Blog Luis Machado

Notícias

Blog Luís Machado – Coluna do domingo

SILVIO COSTA FILHO e ANDRÉ DE PAULA têm perfil de senador, como manda a tradição, em Pernambuco?

Rodrigo Maia recebe homenagem do setor sucroalcooleiro - Roberta Jungmann
  • Pernambuco é historicamente tido em todo o País, como uma das unidades da Federação mais ensejadoras de políticos de expressão, no Congresso Nacional, em praticamente todas as gerações.

Mas, como que, seguindo a saga do destino em geral, de uns tempos para cá, isso parece está fugindo à regra, a ponto de hoje não termos um congressista de expressão, no nível de outros do passado. Exemplo disso, ocorre com o ex-governador e atual senador da República, Jarbas Vasconcelos (MDB) que, apesar de está em pleno mandato, parece ter imposto a si, um ostracismo inexplicável, para empobrecimento político de nosso Estado.

Essa situação torna-se inquietante aos amantes da política, orgulhosos de ver que sempre ostentamos o status de Estado politizado e berço libertário das conquistas sociais, ao longo dos séculos. E o que é pior: A considerar o perfil dos nomes ventilados à indicação da chapa majoritária, nas próximas eleições, pelas forças chamadas progressistas, o cenário é nada animador.

Tem-se apontado os deputados federais André de Paula (PSD) e Silvio Costa Filho (Republicanos), como aspirantes à vaga de senador . Todavia, o curioso é que, quanto aos dois, percebe-se que, no quesito ideologia, são eles iguaizinhos. Parece até que imitam-se reciprocamente, senão vejamos:

André de Paula, por exemplo, tem apadrinhado político no Governo Federal (exemplo de Francisco Papaléo, na Funasa), mas apesar disso, tem criticado o presidente Jair Bolsonaro, em manifesta atitude de quem ‘acende uma vela pra Deus e outra pro Diabo’. Silvinho, por seu turno, disputa com seu colega Fernando Rodolfo (PL) a paternidade de duplicação da BR 423 – que liga São Caetano a Garanhuns -, mas é carne e unha com o governador Paulo Câmara (PSB), visceral inimigo político de Bolsonaro, em Pernambuco. Os dois posam de aliados do Governo Federal mas enforcam este mesmo Governo, no plano estadual.

Ora, é inegável que os dois têm crescido em suas conquistas, no seio de suas respectivas siglas partidárias. Só que, o perfil dos dois parlamentares está muitíssimo aquém de honrar a tradição de congressistas pernambucanos de outrora, no Senado Federal. Sim, porque é preciso ‘ter lado’, ainda que isso possa comprometer o arriscado jogo do poder que, em dado momento, exige postura e coerência por parte de quem ocupa uma honrosa cadeira na chamada Câmara Alta do Congresso brasileiro.

Agora imagine que, com esse perfil, se André ou Silvinho vier amanhã a tornar-se senador por Pernambuco! Estaremos literalmente representados por um senador do tipo “feijão com arroz”, que, a exemplo dos que aí estão, atuará apenas pra ocupar a cadeira de senador e nada mais além disso. Pernambuco e a democracia necessitam de senadores firmes e corajosos; que sejam referência às novas gerações, dentro e fora do Estado, por motivos óbvios.

Rapidíssimas

  • . Estratégia contra Bolsonaro surte efeito – No seu conjunto, analisando o cenário por todos os ângulos, chega-se à conclusão de que a estratégia da Oposição contra o presidente Jair Bolsonaro já começou a surgir efeito. Praticamente todos no Congresso Nacional sabem ser impossível derrubar o presidente. Com isso, o negócio é deixá-lo ‘sangrar até à última gota’. Prova disso é o resultado das pesquisas que dá margem de percentual muito baixo pra ele. Na verdade, não interessa a queda do Presidente, mas sim, sua fragilidade. Afinal, falta menos de ano e meio para as eleições de 2022.

  • . Manifestação contra Bolsonaro – Manifestantes fecham Avenida Paulista em novo ato contra o governo Bolsonaro. Manifestantes fecham Avenida Paulista em novo ato contra o governo Bolsonaro. No ato compareceram representantes do PSDB, PT, PDT, PcdoB, PSTU, PSOL, PCB e PCO e movimentos estudantis, além de outros.

  • . Renan Calheiros na bimba do boi – Difícil entender como é que um senador que é o relator da CPI do Senado Federal esteja indiciado pela Polícia Federal. PF afirma ao STF ter indícios de que Renan recebeu propina da Odebrecht em 2012. Senador, que é relator da CPI da Covid, atribuiu o gesto da PF ao fato de a comissão estar mostrando ‘todas as digitais do governo na vacina da corrupção’. Polícia concluiu inquérito aberto em 2012 e PGR ainda deve decidir se há elementos para denunciar o senador.

  • . Governador gay é repudiado por mundo gay – Achando que iria se dá muito bem, acabou vendo que o tiro saiu pela culatra. Essa é a situação do governador Eduardo Leite (PSDB) do Rio Grande do Sul, que declarou-se ‘governador gay’, no programa “Conversa com Bial”. É que, setores do movimento LGBTQ não o aceita como expressão legítima, vez que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.

  • . Nota de falecimento – Muito sentida a morte prematura do primeiro suplente de vereador pelo PCdoB de Jaboatão, Erival, vítima da Covid-19. Mais uma perda lamentável. Como se sabe, o coronavírus decididamente, não é “uma gripezinha”. Nossas condolências à família enlutada. Pêsames!

  • . Jurandir Pires fecha as portas – Mais uma importante empresa pernambucana fecha as portas. “Hoje fecha a última unidade da Jurandir Pires. Em nome de meu pai e minha mãe, queremos agradecer a todos pelos 60 anos de existência. A todos os clientes, fornecedores, governo federal e governo estadual. Todos os funcionários serão pagos (já com recurso em conta-corrente), governos e fornecedores. Tudo tem um ciclo onde começa e acaba. O nome Jurandir Pires é muito forte, tendo assim a sabedoria de ter colaborado com empregos, impostos e serviço à sociedade”, comentou Jurandir Filho.

  • . “No amor ao próximo, o pobre é rico; sem amor ao próximo o rico é pobre.” Santo Agostinho.

_____________________________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá