda políticas de incentivo à aquicultura. Delegação estrangeira visita o país e conhece projetos de criação de tilápias em São Paulo

  • Depois de visitar criações de tilápia em Santa Fé do Sul e Ilha Solteira, ambos em São Paulo, na bacia do rio Paraná, uma delegação do ministério da Agricultura, Indústria Animal e Pesca de Uganda, liderada pelo ministro Bwino Fred Kyakulaga, esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura para conhecer a gestão pública sobre os empreendimentos e as demais políticas de incentivo brasileiras.

“Na gestão do governo Lula tivemos a volta do ministério da Pesca e Aquicultura, que de cara, já agregou novas secretarias. As novidades garantem a ampliação da agenda de negociações, parcerias e cooperação técnica”, ressaltou André de Paula. O ministro destacou que a parceria com Uganda será aprofundada e pautada pelo diálogo.

Kyakulaga ressaltou a necessidade de evoluir a aquicultura do seu país. “Estamos aqui para aprender com o Brasil, por meio dessa colaboração. Queremos saber mais sobre as tecnologias utilizadas, técnicas de pesca, desenvolvimento de ração, vacinas, gestão de pastagem e genética”, pontuou.

  • Os projetos aquícolas visitados pela delegação estrangeira funcionam no sistema de cessão de águas da União. Nele, o lago formado a partir do represamento de rios para construção de usinas hidrelétricas — no caso específico a usina de Ilha Solteira, no município do mesmo nome, na divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul —, é cedido para que empresas privadas criem peixes. O projeto paulista explora a tilápia, espécie nativa do Rio Nilo, que nasce em Uganda, muito explorada em vários países.

Uma vez tendo conhecido in loco a operação dos projetos, a delegação veio a Brasília aprender como o governo faz a cessão e monitora o desenvolvimento da criação.

Uganda está localizada na África Oriental, no coração do continente, região dos grandes lagos. Com 240 mil metros quadrados de terras cultiváveis, tem no café a principal fonte de exportação e a pesca da tilápia do Rio Nilo, uma de suas fontes de renda.

  • Mais informações: Assessoria de Comunicação Social – Ministério da Pesca e Aquicultura (61) 3276.5188 / (61) 3276.4616

Crédito das fotos: Ministério da Pesca e Aquicultura

*Compartilhando esta matéria, você faz opinião.

_________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

E-mail: machado_country@hotmail.com

Facebook: Luís Machado.

Instagram: @luismachado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá