Blog Luis Machado

Notícias

Charles Motorista é muito forte em Jaboatão Centro

Charles Motorista é muito forte em Jaboatão Centro

Charles Motorista é muito forte em Jaboatão Centro

Charles Motorista é muito forte em Jaboatão Centro

Não é raro criticar os políticos. Para muitos, todos “calçam 40”, como se fosse justo achar que todos são iguais. Cada representante do povo tem sua história e só desconhece isso, quem não acompanha de perto a vida de quem se submete ao crivo do povo, nas urnas, para em nome deste povo, agir na vida pública.

Se deixar de criticar os aludidos representantes (quando erram ou são omissos) é ser de certa forma conivente com eles, elogiá-los, quando acertam, deveria ser uma obrigação. A propósito, na condição de editor do Blog Luís Machado, esta semana fomos ao Plenário da Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, para colher impressões sobre o que pensam alguns deles.

Conversamos com os vereadores Adeildo da Igreja (presidente da Câmara), Alberto, Belarmino Sousa, Eurico Moura, Neneca do Piston, Marlus Costa e Charles Motorista.

Com Charles Motorista, a conversa foi mais detalhada e, de fato, como diz o ditado, “nem tudo o que reluz é ouro” ou seja, as aparências quase sempre enganam. Charles é o tipo de político que, além de ter ‘alma de povo’, encarna, por excelência, o que há de mais legítimo e genuíno, em termos de superação pessoal e de representatividade popular.

Como ocorre com tantos e tantos brasileiros, saiu ele de sua pequena cidade natal (Correntes, no interior de Pernambuco), para “tentar a sorte” na cidade grande.

Primeiro foram as tias que, em 1990 mudaram-se para Jaboatão dos Guararapes. Depois e após a morte do pai, veio ele, em 1993 tentar a vida, quando conseguiu emprego de cobrador de ônibus, na Empresa Metropolitana. Por seu esforço e dedicação, foi promovido após alguns anos, a motorista, função essa que lhe rendeu o codinome de Charles Motorista. Trabalhou por lá, até 2012.

Ser admitido e dispensado do trabalho, é trivial a qualquer empregado. Só que, em relação ao Charles, não foi bem esse o caso. É que um belo dia foi ele comunicado da dispensa, sob alegação de que isso seria para protegê-lo. Mas… como assim, para protegê-lo? É que aquele estava sendo ameaçado de morte, por conta de sua aguerrida atuação sindical, contra o grupo que há décadas comandava o Sindicato dos Rodoviários. a qual foi destituída, pelo voto da classe.

Para desespero do mais novo demitido, teve ele que se agigantar, apesar de faltarem apenas 10 dias para as eleições de prefeito e vereador, naquele ano de 2012. Obviamente que no momento da demissão, já fazia ele campanha para vereador e, como tal, não lhe restava outra alternativa, a não ser buscar a eleição. Mas, como? Sem estrutura, contando apenas com o bom desempenho junto aos ex-colegas de profissão, além de ser benquisto? Charles e seu punhado de amigos visionários foram à luta, na coragem e na raça (nem santinhos tinham) e o resultado é que foi eleito, com 1.648 votos.

Quem pensava que o ex-motorista “forasteiro” se daria por vencedor, “amarrando o burro na sombra”, se enganou. Continuou ele a trabalhar duro. Misturou-se com peladeiros e pequenos times de futebol masculino e feminino. Já são mais de 76 – só no mês de setembro passado inaugurou mais três – onde os ajuda com iluminação, bolas, padrões, troféus, etc, não esquecendo das escolinhas de futebol, numa dinâmica visão de que preocupa-se ele com a inclusão social dos jovens da periferia.

Mas, não só. Tem ele atuação no campo da saúde (só não mais tem carro para levar doentes aos hospitais, porque o Ministério Público ficou muito exigente e impôs uma série de condições. Mas continua ajudando, de outras formas.

Dos 1.648 votos obtidos para o primeiro mandato, em 2012, Charles Motorista aumentou a votação para o segundo mandato e só fez crescer, cravando nada menos que 3.336 votos, para o mandato atual. Para se ter uma ideia, o parlamentar que, para sua primeira eleição ficou em vigésimo quinto lugar (das 27 vagas existentes), naquele ano, pulou para quinto (subiu 20 posições) nas últimas eleições de 2020.

Tem ele, nos bairros de Malvinas, Vila Rica e Santo Aleixo, seus principais redutos eleitorais, mas já conta, segundo disse, com muita gente apoiando, noutros Distritos do imenso território jaboatonense. Quando perguntado sobre o que acha do prefeito Mano Medeiros, responde sem pestanejar: “Não posso me queixar do ex-prefeito Anderson, pois me ajudou muito. Mas lhe digo uma coisa: Mano é o melhor prefeito que já vi trabalhar, em Jaboatão dos Guararapes”.

Perguntado sobre qual o segredo para o aumento de suas votações, disse ele, meio risonho: “tem segredo, não. Não mudei em nada, sou o mesmo, moro no mesmo lugar e não me escondo de ninguém. Se posso atender a quem me procura, atendo. Se não posso, digo logo que não dá e pronto! Sei que preciso está perto do povo e servir a qualquer hora do dia ou da noite. Chova ou faça Sol, sou como nos tempos de Motorista. Lembra do Gil do Vigor, aquele do Big Brother da Globo, que ficou famoso? Falou de mim, em cadeia nacional. Agradecendo pelas vezes que eu tinha pena dele e parava pra ele subir no ônibus, sem ter dinheiro para pagar a passagem…” pontuou, o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes