Blog Luis Machado

Notícias

Blog Luís Machado – Coluna da Quinta

PT reforça campanha “SOS Acre” para socorrer vítimas de enchentes | Partido  dos Trabalhadores

S.O.S. ACRE: O retrato da frieza e pouca solidariedade dos brasileiros.

É inegável que, diante dos efeitos da pandemia, a situação financeira do povo, no geral, ficou debilitada. Mas, se considerarmos que, somos mais de 210 milhões, uma arrecadação de menos de R$ 600 mil em dinheiro e 4,8 toneladas de donativos de todo o País, é muito pouco. Pouquíssimo. Isso, levando-se em conta que, o número de afetados ultrapassou a casa dos 130 mil habitantes, ante uma verdadeira catástrofe humanitária. Dengue, Covid-19, problema migratório e cheias tudo em níveis sem precedentes por si só já é suficiente para despertar a consciência solidária dos brasileiros. Mas não é o que está ocorrendo.

Ao apoiarmos a campanha, através do Blog Luís Machado, constatamos que, praticamente todos se compadecem, porém poucos agem. Mas não é por acaso. Falta de confiança no destino final das doações e achar que isso é problema do Governo, são alguns dos principais motivos, mesmo sabendo que as contas bancárias para depósito são de responsabilidade do Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado do Acre, por exemplo. Só que, como causa principal do pouco volume de ajuda (ao contrário de campanhas feitas em situações idênticas no passado) tem sido mesmo a falta de sensibilidade, de solidariedade e isso preocupa.

Por meio da campanha “SOS Acre”, o Ministério Público do Acre (MP-AC) conseguiu enviar, nesta quarta-feira (24), 56 toneladas de itens de primeira necessidade à população atingida pela enchente nas cidades de Sena Madureira e Tarauacá. Os dois municípios estão entre os mais afetadas do Acre. De acordo com o MP-AC, até esta quinta-feira (25) foram contabilizados R$ 577.452,98 em doações feitas por 4.809 apoiadores de todo o país.

Desde a semana passada, alguns rios ultrapassaram a cota de transbordo e atingiram milhares de famílias. Tarauacá, no interior do estado, chegou a ficar com 90% do território tomado pelas águas, que afetaram 28 mil moradores. Em Sena Madureira, cheia atingiu mais de 27,6 mil pessoas e desabrigou 1.465 mil famílias.

A movimentação para doações começou ainda no sábado (20), quando imagens de cidades inundadas se espalharam. Dez cidades foram atingidas pela cheia dos rios no Acre, que chegaram a afeitar mais de 130 mil pessoas.

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luis Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá