
- Vereador por dois mandatos, em Jaboatão dos Guararapes, Fernando Moreira ou Fernando Gordinho é uma figura conhecida (por conta do temperamento forte e do faro político que tem) dos que vivenciam a cena política do Município e é com ele que conversamos nessa quinta-feira (08-06-2023).
Blog Luís Machado – Quem olha os principais grupos WhatsApp de inspiração politica, em Jaboatão dos Guararapes, vê que você continua participativo, especialmente agora, em face da atual gestão municipal. O que tem a nos dizer, sobre o que lhe parece como sendo ponto positivo ou ponto negativo, se é que existem?
Fernando Moreira – Há três pontos frágeis, na atual Administração: O primeiro é a marca Ferreira. O segundo, refere-se aos terceirizados e o terceiro ponto é sobre o comprometimento da equipe do prefeito.
Blog – Começando pelo primeiro, qual seria a negatividade dos Ferreira e por quê?
F M – Todo mundo sabe que o prefeito Mano Medeiros é prefeito por conta do Grupo Ferreira. Mas Mano precisa se desvencilhar especialmente de Anderson que, fez um governo personalista, pensando apenas no projeto pessoal dele. Sobre os terceirizados, cito por exemplo, o caso de obras em que começam e não terminam e isso é muito ruim. Quanto ao comprometimento da equipe, digo pra você que, salvo exceções, é do gari ao secretário. Nem todos acompanham o ritmo do prefeito. Como ponto positivo, cito este mesmo, já que faz um excelente trabalho. Bem diferente do antecessor.
Blog – E o que você sugere como solução para isso, isto é, para os pontos negativos?
FM – Luís, se eu fosse prefeito, logo em que assumisse, chamaria todos os 27 vereadores para ouvir as demandas de cada um. Perguntaria a cada um, quem estaria ou não com o prefeito. Aos que nos apoiassem, a divisão do bônus da gestão; a quem não estivesse, o bônus da Lei e só. No final, creio que as dificuldades acima citadas seriam bem menores.
Blog – O senhor referiu-se aos vereadores. Qual sua avaliação do desempenho do atual líder do Governo Mano Medeiros, na Câmara de Vereadores?
F M – Desempenho fraquíssimo. Gosto muito do vereador Belarmino. É inteligente e muito preparado, mas acho que, na verdade ele trabalha bem, só que em função do mandato dele.
Blog – Está dizendo que o líder do Governo reza na cartilha do prefeito e na cartilha dos vereadores, ao mesmo tempo?
F M – Não é isso. Estou dizendo é que, Belarmino reza na cartilha do mandato dele. Trabalha pensando no mandato dele. Apenas isso.
Blog – Qual sua avaliação sobre o desempenho do presidente da Câmara, Adeildo da Igreja?
F M – Adeildo é incontestavelmente um líder. Vai com três mandatos de vereador e nesse período já foi eleito várias vezes presidente da Casa. Vai-se dizer que não?
Blog – Adeildo da Igreja tem perfil para vice de Mano Medeiros, nas próximas eleições do ano que vem?
F M – Existem 100 pessoas, em Jaboatão, com perfil para vice do prefeito. Só que é cedo, não é hora para se discutir sobre isso. Mas que tem muita gente, isso tem.
Blog – Pode até ser cedo para se falar em campanha de 2024, mas que já se conversa sobre isso, não tenha dúvida. Em Jaboatão, quem lhe parece com fôlego para peitar o prefeito Mano Medeiros?

- F M – Elias Gomes e Clarissa Tércio, dentre outros que certamente irão surgir.
Blog – Cite dois nomes da oposição, capazes de enfrentar o atual prefeito: Um bom e um ruim.
FM – O nome bom seria Elias. Seria! Já não é mais, na medida em que foi ao Monte Verde e gravou absurdos. Citou o atual prefeito como criminoso, pelos danos causados pelas chuvas de maio de 2022. Ora, Elias Gomes foi prefeito por 8 anos e não removeu uma só família de lá residem há muito tempo. Nesse caso até eu seria também criminoso, vez que fui vereador durante 6 anos e não resolvi o problema deles. Mano assumiu o Governo em abril e as chuvas vieram em maio. Como poderia ele agora ser responsabilizado como criminoso?Blog – E o nome ruim, quem seria?
FM – O nome ruim é Clarissa Tércio. Ruim, porque, durante o período em que foi deputada estadual não enviou uma emenda parlamentar, sequer, para Jaboatão. Com que legitimidade iria se apresentar como candidata a prefeita de Jaboatão?
Blog – Voltando à temática em torno dos vereadores de Jaboatão, quem o senhor destacaria como proativos, em favor do povo de Jaboatão?
FM – Existem vários nomes, na atual legislatura, que eu poderia citar aqui. Destaco nomes como Márcio dos Curados, Jeane Cândido, Neneca do Piston e Jailton do Curado.
Blog – Finalizando, o que citaria como relevante, para esta entrevista?
FM – O M.P.Q. Trata-se de um movimento sobre o Pernambuco que nós queremos, cuja finalidade é discutir com a sociedade, acerca dos problemas da população, cuja discussão passa pela questão das políticas públicas, projetos e planejamentos à luz da realidade de cada município. Foquei duas cidades para desenvolver nossas atividades (Jaboatão e Bezerros), mas houve quem levou a ideia para outras cidades do Interior pernambucano.
Blog Luís Machado – Suas últimas considerações.
Fernando Moreira – Quero agradecer à você, Luís Machado, pela oportunidade de falar a este tão conceituado Blog, oportunidade em que aproveito para parabenizá-lo pelos relevantes serviços prestados com isenção e imparcialidade, à população de todo Pernambuco. Leio tudo e compartilho. Estarei sempre às suas ordens!
Compartilhe e faça opinião.
*Comento, argumento. Só não invento!
__________________________________
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732.5244.
Facebook: Luís Machado.
Instagram: @Luís Machado
Twitter: @LuísFerreira4.