Blog Luis Machado

Notícias

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: DESCASO INACEITÁVEL

Resultado de imagem para foto do prédio do congresso nacional

Sabe-se que o País está a menos de quatro meses das eleições municipais mas, por incrível que pareça, ainda não se sabe se de fato haverá eleições, no dia quatro de outubro, diante da situação caótica no País, por conta da Pandemia do coronavírus. Esperava-se que o recém-empossado presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luis Roberto Barroso, ao assumir, definisse logo essa situação que, para quem é pré-candidato a vereador e prefeito se constitui em angustiante compasso de espera.

Há notícia de que o Congresso Nacional se reunirá na próxima terça-feira para, sob as lideranças dos presidentes da Câmara e do Senado, definirem as datas para primeiro e segundo turnos que, ao que tudo indica, serão fixadas para o mês de novembro.

E aqui está o xis da questão, na medida em que, apesar de todas as evidências de que a curva ascendente de contaminados só faz crescer, dificilmente estará em substancial declínio, nos próximos 60 dias. Isso retiraria dos partidos e candidatos, toda e qualquer possibilidade de, além das convenções, fazerem suas campanhas e, por tabela, mostrar ao eleitor, propostas e planos de governo de seus candidatos. Isso é tão óbvio, que torna-se inacreditável a postura de verdadeiro descaso dos políticos e da própria Justiça Eleitoral, acerca dessa situação. Afinal, o que garante que espaço de tempo tão curto faça alguma diferença, caso persistissem as datas já legalmente fixadas? É como se as eleições municipais não fossem importantes. São até mais importantes ou deveriam ser, vez que serão os representantes municipais suportes “useiros e vezeiros” dos próximos eleitos de 2022.

Mas, o que se alega para não adiar o pleito por mais tempo? Para o presidente do TSE, seria um desserviço à democracia, na medida em que, na prática, prorrogaria mandatos dos atuais vereadores e prefeitos, os quais foram eleitos para apenas quatro anos. Ora essa tese se sobrepõe aos riscos a que estaria exposta a população, numa eleição em novembro próximo? Bem, verdade é que, em situações de normalidade, prorrogar mandatos seria tão temerário quanto expor agora a população, em nome de um excesso de zelo, falsamente posto sob o manto dos princípios democráticos. Será que os ilustres Deputados e Senadores já não teriam adiado essa data? Obviamente que, conhecendo o “modus operandi” da imensa maioria de nossos congressistas, tivéssemos hoje em 2022 já nem se falaria em eleições. A quem interessa a realização de eleições sem que o eleitor conheça minimamente seus candidatos? De fato, como disse o eminente Ministro José Múcio Monteiro, presidente do Tribunal de Contas da União, “vivemos uma crise de insensatez”.

BELARMINO SOUSA NÃO BRINCA EM SERVIÇO

Vereador Belarmino Sousa, traçando rumos à reeleição. Esse merece seu voto.

CARREGAR PEDRA? – Diz o velho ditado popular que, “quem é coxo parte cedo” ou ainda: “Político bom, quando descansa, carrega pedra”. Pois este parece ser um dos lemas daquele que é considerado um dos maiores “montadores de chapa” da política de Pernambuco. Goza de prestígio dentro e fora de Pernambuco por alguns dos mais afamados políticos do País, mas é sempre humilde e atencioso. Pois é. Seu nome é BELARMINO SOUSA (Podemos). Vereador de vários mandatos, em Jaboatão dos Guararapes-PE, é tido como exímio articulador político. Não por acaso, foi chamado (a toda súplica), pra ser Líder do Governo Anderson Ferreira (PR), na Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes. Discreto e de temperamento leve, consegue, não raras vezes, apaziguar os acirrados ânimos de alguns de seus pares, em plenário, na espinhosa missão de defender o Chefe do Executivo municipal daquela cidade.

PREFEITURA DO JABOATÃO VAI LIBERAR

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Orla de Piedade-Boa Viagem

AGUARDA SÓ PUBLICAÇÃO DE DECRETO – A exemplo do Recife, Jaboatão dos Guararapes espera apenas a publicação do decreto governamental do Governo do Estado, para liberar praias, parques e praças, para atividades físicas que, diga-se de passagem, serão também abertas com restrição, já que, de acordo com a Prefeitura, as medidas irão seguir as normas sanitárias para garantir a segurança das pessoas evitar a propagação do novo coronavírus.

PREFEITURA DO RECIFE LIBERA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Avenida Boa Viagem – Recife.

É A PARTIR DE HOJE – Já neste sábado (20) será permitida a prática de atividades físicas individuais nos parques, praias e calçadões da Capital, segundo anunciou a Prefeitura do Recife. Após três meses de paralisação, será possível realizar caminhadas, corridas e passeios de bicicleta sem aglomerações. A reabertura é parcial e os esportes coletivos praticados na areia da praia ainda não serão permitidos. Banhos de mar também estão proibidos. O mesmo valerá para ciclovias que, serão liberadas no próximo domingo.

A expectativa agora se volta para academias e similares, cuja prática ainda está a depender da liberação por parte do Governo do Estado, o que certamente ocorrerá, a depender do comportamento em torno da prática de exercícios ao ar livre, objeto de abertura pelo Governo de Pernambuco.

CANDIDATOS SE MOVIMENTAM

NÃO PERDEM TEMPO – É o caso do pré-candidato a Vereador em Jaboatão dos Guararapes, Jefferson Moura (PCdoB), no palanque do prefeiturável ARNALDO DELMONDES (PCdoB) que, independentemente da data das eleições, busca apoios ao máximo à sua vitória, sabendo que falta pouco tempo para as eleições e que os tempos mudaram. Não mais aquele calhamaço de papel (panfletos, santinhos e outros), na mão de apoiadores e eleitores, sabe que agora são as redes sociais a bola da vez, para quem quiser ser eleito e que terá que implementar estratégias de marketing, bem como apresentar propostas de serviços à comunidade, a exemplo da revitalização da Lagoa do Náutico, por exemplo, situada no entorno da Cidade.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e tela
A imagem pode conter: texto

NO RECIFE, ALUNOS ESTÃO SEM AULAS À DISTÂNCIA POR FALTA DE COMPUTADOR

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Uma situação preocupante e de cortar coração. Mãe de três filhos, Gracilene lamenta que a filha do meio, Bianca, aluna da rede municipal, não tem aulas remotas. A mais velha assiste a aulas do Educa-PE e o caçula recebe tarefas da escolinha privada. Numa situação de Pandemia em que o isolamento social é fundamental no freio à expansão do coronavírus (privando os mais pobres de lutar pela sobrevivência), vemos que há milhares de crianças e jovens carentes que, sem a menor condição, além do sustento diário, nem de longe imaginam resolver a carência do mínimo necessário para está como dizem os entendidos, incluídas nos programas de inclusão digital. Neste ano em que mais de 5 mil municípios se preparam para eleger seus legisladores e governantes municipais, faz-se necessário um olhar cidadão, plasmado na responsabilidade social para com os mais desvalidos.FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM.

RAPIDÍSSIMAS

  • Dr. Ulisses Tenório, famoso cardiologista e político em Jaboatão dos Guararapes… O homem é candidato a Prefeito e tem como vice o amigo das antigas, Reginaldo Almeida, pelo PSB. Trata-se de boa gente. Aliás, gente finíssima. Só que, carregar esse caixão, ao lado de Eraldo Selva, se o defunto era pesado, aí multiplique por… trocentos quilos. Dizem as más línguas que nem decola, já que Dr. Ulisses já deu o que tinha de dar.
  • Thiago Modenesi, exímio político e artesão do PCdoB de Jaboatão. Junto com Arnaldo Delmondes, montou uma chapa que, segundo eles, fará dois ou três vereadores. A pergunta feita pelo camarada (hoje comunista (ex-prefeito do Recife) João Paulo é a seguinte: Por qual razão Tiago não sai candidato a Vereador, se o Partido vai precisar dele na Câmara, pra ajudar Arnaldo? Faz sentido.
  • Patrícia Domingos, bonita e oportunista, correndo no vácuo da falta de caras novas e, sabendo que os caciques do PSB estão mais sujos que pau de galinheiro, ao invés de quebrar as bonecas de milho do período junino (alinhavando apoios, tem é que dá explicações, acerca de respingos dados em correligionários de sua base, no escândalo de contratos sem licitação, envolvendo várias Prefeituras. Ela que se cuide, porque a história de que queria ficar trabalhando em casa, após seis meses de licença prêmio, ainda rende. E Muito!
  • É verdade que o ex-deputado federal, Sílvio Costa, pré-candidato a Prefeito de Jaboatão gravou um vídeo e mandou ao Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), por conta do prêmio concedido pela ONU, ao Município, dizendo que Anderson estaria reeleito por conta disso? Efeitos colaterais da quarentena?
  • Quem ainda está doído (e doido) de raiva, é o jornalista Magno Martins. É que convidou o comunista Flávio Dino, governador do Maranhão para uma live e convidou Deus e mundo para assistirem, mas eis que, em cima da hora o Camarada deu-lhe um bolo. Eu, hein!
  • Dizem que, lá em Olinda, quem está comendo o pão que o diabo amassou é o Professor Lupércio. Porquê? Falcatruas, apuradas pela Federal, essa semana. Pode, um negócio desses?
  • Doze mesmo é saber que Lula Cabral, Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, apesar de ter passado seis meses. Isso mesmo: SEIS MESES, vendo o Sol nascer quadrado, achou pouco e agora meteu-se em nova encrenca. Vai gostar de Polícia na porta assim, em Wuhan!
  • De lascar, é entender porquê Fabrício Queiroz precisa de um Advogado, se passou um ano inteirinho, como hóspede de um deles!
  • Pois não é que, após quase dois anos de eleito, o “Príncipe” saiu ontem na telinha do plim plim? É!… Esse mameluco de nome estrambólico, demitido do MEC além de porra louca, parece ser macumbeiro. Só ele poderia arrancar um pronunciamento afoito do filho de Dudu, para deleite de Mamãe Renata. Agora é que ele se acha eleito Prefeito do Recife. Apoi, vi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá