Blog Luis Machado

BLOG LUÍS MACHADO. Mais de 2870 reeducandos se inscrevem para o Encceja em Pernambuco

BLOG LUÍS MACHADO. Mais de 2870 reeducandos se inscrevem para o Encceja em Pernambuco

BLOG LUÍS MACHADO. Mais de 2870 reeducandos se inscrevem para o Encceja em Pernambuco

BLOG LUÍS MACHADO. Mais de 2870 reeducandos se inscrevem para o Encceja em Pernambuco

  • Como parte da ressocialização, a educação básica é essencial para o desenvolvimento intelectual e na formação moral de todos os indivíduos. E visando fortalecer o eixo educacional do sistema prisional do estado é que 2870 reeducandos, distribuídos nas 24 unidades prisionais de Pernambuco, se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL 2023). Os exames são divididos em quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. O número representa um crescimento percentual de 51.45% com relação às inscrições em 2022

O Encceja PPL é uma prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destinada aos jovens e adultos privados de liberdade que não tenham concluído o ensino fundamental e médio no tempo certo, porém buscam a certificação. Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos e não ter concluído o ensino fundamental, ou, para a certificação do ensino médio, é necessário ter no mínimo 18 anos e não ter concluído o ensino médio. As provas serão aplicadas, nos dias 17 e 18 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente.

“A educação é uma ferramenta indispensável no sistema prisional, porque auxilia os reeducandos a iniciarem a construção de um futuro melhor já durante o cumprimento da pena. Retomar os estudos e poder conclui-los é um grande passo para quem busca recomeçar no caminho certo, para quem busca encontrar alternativas de sobrevivência longe da criminalidade”, ressalta a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.

Em 2022, 1895 reeducandos foram inscritos para realização do exame, já em 2023, 2870 PPLs se inscreveram no Encceja, número que representa um crescimento percentual de 51.45%. As unidades prisionais que registraram aumento no número de interessados foram: o Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), na Região Metropolitana do Recife (RMR), passou de 27 para 237 inscritos em 2023; a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) que, em 2022, teve 102 PPLs inscritas, este ano registrou 153 interessadas; no Presídio Dr. Rorenildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, houve um aumento de 101 no número de inscritos, que no ano passado inscreveu 133 este ano 234; e no Presídio de Igarassu (PIG), foram inscritos 51 PPLs a mais do que em 2022, passando de 195, no ano passado, para 246 este ano.

Compartilhe e faça opinião!

*Comento, argumento. Só não invento!

__________________________________

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

Facebook: Luís Machado.

Instagram: @Luís Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes