Blog Luís Machado – Coluna do domingo

A AÇÃO DESTRUIDORA DO HOMEM NO PLANETA,
o lar dos seres humanos

71 ideias de Terra devastada em 2021 | pós apocalipse, pós-apocalíptico,  apocalipse
  • Por Olavo A. Arruda d’câmara.

Na sequência seriada, para este domingo, acerca da reflexão do Professor Olavo d’Câmara, trazemos a segunda parte do enfoque, a fim de que possamos refletir acerca da gravidade de um problema que é de todos nós e que só faz crescer, sempre e cada vez mais.

 “Há que se considerar ainda, possíveis explosões nucleares e experiências com bombas de nêutrons e atômicas. Em 1986 houve uma explosão de um reator atômico na Usina de Chernobyl, antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, cuja nuvem atômica contaminou toda a Europa e parte da própria Ex-União Soviética, além da cidade de Chernobyl, cujos resultados catastróficos ainda estão por vir, com doenças e outros desdobramentos para o meio ambiente.

A guerra interminável entre Árabes-Palestinos e Israelenses, poderá em determinado momento, levar os dois lados à loucura. Fala-se que o Estado de Israel possui um grande estoque de bombas e armas atômicas, contendo centenas delas, o mesmo poderá acontecer com alguns países árabes ou alguns asiáticos.

Cientistas têm dito que caso houvesse uma explosão nuclear, dependendo da gravidade e da intensidade, os rios e mares ficariam congelados, a terra mergulharia em profunda escuridão, pois a poeira atômica impediria a passagem da luz do sol e dois terços da humanidade ficaria cega.

No caso de explosão de bombas de nêutrons, a vida seria destruída: tanto os animais, os homens e a vegetação, mas os bens materiais, tais como: dinheiro, cofres, obras de artes, prédios, moradias, tudo seria preservado. É a ação do homem voltada exclusivamente para o materialismo.

O derretimento das calotas da terra, mudanças climáticas, secas e diminuição do potencial de água produzido no planeta, as contaminações dos lençóis freáticos pelos denominados lixões, ou ainda, pelo aterros sanitários mal feitos e irresponsavelmente planejado, visando levar empresas e o homem, pelas suas ganâncias a ganhar mais e mais, pensando, quase que exclusivamente no vil metal.

As contaminações das bacias hidrográficas, o cansaço da terra no tocante a agricultura, destruição de espécies de árvores, de animais e a produção de alimentos, geneticamente alterados poderão trazer conseqüências inimagináveis. A poluição das cidades pelos gases emitidos, é outro tema que merece consideração.

A destruição de florestas faz desaparecer espécies de aves e animais e mesmo de plantas que poderiam socorrer o homem, no tocante a produção de remédios, pois são plantas medicinais a serem preservadas e pesquisadas. A falta de água no planeta é algo que merece o maior dos cuidados. De tempos em tempos a terra dá sinais ao homem, que haverá diminuição do potencial de água, mas a grande maioria dos governantes do planeta e da humanidade, ignora estes fatos relevantes.

Basta passar os olhos pelo planeta e se obterá resultados assustadores como por exemplo:  “as secas e desertos que surgem de ano para ano”. É óbvio que sem água o planeta não subsistirá. Em que pese a boa vontade, estudos, participação, conscientização levada a todos os cantos por grupos ambientais, o trabalho ainda é mínimo diante da imensidão de problemas.

O aumento das populações dos países do globo terrestre faz aumentar o consumo de alimentos, de água, de remédios, de energia elétrica, de plantações e, cada vez mais, há pessoas morrendo de fome. As condições deletérias  em algumas regiões do planeta, levam pessoas a não ter o que comer, pois vivem em regiões desérticas e sem água.”

A terceira parte dessa reflexão, a ser abordada no próximo domingo, certamente nos levará à conclusão de que a situação já é mais grave do que se pensa.

Rapidíssimas

  • . 11 partidos dizem não a Bolsonaro – Presidentes de 11 partidos se unem contra voto impresso e reafirmam confiança nas eleições. Em reunião neste sábado, chefes de partidos da base e de oposição firmaram acordo para defender modelo atual. Decisão deve frear mudanças defendidas por Jair Bolsonaro.

  • . Isso só ocorre num País civilizado – Ministro da Saúde britânico pede demissão por quebrar regras de distanciamento social. Anúncio foi feito um dia após o tabloide britânico The Sun publicar fotos dele beijando e abraçando uma assistente. Publicação alegou que Hancock, que é casado, estaria em um caso extraconjugal. O problema é que o ministro mandava fazer uma coisa que ele mesmo não fazia: Observar os protocolos sanitários.

  • . Superdotado tem privilégio – Superdotado consegue na Justiça direito de se matricular em universidade antes de terminar o ensino médio. Aluno vai cursar terceiro ano ao mesmo tempo em que faz graduação em São Paulo. Um laudo atestando altas habilidades/superdotação permitiu que Leonardo Viscainho Francisco, de 17 anos, fosse matriculado na universidade antes de concluir o ensino médio. Para isso, a família precisou entrar com ação na Justiça, já que a legislação prevê a obrigação de concluir a educação básica antes de entrar no ensino superior.

  • . Mulher matou o estuprador e foi condenada – Mulher que matou homem que a estuprava é condenada em julgamento na França, mas não terá que ficar presa. Valerie Bacot teve quatro filhos com o abusador, que começou os estupros quando ela tinha apenas 12 anos. Se fosse no Brasil!…

  • . Vereador de Petrolina, cara de pau – “Se o regimento diz que eu tenho que ter carro, eu quero carro. Se diz que eu tenho que ter assessor, eu quero ter assessor. Se diz que eu tenho que ter telefone, eu quero. O que tiver de direito, que seja legal e moral.” Falou isso, pela repercussão de vídeo por ele gravado, acerca do aumento da cota para combustível, em 50%. É muita cara de pau!

  • . Menos milionários, no Brasil – O Brasil foi o país que mais “perdeu” milionários em 2020, segundo um levantamento do banco Credit Suisse. Junto com a crise, 108 mil pessoas no país deixaram de possuir riqueza superior a US$ 1 milhão. Só não disse que, por aqui, 90% da riqueza está nas mãos de apenas 10% dos ricaços.

_______________________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Deixe uma resposta

Posts Recentes