Blog Luis Machado

Heloísa Helena fala ao Blog Luís Machado

Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho (Pão de Açúcar (AL), 6 de junho de 1962) é uma enfermeira, professora e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade (REDE). Heloísa foi a 3ª mulher que recebeu mais votos em uma campanha rumo à presidência do Brasil, atrás apenas de Marina Silva e Dilma Rousseff. Obteve, naquela ocasião, maios de 6,5 milhões de votos.

É assim que qualquer pessoa que acesse os mais procurados sites de buscas, depara-se, em primeiríssima mão, com as informações básicas, acerca dessa que é um dos maiores expoentes de perfil esquerdista, da cena política brasileira, de 2009 até os dias atuais. Ocupou diversos cargos representativos, pelo seu Estado de Alagoas: Vereadora, deputada estadual, vice-prefeita de Maceió, senadora da República, cofundadora e presidente de partidos políticos, além de ter-se candidatado à presidência da República, em 2006.

.

  • Na condição de líder destacada e porta voz nacional do seu partido (o Rede Sustentabilidade) esteve Eloísa Helena, neste sábado (23), na sede do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), localizada na Região Central do Recife.

Lá, ela presidiu uma plenária, à tarde inteira que, contando com a participação de correligionários de praticamente todo o Estado (entre Eles o deputado federal Túlio Gadelha, ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago e outros líderes), mostrou porque é, de fato, uma fortíssima liderança, no seu partido e foi para lá que nos dirigimos, para conversar com ela e ver de perto, seu aguçado espírito de altivez e coerência, em termos político-partidários.

Fala para qualquer plateia com o mesmo entusiasmo e contagia a todos. Fala, olhando no fundo do olho de quem a entrevista e não tem meias palavras, com a mesma firmeza e altivez – “sem perder a ternura” – de quem sofreu na pele, ainda criança nos sertões de Pernambuco e Paraíba, a dureza pela sobrevivência familiar, plasmada na dor e desafios de cada dia. E não foi por menos que, já em 2003, por não concordar com as trapalhadas e incoerências de seu então partido (o PT), a líder alagoana foi sumariamente expulsa para, três anos depois, como dito acima, ter-se lançado candidata à presidência da República, sendo a terceira mais votada, naquelas eleições.

.

  • Em que pese a correria para concluir, um a um, os painéis que se sucediam, em suas apresentações (sabe lá Deus, quando terminariam), foi entre um e outro que a líder carinhosamente e com extrema atenção nos atendeu. Perguntada em que consistia o referido encontro, disse ela: “Primeiro, dizer que é uma alegria está aqui, com você, Luís. A gente está num processo nacional de escutar as bases do Partido. Ao invés de fazermos um planejamento estratégico nacional, em Brasília, a gente está conversando com todos os municípios no sentido de que possamos discutir tanto nossa formação e participação cotidianas nos movimentos sociais, como de uma forma muito especial, a nossa estruturação, para fazermos a travessia eleitoral.”

E acrescentou: “Nós somos uma estrutura partidária pequena, mas valente. É de fundamental importância, agora com o PSOL – já que somos uma Federação – junto com nossa militância, fazermos essa dura travessa eleitoral.” A ex-senadora se referia às próximas eleições municipais do ano que vem, considerando a cláusula de barreira, grande tendão de Aquiles dos pequenos partidos políticos que, por sua vez não gozam dos mesmos direitos dos partidos que passaram pelas aludidas condições. A falta de dinheiro é o principal problema deles.

Interessante foi ver que todos e cada um dos presentes puderam fazer uso palavra, numa atmosfera em que, sentados em forma circular, absolutamente todos sentiam-se no mesmo pé de igualdade entre si, com voz e vez, mostrando as dificuldades de cada um. E tudo sob o olhar atento de Heloísa Helena. Não há dúvida que, num cenário de quase catequese e formação, é praticamente impossível não florescerem resultados a médio e longo prazo. Afinal, a ex-senadora parece muito certa de que, líder que não forma outros, não é líder. Heloísa Helena é líder, uma grande líder!

2 thoughts on “Heloísa Helena fala ao Blog Luís Machado

  • Jose lima neto

    Uma importante entrevista. Este blog está muito atento à questao politica. Nao sou admirador, pois acho muito sectária, mas foi muito coerente qdo deixou o PT. Parabéns pelo furo jornalístico

    Resposta
    • Caríssimo amigo e dileto leitor, Lima Neto! Obrigado por mais uma sábia e pertinente observação. Agradeço pelas palavras. TMJ!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá