
- O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cassou o registro da chapa proporcional do Avante no Recife. De acordo com o Tribunal, a legenda teria descumprido a cota de gênero prevista em lei. As informações são do Blog do Elielson.
Com a decisão, todos os votos nos candidatos do Avante foram anulados. Isso inclui os vereadores eleitos Dílson Batista e Fabiano Ferraz. A decisão foi proferida hoje e deve ser publicada em breve. De imediato, os parlamentares perdem o mandato, e uma retotalização deverá ser feita para que as vagas sejam redistribuídas.
A ação da qual resultou a medida foi movida pelo DEM, que tentou desistir do processo, mas teve seu pedido indeferido. Na denúncia, foi levantada a hipótese de fraude nas filiações de mulheres para driblar a exigência mínima de 30% de candidatas. Isso ocorre porque cinco candidatas não receberam nenhum voto e uma sexta recebeu apenas um voto. Nenhuma delas fez campanha para buscar votos.
Segundo os denunciantes, isso indica “a hipótese de candidatura fictícia, apresentada apenas para preencher a cota de gênero e, com isso, possibilitar a participação do partido Avante, nas eleições proporcionais”.
*Compartilhando esta matéria, você faz opinião.
_________________________________
Comento, argumento. Só não invento!
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732..5244.
E-mail: machado_country@hotmail..com
Facebook: Luís Machado.
Instagram: blogluismachado.com.br
Twitter: LuísFerreiraMa4.