Blog Luis Machado

Notícias

Coluna da terça-feira com As Rapidíssimas

Coluna da terça-feira com As Rapidíssimas

Coluna da terça-feira com As Rapidíssimas

Coluna da terça-feira com As Rapidíssimas

Tragédia do Rio Grande do Sul: Difícil descrever sem chorar

Por mais habilidade que se possa ter em manejar as palavras, vai haver um momento em que tudo parece travado e você fica sem saber o que dizer. Talvez, pelo fato de que, em tais circunstâncias, o melhor seria nada dizer e deixar que a eloquência do silêncio fale, ao seu bel prazer.

Habituado em gerar notícias cotidianas, no âmbito da política partidária, desta vez se faz necessário fugir à regra e deixar que o lado humano dê lugar ao que de mais nobre e essencial possamos expressar. Aos outros e a nós mesmos.

Impactados por um sentimento misto de dor e perplexidade, assistimos nos últimos dias, a um cenário apocalíptico de guerra, do que está ocorrendo no Rio Grande do Sul. Lá, apesar dos fatos trazidos quase em tempo real, são estes incapazes de trazer até nós, a íntegra dos estragos provocados pela fúria das águas.

Mortes, desalento, perdas humanas e materiais de toda sorte, são apenas algumas das faces cruéis de um drama surreal, vivenciados por estes dias, pelos irmãos gaúchos, levados pela dureza implacável da mãe natureza. Sem água e sem energia (com muitas cidades submersas nas águas), a escassez de alimentos e de tudo, amedronta a todos.

Não é raro experimentar-se o sentimento de impotência, nessas horas, ante à impossibilidade de mobilidade (terrestre, aérea e marítima) em quase todo o Estado. Como se não bastassem tantos transtornos, as previsões meteorológicas são de que, malgrado um pouco de tempo firme, outras tantas precipitações pluviométricas são esperadas para daqui a poucos dias.

Com isso – além da solidariedade do povo brasileiro, conhecida por sua enorme capacidade de mobilização -, resta só a esperança de que as autoridades ajam de forma rápida e concreta (conforme estão prometendo), no socorro às vítimas. Neste momento não há nada mais prioritário (por mais importante que possa parecer) do que somar esforços em favor do povo gaúcho. Mesmo porque, neste momento, precisamos ser apenas um.

Não é o Rio Grande do Sul, mas o Brasil que sofre uma catástrofe de proporções inimagináveis. Como disse um voluntário, o que a TV mostra não representa sequer 10% do que ocorre por lá. Basta citar o relato de uma pessoa que, ao tentar livrar uma criancinha de uma tromba d’água, pediu esta: “Por favor, pegue aquela boneca para mim!” Ao se virar, o socorrista viu que a “bonequinha” era um bebê falecido, que, fora do alcance dos pais, boiava, ao relento…

Rapidíssimas

  • . Uma tarde/noite de caos chuvoso – Chuva forte deixa ruas e avenidas alagadas e ‘cascatas’ se formam em estação de metrô. Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu aviso meteorológico com alerta válido até as 23h de terça-feira (7).

  • . Mais chuva – Apac alerta para chuva moderada a forte em três regiões do estado; saiba onde e até quando. De acordo com a prefeitura do Recife, moradores de locais de risco devem procurar abrigos seguros, caso necessário.

  • . Haja violência: Não escapou nem o sino da Igreja – Moradores de Olinda denunciam insegurança no bairro de Jardim Brasil I; bandidos roubaram até sino da igreja. Segundo os vizinhos, furtos têm acontecido com frequência e obrigaram à suspensão das atividades beneficentes da Paróquia do Divino Espírito Santo. Ladrões também levaram panelas, fogão e botijão de gás do local.

  • . OAB-PE aciona CNJ contra Tribunal de Justiça – TJPE reduz expediente de atendimento presencial e OAB aciona CNJ contra medida. Atendimento ao público agora vai ser finalizado às 14h, em dias úteis. TJPE disse que não considera alteração do atendimento restrição do acesso à Justiça. Esse TJPE!…

  • . Situação de caos, em Porto Alegre – 85% da população de Porto Alegre está sem acesso à água; prefeitura decreta racionamento. Determinação saiu no Diário Oficial de Porto Alegre nesta segunda-feira (6). Cinco das seis estações de tratamento da cidade estão desligadas. Temporais no estado já deixaram 85 mortos e 134 desaparecidos.

  • . Mais Porto Alegre – Temporal no RS: Aeroporto de Porto Alegre suspende voos pelo menos até 30 de maio. Local está fechado desde a última sexta-feira (3) devido ao aumento das águas do lago Guaíba.

  • , Israel rejeita acordo de cessar fogo – Hamas aceita proposta de cessar-fogo elaborada pelo Egito e pelo Catar; Israel não está de acordo, diz agência. Israel afirmou que os termos desta proposta foram amenizados pelo Egito e que não pode aceitar os termos do acordo, segundo a Reuters. Segundo comunicado do Hamas, o chefe do grupo, Ismail Haniyeh, informou ao primeiro-ministro do Catar e ao chefe do departamento de inteligência do Egito que aceita a proposta elaborada pelos dois países.

  • . E Jair Bolsonaro? – Bolsonaro é internado em São Paulo com infecção de pele e dor abdominal. O ex-presidente, de 69 anos, deu entrada no hospital Vila Nova Star em São Paulo com quadro de Erisipela no membro inferior esquerdo (perna) e dor abdominal.

  • . TJPE inicia semana estadual de conciliação – Iniciou nesta segunda-feira (6), a Semana Estadual de Conciliação, evento promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Núcleo de Conciliação – Nupemec, e que tem como objetivo conciliar o maior número possível de processos em todo o Estado. A iniciativa está na sua segunda edição e ocorre até a próxima sexta-feira (10).

  • . Policiais militares na Alepe – Marcada para a batalha final, nesta terça-feira (07) Aguarda-se grande movimentação de policiais militares, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), visando pressionar os deputados para que aprovem o projeto substitutivo da deputada Gleide Ândelo (PSB) contra o projeto do Governo do Estado. Este quer extinguir as chamadas faixas salariais até 2026, ao contrário do que apresentou a delegada socialista, quer quer antecipar para 2025.

  • . E Madonna? – Deu no blog do Magno – Madonna não se isentou da responsabilidade, durante sua passagem apoteótica pelo Brasil. Dizem que ela fez uma doação milionária às vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Teria doado R$ 10 milhões. Ela manteve a doação em segredo, já que não quis fazer propaganda sobre a boa ação. Pois é. Nunca se pode julgar um(a) doido(a) só porque joga pedra. O que vale é o coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes