Blog Luis Machado

Notícias

Humberto Costa diz que ainda não para João Campos

Humberto Costa diz que ainda não para João Campos

Humberto Costa diz que ainda não para João Campos

Humberto Costa diz que ainda não para João Campos

No Planeta Política, nem seus habitantes mais próximos se entendem e quando se entendem, adoram tentar confundir quem está de fora. Prova disso foi a plenária do PT do Recife, realizada nesse fim de semana. O que era tido como evento homologatório dos petistas ao PSB do prefeito Joao Campos, visando à reeleição deste, foi na verdade, apenas motivo para que o senador Humberto Costa mostrasse suas garras afiadas, ensejando a que se tenha a impressão de que o Partido estaria dividido.

Para deixar a dúvida de que haveria ou não divisão, entre quem quer e quem não quer o apoio do PT ao projeto do prefeito, vem o senador Humberto Costa, numa de suas ambiguidades clássicas, para dizer que “não é bem assim”.

Quem ouviu a declaração do senador petista à Rádio Jornal, nessa manhã de segunda-feira e prestou atenção, na realidade Humberto faz discurso para inglês ver, na medida em que “eu acho que o partido vai acabar apoiando o prefeito João Campos que, por sinal está bem avaliado, mas isso é uma construção e precisamos continuar conversando. Afinal o partido tem seu protagonismo. Já elegeu prefeito no Recife por três vezes, tem dois senadores, um deputado federal…” Mas precisamos continuar dialogando, para saber qual será o protagonismo do PT na campanha…”

Humberto está errado? Não. Não está. Ele está apenas jogando para a plateia, no sentido de que, como sempre foi, preciso é justificar o apoio da legenda ao prefeito. E mais: é necessário de mais tratativas, para que João se comprometa, no tocante à governabilidade, num eventual segundo mandato do socialista. Leia-se: O que ficaria para o PT, em termos de secretarias e se o partido ficaria mesmo ou não com a indicação da vaga de vice de João. E ainda, ficando apenas com os cargos, se João apoiaria um nome do PT, para 2026, sendo esta ultima apenas para ilustrar a conversa, por motivos óbvios.

Quem não lembra das centenas de cargos comissionados de Humberto nas gestões recentes do PSB de Paulo Câmara e Geraldo Júlio, no Estado e na Prefeitura, respectivamente? Só para informar que, o PT tem cargos na atual gestão de Joao Campos. Foi sempre assim e assim sempre será. Humberto age com “profissionalismo” na política e é assim que a banda toca, nesse Planeta inóspito da política partidária.

Não custa lembrar que, como sempre dissemos, PT é PSB e PSB é PT. São criaturas siamesas e até nas esfinges, estão nas duas faces distintas da mesma moeda. Para quem como João tem no presidente Lula o porto seguro de seu viés ideológico-administrativo, contar com aliança petista no Recife e sem precisar dela (já que poderá se reeleger sem o PT) será manso e muito fácil.

É claro que João Campos, se tiver juízo, vai prometer lotear metade da prefeitura com Humberto, se isso for preciso (isso é tudo o que o senador quer ouvir), contanto que o PT fique fora da vice, em 2026. Essa (a promessa de cargos) é, portanto, a oração mais forte que a alma Humberto Costa quer e precisa. Essa alma quer reza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes