Blog Luis Machado

Notícias

Centro de Comercialização de Pescados do Jaboatão dará mais autonomia aos pescadores artesanais

Centro de Comercialização de Pescados do Jaboatão dará mais autonomia aos pescadores artesanais

Centro de Comercialização de Pescados do Jaboatão dará mais autonomia aos pescadores artesanais

Centro de Comercialização de Pescados do Jaboatão dará mais autonomia aos pescadores artesanais

Pescadores e pescadoras artesanais associados à Colônia de Pescadores Z-25, do Jaboatão dos Guararapes contam agora com um Centro de Comercialização de Pescados, em Piedade. A inauguração do novo espaço aconteceu nesta sexta-feira (10), com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do prefeito Mano Medeiros, da coordenadora geral de projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, Vanderlúcia Oliveira, do capitão de fragata, Evandro Rocha, da Capitania dos Portos de Pernambuco, gestores públicos, vereadores e trabalhadores da pesca artesanal.

O novo centro faz parte de uma das etapas do Convênio Jaboatão Gerando Renda Solidária, estabelecido entre o município e o Ministério do Trabalho e Emprego, com recursos no valor de R$ 320 mil. O espaço físico foi equipado com freezers horizontais, filetadeira, seladora a vácuo, geladeira, balança industrial, expositores, picador de carnes, entre outros utensílios. Aproximadamente 800 pescadores e pescadoras artesanais serão beneficiados com esse novo equipamento.

O ministro André de Paula enfatizou mais essa conquista dos pescadores e pescadoras artesanais. “É um momento de vocês celebrarem mais essa importante aquisição. O Governo Federal tem defendido os direitos dos pescadores artesanais, para que eles sejam cada vez mais valorizados. Desejo sucesso a vocês e vamos em frente”, afirmou o ministro.

Mano Medeiros destacou que o novo Centro de Comercialização de Pescados do Jaboatão irá aumentar a capacidade produtiva e escoamento da produção da Colônia Z-25. “Esse é um dia muito feliz para a gestão municipal com a entrega desse novo equipamento, em Piedade. O Centro de pescados possui novas instalações que vão garantir uma maior autonomia aos pescadores e fortalecer a economia local e geração de renda”, declarou o prefeito.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-25, conhecido por Tubarão, estava visivelmente emocionado e comemorou a inauguração do espaço. “É muito importante termos um local onde poderemos comercializar nossos produtos sem a interferência de atravessadores. Ou seja, a produção de pescados terá mais valor agregado e, consequentemente um lucro maior para os pescadores artesanais”, falou Tubarão.
O pescador Ednaldo José dos Santos estava empolgado com os benefícios que o Centro de pescados irá trazer para a categoria. “Vai ficar 100% melhor sem dúvida, pois irá nos ajudar a escoar a produção e na venda dos peixes. A prefeitura está de parabéns por mais essa ação”, disse Ednaldo.

PROFISSIONALIZAÇÃO
Os pescadores artesanais também irão participar de um curso profissional, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a Capitania dos Portos de Pernambuco. A capacitação denominada Formação de Aquaviários – pescador profissional Nível 1, tem por objetivo qualificar os pescadores artesanais, para que eles operem suas embarcações de forma profissional. A habilitação do curso será emitida pela Capitania dos Portos, que irá ministrar o curso no período de 27 de novembro a 13 de dezembro. Os interessados em participar desta capacitação devem se dirigir à Colônia de Pescadores Z-25, em Piedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes