Blog Luis Machado

Confira alguns chefes de Estado que acompanharam a posse de Javier Milei

Confira alguns chefes de Estado que acompanharam a posse de Javier Milei

Confira alguns chefes de Estado que acompanharam a posse de Javier Milei

Confira alguns chefes de Estado que acompanharam a posse de Javier Milei

O economista ultraliberal Javier Milei, 53 anos, toma posse como o 52º presidente da Argentina, neste domingo (10/12). A cerimônia ocorreu na capital do país, Buenos Aires, e contou com a presença de líderes de países da América do Sul, além de chefes de Estado da direita mundial.

O político assume o comando do país, sob promessas de reerguer as finanças públicas e a moral da Argentina. Durante a campanha, porém, Milei disparou falas polêmicas, como a que envolvia fechar o Banco Central e dolarizar a estrutura econômica.

Confira os chefes de Estado confirmados para a posse de Milei:

  • Felipe VI, rei da Espanha;
  • Gabriel Boric, presidente do Chile;
  • Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai;
  • Santiago Peña, presidente do Peru;
  • Vahagn Khachaturyan, presidente da Armênia;
  • Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria;
  • Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia.

Bolsonaro, lá

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está na Argentina para participar da cerimônia. Antes do evento, porém, líderes da direita brasileira e argentina se reuniram, nesse sábado (9/12). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participou da posse e enviou o ministro das Relações Exteriores para representar o país.

Quando chegou ao Congresso da Nação Argentina, Jair Bolsonaro foi ovacionado. Javier Milei ficou conhecido, inclusive, como “Bolsonaro argentino” e ganhou grande apoio da direita brasileira durante a campanha à presidência.

Para demonstrar apoio ao mandatário eleito, viajaram à Argentina o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); o senador Ciro Nogueira (PP-PI); o ex-ministro do Turismo Gilson Machado; o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto; o assessor de Bolsonaro Fabio Wajngarten; e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF).

Importante notar que, a ausência do presidente Lula está sendo muito criticada. Se ele não precisa gostar do presidente da Argentina (como declarou), bastando apenas que trabalhem em favor dos dois países, então o que justificaria não ter ido à posse do colega argentino?

*Fonte: Metrópoles c/fotos divulgação.

2 thoughts on “Confira alguns chefes de Estado que acompanharam a posse de Javier Milei

  • Rosa Rêgo

    O nosso atual presidente é declaradamente da ESQUERDA… E acredito que n quis estar no mesmo espaço que o ex presidente (🥰)Jair Bolsonaro ( da DIREITA), que É claramente bem aceito pelo povo argentino e ainda pelo povo brasileiro.
    Entretanto, não percebe que a ausência pode refletir de forma negativa nas relações dos dois países.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes