Blog Luis Machado

Notícias

Dom Marcos e coronel Fábio Menezes: novos cidadãos jaboatonenses

Dom Marcos e coronel Fábio Menezes: novos cidadãos jaboatonenses

Dom Marcos e coronel Fábio Menezes: novos cidadãos jaboatonenses

Dom Marcos e coronel Fábio Menezes: novos cidadãos jaboatonenses

Como já era esperado, a solenidade de outorga do título de Cidadão Jaboatonense – ocorrida nesta sexta-feira (17), conferido ao pároco do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres (Monte Guararapes), Dom Marcos Ferreira (OSB), bem como ao tenente coronel do Exército Brasileiro, Fábio Menezes, comandante do Parque Histórico Nacional dos Guararapes – foi concorrida e cheia de emoção.

O local (Santuário de N. S. dos Prazeres), por seu simbolismo, em si, já enseja contornos de fé e brasilidade. Não por acaso, a Câmara Municipal de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes dignou-se a realizar a solenidade, naquele local, o qual se confunde com parte da história do Brasil, particularmente no que tange a Batalha dos Guararapes.

Lembrando que, no século XVII expulsamos de lá, os holandeses, cujas tropas eram superiores às nossas (brasileiras e portuguesas) mas, por um verdadeiro milagre, saímos vitoriosos. Mas não só isso. Se confunde também com a presença dos monges beneditinos que, lá estão, desde o fim do citado conflito armado, no qual os flamengos foram derrotados.

Saudados pelos proponentes das honrarias (presidente da Casa, vereador Adeildo da Igreja) bem como pelo vereador, pastor Ginaldo José, ambos do PL, foram os homenageados enaltecidos também pelo prefeito Mano Medeiros (PL) que, por sua vez, discorreu sobre o papel de destaque de Dom Marcos e Ten Cel Fábio, com destaque para o pape de fundamental importância, exercidos por estes, em favor do Jaboatão dos Guararapes.

Estiveram presentes, autoridades civis (vereadores e secretários) e eclesiásticas, estas referenciadas pelo arcebispo emérito Dom Fernando Saburido (Osb) da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Não faltaram manifestações de apreço aos homenageados que, visivelmente emocionados agradeceram (os novos cidadãos jaboatonenses), o gesto de reconhecimento, frutos da feliz iniciativa dos citados parlamentares.

“Este título não é apenas meu, mas de todos os que me antecederam, aqui, no Santuário, a exemplo de Dom José Antero, o qual é muito querido até hoje, por aqui e que aqui está. Compartilho o mesmo também com Dom Fernando e com tantos outros. Compartilho com o prefeito Mano também. Este nunca nos negou nada do que pedimos. Digo o mesmo, em relação ao coronel Fábio Menezes. Aliás, eles sempre nos ajudaram até mais do que pedimos, em favor dos nossos irmãos moradores no entorno do Santuário.”

Agradeço com muito carinho, ao nosso vereador Adeildo. Este é de fato, da Igreja. Seu amor para com este Santuário, faz dele uma pessoa maravilhosa. É de fato, Adeildo da Igreja. Agradeço também ao pastor Ginaldo que, mesmo congregando outra igreja, nos tem ajudado. Acompanho o trabalho dele. Este é portanto, um momento ecumênico, também.

Por sua vez, bastante emocionado, disse, entre outras coisas, o outro novo cidadão jaboatonense: “Em meu nome e de minha família, não tenho palavras para agradecer tamanha gentileza e honraria. Ser cidadão da terra onde nasceu nosso glorioso Exército brasileiro… sem palavras! Minha gratidão aos vereadores e ao prefeito Mano Medeiros. Aqui, comandando Jaboatão, ele é nosso chefe e a ele, meu mais profundo reconhecimento pelo apoio recebido às nossas ações, aqui no Parque Histórico”, pontuou o Oficial homenageado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes