Blog Luis Machado

BLOG LUÍS MACHADO. RAQUEL LYRA VAI PARA O TUDO OU NADA. Coluna da Terça-feira, 03.01.2023

  • Ela sabe e conhece a enorme responsabilidade que pesa sobre os ombros. Por interromper a continuação da hegemonia do PSB no Estado e por ser a primeira mulher a ser eleita governadora, na história de Pernambuco, disputando com outros candidatos também muito qualificados, numa campanha que, por todos os percalços sofridos no caminho, não foi para Raquel Lyra assim tão fácil.

Já é sabido que uma coisa é a campanha e outra bem diferente é governar. Também já não é mais novidade o fato de que amizade e lealdade no Planeta Política é coisa do passado. Após a eleição, o eleito parece sofrer de amnésia ou até mesmo ter passado por um processo de petrificação do coração. Princípios, amizades, promessas… são ingredientes inexistentes na receita do eleito.

Para a nova governadora, pensar que governar loteando cargos com políticos não é garantia de êxito administrativo. Nem de gestão nem de reeleição. Talvez por lembrar que se procedeu assim como prefeita de Caruaru (em que o Parlamento era para ela apenas um “detalhe”) e mesmo assim, por lá foi reeleita, como governadora isso poderá ocorrer também.

Só que, governar Caruaru não é governar Pernambuco, especialmente para quem como ela, não tem maioria na Assembleia Legislativa. Ainda é cedo para ver aonde isso vai dar. Pode ser que a estratégia da governadora tenha sido mostrar, de saída, à população que pretende inovar.na forma de governar, quando montou seu secretariado praticamente só com técnicos.

Pode ser também que tenha pensado com seus botões: ‘Se abrir para alguns, terei que abrir para todos que subiram no palanque, e como tal, fazendo assim, não trarei nada de novo à população que, mais do que nunca precisa de mudanças estruturadoras, mudanças efetivas e inadiáveis’.

Mas a realidade nua e crua, é que, para quem quer apenas um mandato e voltar pra casa depois disso, é compreensível e até salutar, sob alguns aspectos. Mas para quem tem a real possibilidade de querer renovar o mandato, é um tiro no pé, especialmente quando se sabe que a moeda de troca mais valiosa em arranjos políticos, chama-se cargo. Ninguém está aí para fazer graça para Raquel Lyra, se não houver a devida compensação.

Mas, pelo sim ou pelo não, o “modus operandi” da governadora é de fazer a roda girar, sem aquinhoar os políticos que a ajudaram chegar ao Poder, nem que isso signifique ir para o “tudo ou nada”, pondo em risco seu futuro político, no vindouro ano de 2026.

Rapidíssimas

  • . Lula recebe críticas até de apoiadores – A Globo não mostrou, mas o fato é que nomes de peso como ex-ministros da Fazenda (que apoiaram Lula) deram entrevistas à imprensa, criticando a declaração de Lula, que chamou a Lei do chamado Teto de Gastos” de estúpida. Ora, isso segundo Mailson da Nóbrega e Henrique Mrirelles é uma temeridade, já que foi a lei feita no Governo Michel Temer, para evitar a farra dos Governos, em prejuízo do País. Lula já assombra mercado e investidores, a ponto de provocar queda na bolsa de valores.
  • Ministro André de Paula – André de Paula será apresentado à condição de Ministro da Pesca e Agricultura, nesta terça-feira, às 15:00h no Auditório Alacyr de Moraes, Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento será transmitido ao vivo, pelo www.youtube.com/@MinAgriculturaBrasil. Aplausos do Blog, ao amigo e agora ministro de Estado, André de Paula.

  • . Ex-ministra de Bolsonaro é traidora? – Ex-ministra de Bolsonaro Flávia Arruda pede desfiliação do PL: ‘Considerando meus ideiais democráticos’. Em nota, Flávia citou ainda ‘os fatos das últimas eleições’ para sair do partido. Ela compareceu à posse presidencial de Lula. Flávia compareceu no domingo (1º) à posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Durante a transmissão da cerimônia, foi registrado um abraço entre ela e o petista.

  • . E Marília Arraes? – Não se falou mais em Marília. é que por está em estado avançado de gravidez, a ex-candidata a governadora parece está preferindo ficar quieta. Mas, bem que poderia ter sido lembrada por Lula. Ou não?

  • . Paulo Câmara está com raiva – Não é raiva de cachorro ou gato, não. É raiva de Lula e do próprio PSB que nada fizeram para chamá-lo para o primeiro escalão e talvez não será chamado para nada, na administração federal. Sabe-se que o ex-governador anda muito magoado. Curioso é que sua vice, Luciana Santos teve mais prestígio do que ele, pois será ministra da Ciência e Tecnologia. Que coisa, hein?
  • . Coronel Feitosa na Presidência da Assembleia Legislativa – Leitores do Blog têm perguntado se o reeleito deputado estadual Coronel Alberto Feitosa vai ou não brigar pela Presidência da Alepe. Talvez pelo fato de que Feitosa obteve perto de 150 mil votos. |Pensando bem, se para o currículo dele seria ótimo, para os pernambucanos poderia não ser, já que perderíamos uma voz forte na tribuna, em defesa do povo. Com a palavra, o próprio deputado!

  • . E Jaboatão dos Guararapes? – Como tem sido noticiado, o prefeito Luiz Medeiros vai ter que se virar nos 30, para reservar perto de R$ 22 milhões aos 27 vereadores do Município, em 2023, a começar deste mês de janeiro. MAS… dizem as más línguas que é tudo para dá uma imprensada da Câmara, no prefeito. Uma fonte nos falou, em reserva que, o prefeito vai chamar um por um dos parlamentares para conversar. Resumindo: Vai dá em nada. Será, mesmo?

*Compartilhando a matéria, você faz opinião.

__________________________________

Comento, argumento. Só não invento!

Contatos do editor do Blog:

WhatsApp: (81) 98732.5244.

E-mail: machado_country@luismachado.

Facebook: Luís Machado.

Instagram: blogluismachado.com.br

Twitter: LuísFerreiraMa4.face.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá