Blog Luis Machado

Notícias

BLOG LUÍS MACHADO. PROVA DE VIDA, NO INSS. Terça-feira, 26.07.2022

Por Rita Fernandes, especialista em Direito Previdenciário pela PUC-UFRJ
  • Hoje, a matéria é ao estilo VOCÊ PERGUNTA E EU RESPONDO.

Pergunta: Como fazer a prova de vida e não perder o benefício ?

Resposta: Em razão da pandemia, o processo foi suspenso desde março de 2020 até junho de 2021. Em 02/02/2022, O governo federal acabou com a exigência de prova de vida presencial para aposentados, pensionistas outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Agora, o procedimento será feito de forma automática, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.

Antes, se o aposentado atrasasse a prova de vida, o pagamento do benefício era bloqueado e cancelado após um período. O procedimento era necessário para evitar a suspensão do pagamento. O segurado tinha até seis meses para efetua-lo para não ter seu benefício bloqueado.

P – Como vão funcionar as novas regras da prova de vida?

R – Agora, o INSS adotou um processo de cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício realizou algum ato registrado em bases de dados próprias ou mantidas por órgãos públicos ou cartórios nos dez meses posteriores ao seu último aniversário. Quando não for possível essa comprovação de vida, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.

*Fique ligado nas próximas edições, porque é só o começo, nesse formato, como dito acima. Basta clicar em blogluismachado.com.br

*Compartilhando a matéria, você faz opinião!

____________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

E-mail: machado_country@hotmail.com

Facebook: Luís Machado.

Instagram: luismachado.

Twitter: @LuísFerreiraMa4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá