Blog Luis Machado

Notícias

Gasolina pode subir até 12% até o fim do mês, projeta Ativa Investimentos

Resultado de imagem para fotos de bomba de combustível

A Petrobras tem espaço para aumentar a gasolina em até 12% até o fim de fevereiro, segundo projeções da Ativa Investimentos divulgadas nesta 4ª feira (3). O último reajuste foi em 26 de janeiro, o 2º para o combustível este ano.

Segundo a empresa, mesmo com a queda na taxa de câmbio de 31 de janeiro a 2 de fevereiro – que traria para baixo o preço do combustível – é possível observar alta de 3,9% no valor da gasolina no Golfo e também no 1º vencimento do combustível negociado na NYMEX nesse mesmo período (4,7%).

O 1º indicador foi considerado por conta da política de paridade de preços praticada pela petroleira frente ao mercado internacional. O 2º para cálculo de defasagem do valor do combustível em relação ao aumento realizado em janeiro, informou a corretora.

O economista responsável pela projeção, Guilherme Sousa, afirmou ao Portal de notícias Poder360 que a valorização do real poderia sugerir que não há tanto espaço para o aumento, uma vez que a Petrobras considera a taxa de câmbio para o cálculo do preço. “Só que em contrapartida, o preço da gasolina no Golfo também subiu, subiu mais do que a valorização do real”.

Sousa ponderou ainda que o aumento poderia ser parcelado: “Ela [a Petrobras] não costuma fazer uma elevação nessa magnitude, ela vai fazendo ao longo do tempo. Mas hoje, ela teria espaço para orbitar perto do preço internacional 12%”.

A política de preços da Petrobras tem sido alvo de discussões nas últimas semanas. Os caminhoneiros ensaiaram uma paralisação na última 2ª feira (1º.fev), principalmente por causa do preço da gasolina. As importadoras de combustíveis, por outro lado, reclamam de defasagem no preço.

Por Ludmylla Rocha-Poder360.

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá