Blog Luis Machado

Notícias

História de Luiz Gonzaga chega ao Cine Teatro Samuel Campelo

História de Luiz Gonzaga chega ao Cine Teatro Samuel Campelo

História de Luiz Gonzaga chega ao Cine Teatro Samuel Campelo

História de Luiz Gonzaga chega ao Cine Teatro Samuel Campelo

Será nesta quinta-feira (25) a última apresentação do “Cordel Operístico Lua Alegria” na Região Metropolitana do Recife pela temporada do Janeiro de Grandes Espetáculos. A circulação do projeto acontece em parceria com o Sesc Pernambuco e incentivo do Funcultura.

O espetáculo estará no Cine Teatro Samuel Campelo, na praça Nossa Senhora do Rosário, 510, no município do Jaboatão dos Guararapes. Durante aproximadamente uma hora e dividido em três atos, o Cordel relembra a vida e obra de Luiz Gonzaga, em uma criação do poeta, pesquisador e cantador Paulo Matricó.

“A gente precisa falar sempre de Luiz Gonzaga. Ele é eterno pela sua representatividade cultural, importância na música, legado das obras e das parcerias que perduram”, defende Paulo. Nascido em Tabira, ele compartilha com o Velho Lua as raízes sertanejas e a forma de enaltecer e contar a vida e costumes das pessoas de forma simples e popular. Gonzaga, com a música e Paulo, com o cordel.

E foi por meio desta linguagem literária que Paulo decidiu homenagear o cantor. Primeiro, com a produção de um cordel, que foi publicado em livro na primeira bienal do livro de Brasília em 2012. Depois, com a transformação da obra em um espetáculo, que é dirigido por Luiz Manuel, com produção geral de Pedro Castro.

No palco, voz, sanfona, violoncelo, viola, percussão e flauta acompanham a narrativa, que, por vezes, se conectam a algumas das mais conhecidas músicas cantadas por Gonzaga. Além de Paulo Matricó e Elis Mariana, sua filha, como intérpretes, mais cinco músicos compõem a peça, que aposta nas projeções de xilogravuras e imagens como cenário.

Sobre Paulo Matricó: Poeta e cantador de Tabira, Sertão de Pernambuco. Lançou os CDs Outro Verso (com Manassés de Sousa), Junho Também, Em Cantoria (também espetáculo), Maria Pereira (ritmos brasileiros e pop europeu), Forrozeio (concerto), Paulo Matricó em Canto do Sertão, Matricó no Pé de Serra, Claro – O Coração no Cerrado (com Ocelo Mendonça, Genaro e Dércio Marques em DVD) e Lavradores. Realizou turnê em 30 cidades alemãs, em Birgminghem (Inglaterra), no Café Hann, em Koblenz e Harmonie (Bonn), transmitido pela TV alemã SWR e representou o Brasil na Espanha com concertos e ministrando oficinas de forró. No Brasil, participou do Projeto Seis e Meia, com Xangai. Lançou o livro-cordel Luiz Lua Alegria. Participou do Programa SR BRASIL, do Rolando Boldrin. Produziu o Espetáculo Cordel Operístico Lua Alegria, na Sala Funarte. No Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo fez turnê pelo Projeto Dandô (vencedor do Prêmio Brasil Criativo – MINC). Produziu o espetáculo Ópera Cordelista Lua Alegria, pelo FUNCULTURA | PE. Transmissão do Especial do DVD CLARO CORAÇÃO DO SERRADO, pela TV Universitária. A Rede Globo Nordeste apresentou o especial ÓPERA CORDELISTA LUA ALEGRIA na grade da emissora. Atualmente, Paulo Matricó faz ponte artística em cidades da Europa, sendo uma forte referência no cenário musical, presença em importantes palcos e festivais do Recife, Caruaru, Gravatá, Garanhuns e Circuito do Frio.

Programação – “Cordel Operístico Lua Alegria”

25/01: Cine Teatro Samuel Campelo

19h30 – espetáculo

Endereço: Praça Nossa Sra. do Rosário, 510 – Centro, Jaboatão dos Guararapes

Entrada: R$ 15 inteira; R$ 8 meia-entrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes