
- O cenário político do momento, em Pernambuco, nos impele a lembrar da sabedoria popular dos antigos. Quem não ouviu frases do tipo: “O nosso traçado de vida já vem determinado por Deus, antes de virmos ao mundo?” Ora, isso se nos afigura como pertinente à figura de Marília Arraes, candidata ao Governo do Estado, por tudo o que tem ocorrido na trajetória política da referida candidata.
Persistente no sonho de alçar voos mais altos, Marília já pode ser considerada uma política de expressão no quesito determinação, pois tendo resistido à pressão do antigo partido (PT) para compor a chama majoritária de Danilo Cabral, preferiu ir ao tudo ou nada e, como resultado disso, filiou-se ao Solidariedade, o que mudou todo o cenário na corrida dos pré-candidatos.
Marília decolou que nem um jato, desbancando em pouco tempo a liderança de Raquel Lyra, condição esta mantida em todas as pesquisas, a ponto de levá-la ao presente segundo turno, com a própria Raquel. Tudo isso, apesar do bombardeio impiedoso e cerrado contra ela feito, por parte de PT/PSB.
Foi resiliente e engoliu calada a humilhante postura de Lula que veio a Pernambuco dizer que, o melhor para Pernambuco era Danilo e que “este, sim, é o meu candidato, junto com Teresa Leitão, senadora”. Danilo, que antes caiu de pau sobre Marília, caiu fora mas Teresa foi eleita, pela força do Lula. Pois bem. Agora é Raquel e Marília, num cenário que mais lembra um angu de caroço, do que um pleito eleitoral, por tudo o que vem ocorrendo em ambas as candidaturas.
Enquanto Raquel preconiza ser candidata dos pernambucanos e pouco lhe interessa o presidente a ser eleito, Marília, numa espécie de mantra, pronuncia o nome de Lula pelo menos uma vez a cada três palavras pronunciadas. Como se não bastasse, para forçar neste segundo turno a nacionalização da campanha, a neta de Arraes tenta a todo custo, colocar no colo de Raquel a preferência desta por Bolsonaro, incomodada por um vídeo gravado em que o deputado Ricardo Teobaldo diz que “agora é Raquel e Lula”.
Marília agora implora para ser iludida, ao imaginar um PSB brigando por ela, só porque Lula pediu. Como se isso pudesse se dá num passe de mágica. Marília não se conteve e praticamente obrigou Lula a dizer que, só vota em Lula, quem vota em Marília – como se o eleitor já não tivesse mostrado que, nestas eleições não quer votar de forma vinculada. Basta ver que a diferença entre as duas não foi além dos 2%.
Mas, o que se pode concluir desse paraíso do “faz de conta”? É que Marília, no afã de eleger-se, custe o que custar, ficará clamando no deserto, ao constatar que, malgrado suas qualidades pessoais acima citadas, não sensibilizará de forma significativa o eleitorado que, em sua maioria deverá votar no Lula, mas já fez sua preferência pela ex-prefeita de Caruaru.
Olhando tudo o que ocorreu nesta sexta-feira – Marília e João Campos “selando a paz entre eles”, já começa a ser vista pelo eleitor como aquela que cospe no prato que come. Logo ela que esculachou e tripudiou sobre o PSB há apenas duas semanas. Não poderá dizer que agora é tudo paz e amor. Não é.Marília Arraes é candidatíssima, sim, a ver que não elegeu André de Paula seu senador; não obteve a transferência de votos do Lula e, de quebra, ficará na cabeça dos pernambucanos como sendo aquela exímia nadadora que nada e nada, para depois morre na praia. Pois é… Será que Marília vai morrer na praia?
Rapidíssimas
- . Michelle faz mesmo a diferença? – Certamente que sim. Pelo menos para a campanha de Bolsonaro. Não fosse assim, não teriam fretado um jatinho para percorrer as capitais nordestinas com nomes femininos de expressão – deputadas, senadoras, etc – para, através de um movimento de mulheres com Bolsonaro, tentar aumentar a votação do presidente, candidato à reeleição.
- . Baixaria no Guia eleitoral – Quem assistiu ao guia eleitoral deste sábado, viu que a campanha do PT já começou a mostrar “os podres de Bolsonaro”. Bem, se assim é, imagine a resposta do pessoal do presidente, candidato à reeleição!
- . Vídeos que viralizam – É de estarrecer – diga-se de passagem -, o que já se vê pelas redes sociais, com conteúdos de autoridades falando de corrupção, a respeito do Mensalão e da Operação Lava-Jato. O PT que se cuide. Sim, porque nem o TSE nem o Supremo poderão impedir a veiculação do que já se viu no passado e que agora chega com mais força, até. É aquela coisa: Está tudo registrado, gravado. Não há como negar. Como se diz, “contra fatos não há argumentos”.
- . Mais guia eleitoral – PT leva à TV crimes da família de Michelle contra ‘discurso moral’ de Bolsonaro. Partido diz que primeira-dama “sempre viveu perto do crime” e junta episódio de rachadinha, com crimes sem relação com o presidente.
- . Então, o Novo é velho? – Amoêdo declara voto em Lula, é criticado pelo Novo e se defende: ‘Apenas exerci um direito’. Ex-presidente do partido Novo foi um crítico constante dos governos petistas e disputou as eleições presidenciais de 2018 com discurso a favor do liberalismo econômico.
- . Que tal, uma fezinha? – Mega-Sena, concurso 2.529: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 77 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 03 – 05 – 32 – 56 – 57- 59.
- . Dudu da Fonte é Raquel – Ele não da ponto sem nó. Estamos falando de ninguém menos que Eduardo da Fonte, reeleito deputado federal, pelo Partido Progressista (PP). Pois não é que Dudu da Fonte – vendo que Raquel Lyra tem tudo pra ser a futura e primeira governadora mulher de Pernambuco – já declarou apoio à candidata! Trata-se de um peso pesado. Só para se ter uma ideia, Dudu elegeu o próprio filho também para federal e no mesmo partido. Primeira vez que isso acontece em Pernambuco. Além dele, mais uma penca de deputados estaduais e prefeitos subirão no palanque de Raquel.

- . Luciano Bivar e seu malabarismo – Não são poucos os suplentes de deputados que tem procurado o Blog Luís Machado, para queixar-se contra Luciano Bivar, acerca do malabarismo praticado pelo presidente do União Brasil (para conseguir a reeleição), junto aos seus candidatos a deputado estadual e federal. Vem novidades por aí, sobre essa questão.
*Compartilhando a matéria, você faz opinião.
Comento, argumento. Só não invento!
__________________________________
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732.5244.
E-mail: machado_country@luismachado
Facebook: Luís Machado.
Instagram: blogluismachado.com.br
Twitter: @LuísFerreiraMa4.