Blog Luis Machado

Notícias

Blog Luís Machado – Coluna da quinta-feira

PE proíbe atividades não essenciais das 20h às 5h; veja o que muda

Governador Paulo Câmara edita Decreto considerado ridículo

Certo o ditado popular de que, não há nada tão ruim que não possa piorar. Isso tem tudo a ver com o Decreto do governador Paulo Câmara (PSB), que passou a valer a partir das 20:00h desta quarta-feira (03-03-2021), com mais restrições, para, segundo ele, conter o avanço da epidemia, no Estado de Pernambuco.

Ora, a pandemia cresce, sendo uma realidade terrível no mundo, no País e, particularmente, em Pernambuco. Visando reduzir os seus efeitos da aludida pandemia, o Governo do Estado apelou, primeiro, para o toque de recolher em três regiões mais afetadas, depois estendeu a todo o Estado com cara, na verdade, de lockdown.

Ano passado, quando as UTIs estavam lotadas, o governador Paulo Câmara fechou tudo, recorrendo ao primeiro lockdown. Pelo histórico, nada resolveu. Foi o período mais acentuado de mortandade no Recife, Região Metropolitana e no Interior. Uma prova, vale a ressalva, de que lockdown não resolve. O Governo está mais perdido nessa batalha do que cego em tiroteio, recorrendo a um ditado popular.

Algumas medidas recentes, em vigor são ridículas, não levam a nada. Uma delas é o fechamento de parques e áreas públicas nos fins de semana, deixando-os à disposição do público normalmente ao longo de toda a semana. Ora, quer dizer que na visão do governador e da sua equipe covid só se transmite nos parques aos sábados e domingos!

O que o Governo precisa fazer, não faz: aumentar, por exemplo, a frota de ônibus à disposição do público, para evitar as grandes aglomerações em transportes urbanos. O secretário Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), passando atestado de que é um lunático, chegou ao cúmulo de dizer diante das câmaras da TV-Globo que o vírus da morte não se transmite em ônibus super lotados. Um vexame, saia justa na abordagem da jornalista Bianka Carvalho. 

Na verdade, nunca viu tamanha incompetência de um Governo. O que se faz por aqui, para ser mais preciso, é cópia mal feita de outros Estados, como a Bahia e o Ceará. Lockdown, repito, não resolveu nem resolve. O que faz é gerar desemprego e endividar a população. Se o Governo é tão rápido em decisões tão esdrúxulas, deveria ser igualmente eficiente na decretação de medidas sociais para minorar os efeitos da pandemia. O desemprego se agiganta, mas as contas de luz, água, taxas imorais e impostos não são suspensas pelo Governo, nem tampouco postergadas para o período pós-pandemia.

*Com subsídio de Magno Martins.

Rapidíssimas

  • . É possível evitar uma catástrofe? – Todos esperamos que sim. Afinal, o Brasil registrou 1.840 mortes em 24 horas e volta a bater recorde da pandemia. Total chega a 259,4 mil. País contabilizou 10.722.221 casos e 259.402 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Casos e mortes apresentam tendência de alta.

  • . Sim. É possível, evitar uma catástrofe – Basta que, aqueles que ocupam postos de comando na República entendam que não governam propriedades particulares. Que precisa dialogar com os setores produtivos do Estado e conciliar isso com a necessidade de se observar os protocolos sanitários. Senão, ou se morre de peste ou se morre de fome.

  • . Avanço da pandemia é assustador – Para se ter uma ideia, só em São Paulo, a cada dois minutos, um paciente solicita internação no estado, diz o Governador Doria. Segundo o governo paulista, nesta quarta (03-03-2021)) o estado de SP registrou pelo menos 7.415 pacientes internados em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por causa da doença. O número é 18,6% maior do que no pico da primeira onda, em julho do ano passado, quando 6.250 pessoas chegaram a ficar internadas simultaneamente no estado.

  • . OAB-PE dando exemplo ao TJPE – Bem ao contrário do que tem feito o Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Pernambuco, através de seu presidente Bruno Baptista, emitiu nota, justificando as restrições quanto ao atendimento presencial, por conta do avanço da pandemia. Mas, apesar disso, compromete-se a continuar defendendo, junto às instâncias competentes, pleitos da advocacia e sociedade, em geral.

  • . Mais OAB-PE – “A advocacia é essencial para manter a justiça na sociedade. Advogados(as) são profissional que auxiliam em negociações e em resoluções de conflitos, sendo capazes de ajudar a manter a ordem social. A atividade advocatícia pode ter diversos segmentos, que servem para assessorar os cidadãos a garantir seus direitos e resolver conflitos nas diferentes esferas de suas vidas, como na esfera profissional e na esfera familiar. Essas esferas são tantas que algumas pessoas não chegam a ter conhecimento de seus direitos em algumas situações, por isso, a OAB Pernambuco decidiu criar a campanha “Sem advocacia não se faz justiça”, onde serão liberados frequentemente posts sobre a importância de se ter um advogado e sobre a diversidade de áreas em que ele poderá lhe ajudar. Fique ligado(a)!”

  • . Eleições na OAB-PE – Ocorrerão em novembro próximo, as eleições da Mesa diretora da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco. Aos que não sabem, o período de mandato do presidente que é de três anos, não se renova. Com isso, já se pergunta quem será o candidato do atual presidente, Bruno Baptista. Pela oposição, observa-se movimentação do advogado previdenciarista, Almir Reis, para quem o grupo que comanda a instituição está há 20 anos no poder e pouco tem feito em prol dos advogados pernambucanos.

  • . Morre Ricardo Tomaz do Cartório Eduardo Malta – Foi com imenso pesar que recebemos, nesta quarta-feira, a notícia do falecimento do Oficial Cartorário Substituto, Ricardo Tomaz, falecido há exatos 30 dias. Figura muito querida por todos, dedicou parte de sua vida àquele Cartório de Registro de Imóveis de Jaboatão dos Guararapes. Descanse em paz, amigo Ricardo?

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá