Blog Luis Machado

Notícias

Blog Luís Machado – Coluna de Domingo

Com mais de R$ 1,8 bilhão em compras, “carrinho” do governo Bolsonaro tem  de sagu a chicletes

Procuradoria Geral da República diz não ver irregularidades na compra de chicletes e iogurtes

Quando a desfarçatez atinge níveis deploráveis, acerca do que é certo ou errado, o resultado é quase sempre desastroso, do ponto de vista ético-moral. Exemplo disso é o entendimento do Ministério Público Federal (PGR) ao STF, acerca da compra de alimentos considerados supérfluos, a qual gerou intensas críticas do povo, nas redes sociais, a ponto de ter ensejado manifestação da mesma ao Supremo, sobre se teria havido ou não irregularidade na aludida aquisição.

Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente Jair Bolsonaro, no Supremo Tribunal Federal (STF), para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos de R$ 1,8 bilhão em alimentos pelo Executivo em 2020.

As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O caso foi encaminhado para investigação da PGR. Só que, um MP que está caindo de podre, no quesito moralidade, jamais iria apurar os fatos com isenção.

Ao STF, a Procuradoria afirmou que há “ausência de indícios de ilicitude no emprego de recursos orçamentários na aquisição dos gêneros alimentícios consumidos por órgãos federais da Administração direta e indireta”.

“Inexistem, tampouco, indicativos de que tenha havido fraude em procedimento licitatório ou contratação, superfaturamento ou mesmo desrespeito a quaisquer dos princípios da Administração Pública”, afirma o Ministério Público.

O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente Jair Bolsonaro, que “se distancia, na cadeia hierárquica de servidores federais, daqueles que se envolvem diretamente, nos diversos órgãos e entidades da Administração direta e indireta, com a compra de mercadorias”.

Em janeiro, o Ministério da Defesa divulgou nota na qual afirmou que o gasto realizado foi necessário para assegurar a alimentação dos militares em atividade.

Será que os militares brasileiros (leia-se a cúpula das Forças Armadas) necessitam do sofrido dinheiro do povo brasileiro, para comprar vinhos 12 anos, além de outros itens já amplamente citados pela imprensa? Convenhamos!

Rapidíssimas

  • . Bolsonaro autoritário – Então, quer dizer que, se um Jornalista faz pergunta que desagrade o Presidente, já está demitido? O jornalista João Renato Jácome foi demitido e teve decreto de exoneração publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Rio Branco de hoje. Ele deixa o cargo de chefe de gabinete na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde atuava havia pouco mais de um mês. Na última quarta-feira (24), de folga de seu trabalho como servidor, ele foi cobrir a visita do do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Acre como jornalista credenciado pelo Estadão.

  • . Governador Paulo Câmara – Depois de abastecer a dispensa do Palácio do Campo das Princesa, com todo tipo de mantimento – desde queijos finos e vinhos nobres 12 anos até outras iguarias como lagosta e camarão -, o governador de Pernambuco decreta fechamento “por enquanto”, de tudo o que é bar e restaurante, das 22:00h às 05:00h da manhã. Até encontro de amigos pra jogar bola, estará proibido. Quero ver é proibir a superlotação em ônibus e metrôs, em horário de pico. Isso, não. Não é, governador?

  • . Prefeito de Paulista -Yves Ribeiro (MDB) deveria ser chamado de Yves Prefeito. Incorporar a rubrica do cargo ao próprio nome seria normal. É que, só em Paulista ele governa pela terceira vez, sem falar nos outros municípios governados por ele. Esteve ontem, em sua primeira agenda oficial com o governador Paulo Câmara (PSB) após ser empossado no cargo de prefeito de Paulista. Ribeiro anunciou investimentos em obras de infraestrutura urbana e ações nas áreas de saúde e educação em parceria com o governo estadual. O encontro ocorreu, ontem, no Palácio do Campo das Princesas.

  • . Até que enfim, Jarbas apareceu – Mais recluso que condenado em regime fechado, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) apareceu. O senador de 78 anos, tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, ontem, em um posto drive-thru no Recife.

  • . Turismo em Fernando de Noronha – Quer saber tudo acerca de sua ida ao Arquipélago mais famoso do Brasil, acesse www.apfn.com.br. É que foi criado um aplicativo, através do qual você obterá toda informação.

  • . S.O.S. Acre – E nosso apoio, através do Blog Luís Machado continua de pé, ainda mais agora que, segundo informações mais recentes, a situação no Estado do Acre se agravou. Felizmente, recebemos mensagens de leitores mostrando comprovante de depósito (não pedimos coprovação) em favor de nossos irmãos do Norte. Parabenizamos aos que se sensibilizam com tamanha tragédia humanitária. Participe!

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá