BLOG LUÍS MACHADO – Coluna do domingo, 21.11.2021

CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL: VOCÊ SABE O QUE É?

Jesus, Eucaristia, Amor png transparente grátis
  • Ocorreu no domingo passado, o relançamento (após adiamentos) do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, evento – como o nome já diz -, considerado como sendo um dos principais acontecimentos a nível nacional, promovido pela Igreja Católica, realizado periodicamente em algum lugar do Brasil. Em homenagem aos leitores católicos, o Blog Luís Machado, publicará sempre aos domingos e até o dia do aludido Congresso (de 11 a 15 de novembro de 2022), matérias alusivas à Eucaristia e ao citado Congresso.

Importante dizer que, os Congressos Eucarísticos nasceram na segunda metade do século XIX na França. Emilie Tamisier, inspirada por São Pedro Julião Eymard – chamado de “Apóstolo da Eucaristia”, tomou a iniciativa de organizar o primeiro Congresso Eucarístico Internacional em Lille, naquele País. Hoje temos até Congressos Eucarísticos Internacionais, como aconteceu, recentemente, na Hungria.

Jesus Eucarístico é o Pão Celestial | Foz do Iguaçu
  • A primeira edição, que teve a bênção do Papa Leão XIII, tinha como tema: “A Eucaristia salva o mundo”. O objetivo era que a renovação da fé em Cristo presente na Eucaristia fosse um remédio contra a ignorância e a indiferença religiosa. Impressionante como o tema daquele evento bem poderia ter sido reeditado nesse próximo Congresso, dado é a gravidade da situação na qual se encontra o mundo cristão e toda a humanidade, ante à inversão de valores, na qual estamos mergulhados.

Se o tema escolhido do XVIII CNE de 2022 é “Pão em todas as mesas”, numa clara alusão à fome de muitos, no Brasil, é inconteste que, só falta pão na mesa de milhões de brasileiros, porque falta o Pão do Céu, na alma indiferente do homem dos nossos dias.

Urge que, à luz do Evangelho de Jesus Cristo, se desperte na sociedade, a urgente necessidade de mostrar ao Brasil e ao Mundo que, é no grito dos excluídos e marginalizados que se vê o rosto de Deus. Mas para que isso ocorra, é preciso reinventar corajosamente o modus operandi de evangelizar, atualmente. Evangelizar, sem abrir mão do espírito de caridade, marca registrada de um Francisco de Assis, Vicente de Paula ou de uma Irmã Dulce, por exemplo, os quais falaram de Cristo aos pobres, sendo um deles, portanto.

* Próxima edição alusiva ao tema, no próximo domingo.

Rapidíssimas

  • . Sérgio Moro – Líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias (PR) disse em entrevista à GloboNews, nesta sexta-feira, que a candidatura de Sergio Moro à Presidência é “irreversível”. O parlamentar também falou sobre o ex-procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato: “Deltan foi atraído pela política por vocação.”

  • . General e Ministra com Sérgio Moro – Ainda se fala e muito, o anúncio de que a ministra aposentada do STJ, Eliana Calmon – carrasco dos corruptos – encontrou-se com o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, em sinal de apoio à presidência da República. O mesmo se deu, em relação a ninguém menos que o general da reserva, Santos Cruz, que rompeu com Bolsonaro, sendo hoje um de seus principais desafetos. É, pelo visto, Moro já põe as unhas de fora!

  • . Mais Álvaro Dias – Dias também falou sobre a perspectiva para 2022: “Nas ruas do país, o debate será: ‘roubaram ou não roubaram? Assaltaram os cofres públicos ou não assaltaram?'”, declarou. Líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias (PR) disse em entrevista à GloboNews, ontem, que a candidatura de Sergio Moro à Presidência é “irreversível”. O parlamentar também falou sobre o ex-procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato: “Deltan foi atraído pela política por vocação.” Dias também falou sobre a perspectiva para 2022: “Nas ruas do país, o debate será: ‘roubaram ou não roubaram? Assaltaram os cofres públicos ou não assaltaram?'”, declarou.

  • . Morte de José Cavalcanti Neves – Ainda repercute a morte do grande advogado e único pernambucano a presidir a OAB Nacional, José Cavalcanti Neves que, aos 100 anos partiu para a eternidade. Infelizmente as novas gerações só tomam conhecimento de nomes assim, quando desaparecem, porque vêm as homenagens. Pêsames!

  • . Morte de Roberto – Ainda muito consternado com a morte do amigo Roberto, proprietário da Churrascaria Jaboatonense, situada em Jaboatão-Centro. Fazia muitos anos que não tinha notícias dele. Soubemos que os efeitos da Pandemia foram decisivos para o desfecho de tão lamentável desaparecimento. Que Deus lhe dê a salvação eterna. Pêsames do Blog, aos seus familiares e amigos!

_______________________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Deixe um comentário

Posts Recentes