Blog Luis Machado

BLOG LUÍS MACHADO. PELÉ ESTÁ PERDENDO O JOGO. Sábado, 03.12.2022

  • O ex-jogador Pelé, tricampeão mundial da Seleção Brasileira de futebol, não está mais respondendo ao tratamento de quimioterapia para o câncer de cólon e segue agora em cuidados paliativos. A luta contra a doença começou em setembro do ano passado. No início do ano, o ex-atleta recebeu a notícia de que havia metástases no intestino, fígado e pulmão. As informações são do Diario de Pernambuco.

    De acordo com a médica paliativista Michelle Andreata, que lida diariamente com pacientes nesse tipo de situação, os cuidados paliativos prezam pela qualidade de vida, dignidade e bem-estar, mesmo em quadros irreversíveis.

    O objetivo é prestar cuidados tanto para a pessoa que recebeu o diagnóstico de uma doença incurável quanto para seus familiares.

    “A ideia é aliviar o sofrimento, tratar a dor na sua integralidade com foco nos sintomas e perdas físicas, sociais, psicológicas e espirituais, dando conforto até o último minuto de vida do paciente. Existe muita coisa que pode ser feita pela pessoa diagnosticada e não pela doença em si. Todo esse processo faz com que a qualidade de vida seja a melhor possível dentro das possibilidades existentes”.

    Para realizar esses cuidados, faz-se necessário um trabalho com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, sempre de acordo com a necessidade e demanda de cada paciente. “Tudo é feito de forma muito individualizada”, ressaltou Michelle.

    Além de atender o paciente, é fundamental acolher e envolver também os familiares, afinal, há um sofrimento geral muito grande gerado pela má notícia da progressão da enfermidade e também pela possibilidade da perda.

    Em números

    Segundo o Atlas Global de Cuidados Paliativos, uma iniciativa da Aliança Mundial de Hospice e Cuidados Paliativos, existem 56 milhões de pessoas que precisam de cuidados paliativos no mundo anualmente, sendo 25 milhões no final da vida e apenas 14% das pessoas que precisam desses cuidados atualmente o recebem.

    Confira a matéria completa no site.

    Texto: Estado de Minas
    Foto: Joedson Alves/AFP.

*Compartilhando a matéria, você faz opinião.

__________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

E-mail: machado_country@luismachado.

Facebook: Luís Machado.

Instagram: blogluismachado.com.br

Twitter: LuísFerreiraMa4.face

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá