Blog Luis Machado

Notícias

Coluna da Terça-feira com as rapidíssimas

Coluna da Terça-feira com as rapidíssimas

Coluna da Terça-feira com as rapidíssimas

Coluna da Terça-feira com as rapidíssimas

Lula em queda livre lança programa “Acredita” e cobra desempenho dos ministros

Todos viram as bravatas do presidente Lula, quando, ao cobrar desempenho do seu Ministério, esqueceu do que mandam a velha etiqueta e o adágio popular que, “roupa suja se lava em casa”.

Não poupando sequer, seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, o petista – cuja popularidade auferida nas pesquisas está em queda livre – como bom comunicador e político que é, não se fez de rogado e dirigiu-se a seus ministros como se estivesse a dizer que os baixos índices de popularidade são culpa de todos eles (com exceção do ministro da Educação, Camilo Santana), quando na verdade não é apenas deles.

Basta dizer que, os números referentes à Dengue são assustadores mas, apesar disso, o presidente não havia dado até então, uma palavra, sequer, deixando sua ministra da Saúde, Nísia Trindade ‘jogada aos leões’, como se a culpa fosse apenas dela. Sim, porque com isso, o presidente dá munição à ala petista que quer a ministra fora do Governo (expediente bem conhecido, em relação a outros ministros) para dá lugar a nomes da preferência deles.

Lula faz discurso para inglês ver, como aliás, tem sido sua marca registrada, neste terceiro Governo dele. Sim, porque é incapaz de enxergar que sua queda de popularidade não se dá por acaso. Não consegue enxergar que, ao invés de voltar-se para os problemas internos, tratou foi de viajar para fora do País, em 2023 para lá, soltar suas “pérolas” que, por tabela, arranhou a outrora respeitada diplomacia brasileira.

Fica ele imaginando que ainda é aquele Lula de outrora, quando a conjuntura internacional era bem outra. Resultado: Vive o desconforto de ter que conversar, o quanto antes com Arthur Lira (Presidente da Câmara e desafeto pessoal do ministro Alexandre Padilha), sob pena de ver piorar ainda mais, sua pauta de projetos, junto à Câmara dos Deputados. Sua Comunicação é péssima, como é caótica a falta de empatia dele, junto ao agronegócio e aos evangélicos, para citar apenas dois segmentos.

Lula está com a mente obscurecida. Acha ele que pode se dá ao luxo de, por exemplo, em lugar de um porta-voz, fazer-se ouvir pela esposa Janja, a qual diz claramente influenciar nas decisões do presidente. Esta, volta e meia, mostra-se esnobe, a ponto de dizer que, não se espere dela uma primeira-dama dedicada a ações de caridade, porque não seria este o seu papel. Ora, convenhamos! Então, quer dizer que, dona Ruth Cardoso (discreta ex-primeira-dama de FHC), reconhecida até internacionalmente por seu papel coadjuvante ao marido e mentora de ações até hoje lembradas, estaria equivocada?

No afã de terceirizar o insucesso, o presidente jogou na vala suja, junto aos demais, até mesmo seu principal ministro, que é Fernando Haddad. Este, queira ou não, tem “salvado a pátria” do Governo e a aprova disso é que a inflação está sob controle e a entrada de capital dos investidores dá sinais de que eles acreditam no Brasil. Mérito de Haddad e não do Lula. Haddad não tem capital político junto ao povão, mas goza de prestígio junto aos donos do PIB brasileiro. Os petistas não morrem de amor por ele. Mas o País estaria em situação caótica, se dependesse de Lula/Janja.

Que o nome do novo programa do Governo Federal (“Acredita”) seja também sinal de profetismo, já que, do jeito que está, não dá. Se continuar assim, terá que mudar de nome, para “Desacredita”.

Rapidíssimas

  • . Era só o que faltava – Branqueamento de corais chega a Fernando de Noronha e preocupa pesquisadores. Aquecimento do oceano é apontado como principal motivo. Monitoramento conta com boia, instalada na Baía dos Golfinhos, que registra a temperatura da água.

  • . Lição que fica – “O recado dado foi não a censura e sim a liberdade”, disse o deputado Coronel Alberto Feitosa que agradeceu em sua rede social a presença de milhares de pessoas na Copacabana(RJ), neste domingo de ato pacífico organizado pela Direita com o ex presidente Jair Bolsonaro.

  • . Se você pensou que já viu de tudo… – Mulher forja o próprio sequestro após brigar com marido e é presa em flagrante com motorista da família. Dupla estava lanchando quando foi presa, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. De acordo com a Polícia Civil, a mulher queria extorquir o marido depois de ter brigado com ele na noite anterior. A dupla, que é de Caruaru, no Agreste, foi presa no Recife, enquanto lanchava numa padaria. Informações do G1-PE.

  • . Amor, só o de mãe… Vai pensando! – Um bebê foi abandonado próximo a um córrego no bairro da Vila da Fábrica, em Camaragibe, no Grande Recife. De acordo com o conselheiro tutelar Ricardo Pedrosa, o menino foi achado com escoriações, na noite do domingo (21). A mãe foi identificada pela Polícia Civil e detida junto com uma amiga dela.

  • . Trecho da Conde da Boa Vista interditado – Começa nesta segunda-feira (22) uma obra para substituição de 40 placas de concreto na Avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores viários do Centro do Recife. De acordo com a prefeitura, esse serviço deve durar dois meses, período em que parte da via vai ficar interditada. Uma estação de BRT e uma parada de ônibus vão ser desativadas.

  • . XXIII Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais – Esta veio da parte do Zé Faísca: “Me diga mermuuuu, o que um vereador vai fazer, em Brasília, nessa tal de marcha dos Gestores e Legisladores?” Bem, o que faz, lá, eu não sei. Mas que ganham diárias gordas para ir lá, isso eles ganham. Dia 06 de outubro tem mais eleições. É como diz a estrofe de uma música do Alipio Martins: “Você vai votar nele…”!?

  • . Vereador Belarmino Sousa – Nem adianta vir no meu privado, perguntar por onde anda o vereador Belarmino Sousa, de Jaboatão dos Guararapes, porque não sei. Mas posso garantir que dormindo em casa, ele não deve está, pelo menos das 05:00h às 02:00h da madrugada. Fazendo? Atrás de voto. Pelo menos foi nesse sentido que me disse e não faz muito tempo.

  • . E por falar em vereador… – Nesse “Planeta política” tem gente que acha o Céu, muito perto! Há cerca de um mês, recebo ligação de um cidadão que, sendo de Jaboatão e pretenso pré-candidato a vereador, nos pede para aproximá-lo do prefeito Mano Medeiros. Na Festa da Pitomba, fiz conforme prometido. Mano Medeiros diz: ok ligue pra ele. Liguei, porém o cidadão não atendeu. Após isso, pergunto porquê não atendera e ele: “Eu estava dormindo. Depois lhe falo sobre o assunto”. Traduzindo: Das duas uma: Ou o dorminhoco pré-candidato só queria um pé para dizer orgulhosamente, por aí, que o prefeito teria lhe procurado (o que não seria verdade) ou pensa ele que o Céu é perto. Não é, senhor Hélio?

  • . Araripina – A pergunta que se faz, em Araripina – sertão de Pernambuco – é: Se o atual vice do prefeito Raimundo Pimentel lidera com folga, nas pesquisas, então qual a razão de não se dizer logo que o candidato à sucessão dele será mesmo Evilásio Mateus (PDT)? Afinal, para o eleitorado araripinense, Evilásio e Raimundo são tudo “só love. Paz e amor”. Eu, hein!

  • . E Manoel Sátiro? – Escanteado por forças ocultas (ele morre dizendo que foi culpa de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT e da governadora Raquel Lyra), que lhe puxaram o tapete. Sátiro sonhou em ser candidato a prefeito de Olinda, mas a cúpula do seu partido de então preferiu apoiar Mirella Almeida, pré-candidata à sucessão do prefeito prof. Lupércio, de Olinda. Moral da historia: Sátiro jogou-se de bandeja, no colo de Isabel Urquiza, pré-candidata a prefeita, pelo PL. Coisas do planeta política!

  • . E o vice de João Campos? – Já está ficando sem graça, essa novela mexicana, em torno de quem será o pré-candidato a vice, na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Quanto a isso, a única certeza que tenho, é que será alguém do PT. Só não sei se o Príncipe fumou maconha estragada, a ponto de admitir, como vice dele, qualquer um indicado pela estrela vermelha. Afinal de contas, com seita não se brinca, se reza. Para se proteger!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes