Blog Luis Machado

CURSO DE UTILIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DO CHATGPT E SISTEMAS DE IA POR PROFISSIONAIS DO DIREITO

CURSO DE UTILIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DO CHATGPT E SISTEMAS DE IA POR PROFISSIONAIS DO DIREITO

CURSO DE UTILIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DO CHATGPT E SISTEMAS DE IA POR PROFISSIONAIS DO DIREITO

CURSO DE UTILIZAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO DO CHATGPT E SISTEMAS DE IA POR PROFISSIONAIS DO DIREITO

Aprenda a construir e personalizar seu próprio sistema de IA

Desde novembro de 2022, quando sua versão beta foi lançada para uso público, o ChatGPT vem deslumbrando e, de certa maneira, assustando as pessoas em razão da sua capacidade descomunal de produzir textos, responder a perguntas sobre praticamente todos os assuntos e estabelecer conversações com raciocínio lógico. O ChatGPT é uma ferramenta algorítmica que imita a linguagem natural, um tipo de inteligência artificial conversacional, ou seja, um chatbot que conversa e estabelece diálogos com o usuário. É da família dos grandes modelos de linguagem (large language models), que são programas treinados em vastos conjuntos de dados textuais para gerar linguagem natural, na forma semelhante a um texto produzido por uma pessoa humana. Eles podem ser usados para várias tarefas, como tradução automática, geração de texto, resumo automático e resposta a perguntas.

O ChatGPT e outros sistemas de IA generativa já estão sendo utilizados na área jurídica, por tribunais, escritórios de advocacia e lawtechs. Mas o grande segredo está em saber criar versões personalizadas do ChatGPT. Customizar a ferramenta de IA generativa permite gerar chatbots com finalidades específicas, a fim de direcionar a força do modelo para funções de interesse e do campo profissional do usuário.

Qualquer usuário pode criar um chatbot (apelidado de “GPTs”) com a tecnologia do modelo do ChatGPT sem precisar saber linguagem computacional. Agregar dados específicos e mais conhecimento ao chatbot, ativar capacidades extras e adicionar ações especializadas são funcionalidades que podem ser implementadas se o usuário souber fazer uso adequado da ferramenta. Um Juiz, por exemplo, pode treinar seu GPT em um banco de dados específico, fazer upload de peças processuais e adicionar modelos de decisões e sentenças, refinando a capacidade generativa do chatbot para a atividade judiciária.

Com a finalidade de treinar profissionais do Direito para utilização do ChatGPT e outros modelos de inteligência artificial, o IMN – Instituto dos Magistrados do Nordeste resolveu lançar o “Curso de utilização e personalização do ChatGPT e sistemas de IA por profissionais do Direito”, em parceria com o instituto Projurista.

O curso tem foco na customização de GPTS para a área jurídica e os alunos aprenderão, por exemplo, a escolher os prompts (entradas de texto) mais adequadas para obter respostas eficientes, treinar o chatbot a analisar e resumir textos em arquivos de PDF, criar petições iniciais, elaborar decisões e outras peças processuais utilizando a tecnologia do ChatGPT. O objetivo do curso é capacitar o aluno a gerar uma versão própria do ChatGPT, com um novo nível de especialização, direcionando o uso da ferramenta para tarefas específicas da atividade forense e jurídica. Os alunos também aprenderão dicas de segurança informacional, de modo a não incluir dados sensíveis que revelem suas informações pessoais e de seu negócio, bem como a evitar desvios do algoritmo (as chamadas “alucinações” do chatbot).

Para ministrar o curso o IMN reuniu uma equipe de especialistas no assunto e profissionais que já vêm utilizando o ChatGPT como ferramenta na área jurídica e treinando servidores públicos e advogados.

As inscrições já estão abertas. Garanta a sua inscrição. Vagas limitadas!

Maiores informações pelo tel. (81) 38776523, (81) 992110602 (whatsapp), no site www.imn.org.br ou pelo e-mail: imn@ibdi.org.br

Instituto dos Magistrados do Nordeste -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes