“A Igreja Católica deve responder mais fortemente à busca das pessoas por Deus”.

“O que realmente importa é nossa vida eterna, nossa vida em amizade com Deus. A Igreja existe para ser santos. O resto é secundário. “
“Vamos procurar um padre porque buscamos a Deus, não porque queremos salvar o planeta.
Cuidamos da vida dos corpos, mas deixamos morrer as almas. A vida espiritual é, no entanto, a coisa mais íntima em nós, a coisa mais preciosa que temos. É a nossa vida interior. O lugar do nosso encontro com Deus. Negar a vida espiritual é negar o que faz nossa dignidade como homens ou mulheres”.
“passamos muito tempo falando sobre as estruturas da Igreja. Isso não interessa a ninguém! O que realmente importa é nossa vida eterna, nossa vida em amizade com Deus. A Igreja existe para ser santos. O resto é secundário”.
“o que resta de grandeza em nossa vida? O que resta que escapa às leis do mercado e da matéria? A vida espiritual é o santuário inviolável de nossa liberdade, o lugar secreto onde buscamos a verdade e o amor, onde estamos sozinhos diante do Todo-Outro, diante de Deus”.
“o eclipse de Deus em nossas sociedades pós-modernas, a crise dos valores humanos e morais fundamentais e suas repercussões também na Igreja onde se confirma a confusão sobre o tema da verdade divinamente revelada, a perda do significado autêntico da liturgia e o obscurecimento da identidade sacerdotal, exigiu com força que um verdadeiro catecismo da vida espiritual fosse proposto para todos os fiéis”.
“Catecismo da Vida Espiritual”
Cardeal Robert Sarah