Blog Luis Machado

Notícias

GLEISI HOFFMANN DIZ QUE MARÍLIA ARRAES É CANDIDATA, NO RECIFE, CONTRARIANDO HUMBERTO COSTA

 (Fotos: Nando Chiappetta/DP e Paulo Pinto/AGPT)


Aconteceu o que já preconizava este blog. É que, poucas horas após o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) do Recife fechar questão em torno da permanência na aliança à Frente Popular com a consequente manifestação contra a candidatura da deputada federal Marília Arraes (PT) à Prefeitura do Recife, neste domingo (28), a diretoria nacional do partido assegura que a decisão de ter Marília como representante da legenda em 2020 está mantida.

De acordo com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o Diretório Municipal não tem poder para mudar uma decisão nacional já tomada.”A definição em Pernambuco é pela candidatura própria de Marília Arraes”. Ainda segundo a deputada, a resolução do Diretório ainda não foi entregue formalmente a ela. “Soube que pedem a reconsideração da Direção Nacional. Pedir e recursar é um direito que todas as instâncias têm”, conclui.

Informações de bastidores confidenciam a existência de desconforto na cúpula nacional do PT em, apesar de decorrido um longo período, ter que continuar a ser mero coadjuvante do PSB no Recife e no Estado. Para o ex-presidente Lula e companhia, está na hora do Partido voltar a ser protagonista do processo político, na capital pernambucana, por sua condição de praça estratégica ao projeto nacional de retomada do poder. Pronto. A rebeldia por aqui, ao que tudo indica, está instalada. Aguardemos os próximos capítulos dessa novela.

EX-PREFEITO DE CUPIRA É PERSEGUIDO POR TRABALHAR EM FAVOR DOS POBRES

Após rompimento, ex-prefeito de Cupira pode ficar inelegível ...
Sandoval Luna está rompido com o atual Prefeito, José Maria.

Tem chamado atenção, a briga entre ex e o atual prefeito de Cupira-PE, o que ensejou a presente reflexão. Ora, quem acompanha a cena política, em Pernambuco, especialmente no Interior, sabe das tremendas dificuldades enfrentadas por gestores municipais e estaduais, quando o assunto é prestação, junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE -, e, vez por outra depara-se com denúncias de irregularidades praticadas por infrações da famosa Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com o ex-prefeito de Cupira, Sandoval Luna (PDT), não foi diferente. Tudo leva a crê que, por circunstâncias alheias à sua vontade – falta de assessoria qualificada para gerenciar as contas do município, em sua gestão -, viu-se envolvido em ações daquele Tribunal, em razão de ter ultrapassado o percentual de 54% previsto em Lei, a título de gastos com pessoal.

Ora, sem entrar no mérito de serem legais ou não, as decisões do TCE, o fato é que Sandoval Luna sente-se prejudicado, diante do que chama de perseguição política por parte do atual gestor, José Maria (DEM). Queixa-se de está sendo perseguido por uma razão maior e que resume tudo: Trabalhar pensando no povo e em favor dele, diante da absoluta falta de condições dignas de sobrevivência dos mais desvalidos.

Ora, é sabido que em praticamente todos os municípios do Interior só há basicamente uma forma de receita que é o repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. As pessoas precisam de emprego e renda e o Prefeito vira-se como pode, com um olho no padre e outro na missa, já que não pode deixar de preocupar-se com o lado social das pessoas, mas não pode violar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas o fato é que, via de regra, aqui e ali, tem suas contas rejeitadas e, quando aprovadas, muitas se dão “com reserva”, como foi o caso de Sandoval. A situação dele é tão crítica que, nem disputaria as próximas eleições segundo se comenta, indicando em seu lugar, o irmão Sávio Luna, ex-secretário do atual prefeito.

Portanto, o fato de ter as contas rejeitadas ou ter sofrido ações por parte dos órgãos de controle fiscal/tributário, não quer dizer que Sandoval Nunes tenha sido prefeito ladrão ou tenha metido a mão no dinheiro público e isso não quer dizer que tais órgãos de controle estejam sempre com a razão. Não é sem motivo que o Judiciário está diariamente acolhendo e dando ganho de causa, em Recursos interpostos por ex-prefeitos de todo o País.

RAPIDÍSSIMAS

  • Já que haverá divulgação de pesquisa para Prefeito, em Jaboatão dos Guararapes, na próxima sexta-feira, estariam os pré-candidatos se movimentando para, de alguma forma serem lembrados pelo eleitor, quando da abordagem do Instituto pesquisador? Vale lembrar que as abordagens serão feitas por telefone.

  • Perguntar não tira pedaço: Senador Jarbas Vasconcelos (MDB) estaria seriamente doente? Afinal, sua marca registrada é ser notícia, nas ocasiões de crise, em Pernambuco e no Brasil. Será que Jarbas estaria sofrendo depressão, ou estaria numa daquelas suas fazendas de Portugal? Desse jeito, é ocupar o lugar de quem poderia está trabalhando!

  • Já que Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT parece mesmo querer empurrar a candidatura de Marília Arraes, goela abaixo no PT do Recife, como candidata a prefeita do Recife, será que a neta de Arraes decola? Afinal, o velho jargão “o povo que me apóia tá na rua” nem sempre funciona.
  • Ninguém em Olinda comenta nada, acerca daquela “visita” que a Polícia Federal fez por lá, semana passada. Estariam deixando a poeira baixar, para que não se mele o prefeito Professor Lupércio?
  • Pois não é que, segundo uma fonte bem próxima, o ex-Ministro Mendonça Filho resolveu sair do casulo e apontar com força, os podres de Geraldo Júlio?



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá