Blog Luis Machado

Notícias

E O CALVÁRIO CONTINUA

Somados aos outros 1.285 casos de Covid-19 e 98 óbitos, Pernambuco tinha até ontem (27), 57.089 infectados e 4.708 mortes.

Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus — Foto: NIAID via Nasa
Foto microscópica mostra célula humana sendo infectada pelo Sars Cov-2, o novo coronavírus — Foto: NIAID via Nasa

De conformidade com dados da Secretaria Estadual de Saúde, neste sábado (27) ocorreu a confirmação de 1.023 casos leves, que são aqueles em que os pacientes que não precisaram se internar em hospitais e estavam na fase final da doença, foram curados.

Os outros 262 casos se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). No acumulado, Pernambuco soma até ontem, 19.126 quadros graves e 37.963 casos leves da doença.

Com relação ao número de curas clínicas, Pernambuco contabilizou, até este sábado, 38.489 pessoas recuperadas da Covid-19. Desse total, 9.109 são de casos graves e 29.380 são de casos leves.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, neste sábado (27) ocorreu a confirmação de 1.023 casos leves, ou seja, pacientes que não precisaram se internar em hospitais e estavam na fase final da doença, ou já curados.

Os outros 262 casos se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). No acumulado, Pernambuco tem, até essa data, 19.126 quadros graves e 37.963 casos leves da doença.

QUEM DIRIA: DEPUTADOS FEDERAIS SOFREM PRESSÃO

FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

De fato, as coisas mudaram. E mudaram muito rápido. É que, acerca da criada celeuma entre manter-se ou não, as atuais datas de votação das eleições deste ano, há uma verdadeira Torre de Babel, aonde enquanto alguns querem deixar como está, outros querem modificar. Isso para não dizer que, outros há que advogam a tese de que deveriam as eleições ser arremessadas para 2021 ou 2022, quando neste caso, haverá eleições gerais, no País. Cada um, portanto, falando o idioma que lhe é conveniente.

No meio desse fogo cruzado está o presidente da Câmara dos Deputados que se posiciona pelo adiamento para novembro ou dezembro próximos, seguindo o que preconiza o Ministro Luís Fernando Barroso, Presidente do Superior Tribunal Eleitoral – TSE Este sequer admite prorrogar as datas para além 2020, alegando questões legais ou constitucionais.

Pois bem. O fato é que, os defensores do “deixar tudo como está”, argumentam que em não sendo assim, o pleito ficaria excessivamente oneroso. Mas na verdade, estão mesmo é querendo aproveitar-se da Pandemia, para daí terem êxito, ante o desgaste dos atuais gestores. Quem é contra (atuais Prefeitos), por seu turno querem mudança, já que, sentem-se ameaçados diante da possibilidade de não se reelegerem. Essa é a verdade. Qualquer tese fora disso é conversa pra boi dormir. Para quem vai sobrar? Vai sobrar para os senhores Deputados Federais que, entre a cruz e a espada (entre suas bases e a opinião pública) não querem nem podem levar fama de inimigos do povo, diante de uma pandemia que assombra a todos. Pois é. Quem diria, senhores Deputados?

NOVELA EM TORNO DE MINISTROS DA EDUCAÇÃO NÃO TEM FIM

REPRODUÇÃO

Carlos Alberto Decotelli é a segunda pessoa negra a chefiar o Ministério da Educação. Mas está sendo bombardeado porque, segundo “analistas”, não é um militante da causa. Ou seja, é um militar da reserva e, portanto, não bebeu na fonte dos entendidos do ramo educacional, sendo portanto, um ilustre relativamente desconhecido dos meios acadêmicos.

Contra ele nada pesava até então. Agora comenta-se que lá, atrás, entrou numa como que, rota de colisão, quando era subordinado ao demitido Weintraub, lá no FDNE, por viajar muito: torrou muita grana com passagens aéreas. Pesa contra ele, acusação de que teria plagiado trechos de obras de autores, sem a devida citação em sua monografia de Mestrado. Isso para não dizer que o novo ministro da Educação não seria Doutor, por uma Universidade argentina.

A pergunta que se faz é: Se o nomeado fosse algum reitor de Universidade Federal, estaria assim tão vasculhado, debaixo desse bombardeio todo? Ora, pelo visto… Essa novela parece mesmo não ter fim!

CATÓLICOS VOLTAM ÀS IGREJAS, COM MEDIDAS PREVENTIVAS

A Igreja Católica voltou a celebrar, neste sábado (27), missas e atos litúrgicos com a presença de fiéis e em A retomada ocorreu cinco dias após a data autorizada pelo governo do estado.

A reabertura das Paróquias deverão observar cerca de 80 recomendações da Arquidiocese de Olinda e Recife, todas preconizando a observância dos protocolos de distanciamento e cuidados, em geral, por parte dos fiéis, como por exemplo, admitir a participação nas Missas, de 30% da capacidade de cada templo.

Ainda recomenda a quem estiver no chamado grupo de risco, que assistam às Missas pela televisão e, ao invés de frequentarem as celebrações nos domingos, fazerem isso nos demais dias da semana, quando a quantidade de pessoas é bem menor.

RAPIDÍSSIMAS

  • Segundo acaba de informar o jornalista Magno Martins, em sua coluna diária, vem aí, pesquisas eleitorais para Prefeito do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Já na próxima sexta-feira serão divulgados os números da primeira delas, em Jaboatão. A responsabilidade será do Instituto Potencial/Blog do Magno. Atenção, senhores pré-candidatos, mãos à obra. Senão…!

  • E o Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), está querendo eleições para este ano ou só em 2022! Ah! se o povo tivesse consciência cidadã! Já estaria em campo, pressionando o irmão dele, Deputado Federal André Ferreira (PSC), para votar pelas eleições em novembro ou dezembro.

  • A pergunta que não quer calar: Por onde anda o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) que não dá um pio? Será que estaria em Portugal, escondido do coronavírus?

  • Não custa nada fazer conjecturas. Como tal, pergunto: O cenário político no Recife daria chance a uma mulher de ser prefeita do Recife, desta vez, nas próximas eleições ou será que Patrícia Domingos e Marília Arraes são fracas de mais?

  • Triste, mesmo, é a situação do povo de Caruaru e Região. É que o Governador Paulo Câmara (PSB), numa só canetada, levou o tal de lockdown pra Capital do Agreste, trancafiando o povo em casa e, por tabela, dificultando a vida de outras dezenas de cidades do entorno. E o que é pior: Sem uma palavra sequer, de protesto, por parte dos senhores Deputados estaduais de lá. Estão dizendo os diabos contra eles e a prefeita Raquel Lyra. As eleições vêm aí, pro se dar o troco!

  • Moradores mais antenados de Primavera-PE pediu pra perguntar ao pré-candidato Eudo Magalhães Júnior: Se você já se considerava eleito, por Primavera, então qual a razão de agora querer sair candidato em Belém de Maria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá