
- Dizer que chuva, em demasia, na Região Metropolitana do Recife, sempre causa muita dor e prejuízo, é redundância. Mas dizer que há sempre motivos de reflexão, quando isso ocorre, isso é inconteste, especialmente quando vidas humanas são perdidas, em decorrência do despreparo para enfrentar o período chuvoso.
Há um pomposo projeto de saneamento básico, a nível nacional que, se fosse um dia posto em prática, em muito diminuiria o problema. Só que, por não dar necessariamente votos de imediato, talvez por isso não seja prioridade governamental e com isso, transtornos já fazem parte do ciclo, como o próprio ciclo de inverno ocorre, cada ano.
Ora, é fato que, trata-se de um problema sério, que é de todos: Governo e sociedade. Sociedade e Governo. Por parte da população, é não encher córregos de entulhos, por exemplo. Enquanto Governo, o mínimo que se espera de um gestor, é não permitir construções em áreas de risco e/ou fiscalizar com o poder de polícia que tem, para evitar que as pessoas habitem imóveis em situação de risco, com atenção ao contingente de famílias que não tem onde morar.
A propósito, quem já teve acesso aos áudios e vídeos de moradores da cidade do Paulista, teve boa dimensão do quanto as ações governamentais podem preventivamente melhorar ou piorar a vida das pessoas. Viu-se uma nota, além de vídeo, em que o prefeito Yves Ribeiro soltou nas redes sociais, só após sete hora da queda do prédio.

- O que tem mais irritado internautas, é a forma como a atual Gestão lida com o problema. Segundo se comenta, o prefeito, ao invés de ir às áreas atingidas e arregaçar as mangas, à frente de sua equipe, achou por bem gravar vídeo do interior de sua residência. A informação é que Yves sequer formou gabinete de crise, para enfrentar o problema.
Como se não bastasse, usou a nota para querer passar à população a “justificativa” de que “o local é considerado um foco de imóveis interditados pela defesa civil do município”, como se isso justificasse alguma coisa. Afinal, se assim é, então por que permitiu a ocupação, durante tanto tempo?
Como se vê, o prefeito Yves Ribeiro, na verdade, quis foi eximir-se da culpa, já que sabe que a opinião pública não deixaria de exigir explicações para tanta desídia e negligência da atual Gestão do Paulista. Não por acaso, internautas chamam Ribeiro de ‘prefeito fake news’.
Compartilhe e faça opinião!
*Comento, argumento. Só não invento!
__________________________________
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732.5244.
Facebook: Luís Machado.
Instagram: @Luís Machado.