Blog Luis Machado

BLOG LUÍS MACHADO. Lula x Joe Biden: Seus erros e acertos. Sexta-feira, 10-02-2023

  • Não é necessário ser expert em política ou qualquer outro ramo da ciência para, concluir o quanto nossos políticos são desqualificados para lidar com os próprios erros e até mesmo com suas virtudes. É o caso, por exemplo (para citar aqui só um exemplo) do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva que, tanto aqui como no exterior tem apontado erros do adversário político e ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro.

Quem prestou atenção no que Lula disse na Argentina, no mês passado e hoje, na Casa Branca, diante do presidente americano Joe Biden, pode concluir que, sob alguns aspectos, o mandatário brasileiro vai na direção do que o mundo pensa. Mas noutros, Lula outra vez se equivoca e é certo que cometerá os mesmos erros do passado.

Lula, assim como seu colega americano bebem na fonte da chamada esquerda mundial e para os dois, defender o que está na moda – pautas sobre democracia e meio ambiente – assumem contornos de bolo da cereja, já que são temas midiáticos e quem agir diferente estará na contramão do resto do mundo. Mas são os mesmos que defendem o assassinato de criança ainda no ventre da mãe e são incapazes de fazer o “mea culpa” do que praticaram no passado recente.

Lula fala ao mundo sobre a Amazônia brasileira, como se esta não fosse objeto de soberania nacional e só palidamente – como foi hoje, diante do Biden – diz que a floresta é nossa. Só que, no bojo do que diz (quando alega falta de dinheiro dos países ricos para a preservação da floresta) que quer pesquisadores e cientistas estrangeiros cuidando da pesquisa e exploração de nossas riquezas, entra ele em contradição.

Enquanto Biden é tido como um presidente fraco em política externa, Lula diz que vai recolocar o Brasil no mapa das discussões internacionais e é provável que o faça, bem ao contrário de Bolsonaro, sobre quem o petista diz que o Brasil ficou isolado do resto do mundo, nestes últimos quatro anos, o que é apenas meia verdade. Até porque, se na política externa deixamos a desejar, na área econômica fomos bem, se considerarmos as turbulências com pandemia e guerra Rússia x Ucrânia.

Lula tomou posse, dizendo-se preocupado com a área social, a ponto de nomear o combate à fome, como “uma profissão de fé”, como prioridade absoluta e nesse aspecto forçoso é reconhecer que ele tem razão. Tem ele criticado a política econômica do Banco Central, chegando a chamá-la de vergonhosa e dizer que “não há nenhuma razão para termos juros tão altos, neste País” e aqui também ele tem razão. Só que, criticar sem atacar a raiz desse mal, de nada adianta.

Perde força o discurso do presidente, ao dizer que quer vê os pobres comendo três vezes ao dia”, mas diz que vai “enviar dinheiro do BNDES a outros países, em forma de investimentos estruturais, como fez no passado. Ora, convenhamos!

Quando se refere ao conflito Rússia x Ucrânia, Lula diz que “quando um não quer, dois não brigam” imputando a culpa também no Pais invadido, numa autêntica demonstração que acende uma vela pra Deus e outra ao Diabo. Disse que vai sugerir a criação de um grupo de países neutros à guerra, visando a paz, como se Putin fosse levar isso em conta.

Por fim, ma coisa Lula nunca fez e jamais fará: Fazer a autocrítica, para reconhecer que, se passou pela presidência da República, um aloprado, na pessoa de Bolsonaro, isso só se deu porque o povo brasileiro, sentindo-se traído pela corrupção praticada nos governos do PT votou, em sua maioria no capitão. Aliás, parte de quem elegeu Bolsonaro, na verdade nem votou nele. Votou mesmo foi contra o PT. O mesmo fez agora, em 2022 e a prova disso foi a margem pequena de maioria pró Lula, de apenas 2 milhões de votos.

Rapidíssimas

  • . Dilma Rousselff, quem diria! – O governo Lula acertou com seus parceiros do grupo do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff para comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição do bloco.

  • . Festa de Nossa Senhora de Lourdes – O dia da Festa, no mundo inteiro, é neste sábado (dia mundial do Enfermo). Mas não se sabe por que carga d’água, em Cavaleiro-Jaboatão, será amanhã, domingo (12-02-2023).

  • . Uma crise anunciada – Lula interfere em nomeações e impõe aliados em estatais cobiçadas pelo Centrão. Queda de braço entre a Presidência da República e os ministros do “Novo Centrão” tem atrasado as nomeações dos presidentes e diretores de algumas dessas estatais. Isso não vai dá certo, sr Lula da Silva! Tô avisando!

  • Robson Mendes: Você sabe quem é? – É uma figura conhecida nos meios políticos da Região Metropolitana do Recife. Um dos braços fortes do deputado federal, Mendonça Filho, em Jaboatão dos Guararapes. Sob sua liderança, o antigo DEM (que fundiu-se com o PSL, formando o União Brasil) elegeu dois vereadores. Para se ter uma ideia, o partido saiu de 3 mil votos, em 2012 para 17 mil,, em 2016. Não por menos que já tem gente querendo saber de Robson, qual o caminho para as eleições de 2024.

  • . E Adeildo da Igreja? -O que alguns observadores da cena política, em Jaboatão têm dito é que o presidente da Câmara de Vereadores, Adeildo da Igreja teria dado um tiro no pé, vez que, perdeu a confiança do grupo político dos Ferreira e, por está dizendo que sairá candidato a prefeito, perderá os mais de 100 cargos comissionados por ele indicados na Prefeitura do Município. Mas há também quem jure de pé junto que, a intenção do vereador é cavar uma dobradinha com o atual prefeito, Luiz (Mano) Medeiros.

  • . Vereador Marlus Costa – Este foi o parlamentar mais bem votado em 2022. Esteve na base do Governo municipal e por isso emplacou uma penca de cargos comissionados na Prefeitura, ainda na época de Anderson Ferreira. Só que mais recentemente o parlamentar entrou em rota de colisão com o prefeito Luiz Medeiros que, numa só canetada exonerou o pessoal de Marlus. Este, em resposta, gravou vídeos criticando a administração. Isso gerou comentários e perguntas de internautas do tipo: Por que não fez isso antes?

  • . Eleições na Amupe – Está chegando o dia as eleições para presidente da Associação Municipalista de Pernambuco. Os dois nomes que se apresentaram até aqui são Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru e Márcia Conrado prefeita de Serra Talhada. Quem ganhará essa parada?

  • . Petrolina cresce mais que todo mundo, por que será? – Disse o prefeito de lá, Simão Durando que só em 2022 a cidade investiu R$ 450 milhões. Por que será? É que por lá se faz política pensando no povo e por amor à Cidade. Deveria servir de exemplo a outros municípios.

*Compartilhando esta matéria, você faz opinião.

_________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

E-mail: machado_country@hotmail.com

Facebook: Luís Machado.

Instagram: @luismachado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá