Blog Luis Machado

Notícias

Jaboatão terá escritório do IPA para apoiar agricultores do município

Jaboatão terá escritório do IPA para apoiar agricultores do município

Jaboatão terá escritório do IPA para apoiar agricultores do município

Jaboatão terá escritório do IPA para apoiar agricultores do município

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) abrirá um escritório de assistência técnica no município do Jaboatão dos Guararapes, para apoiar os produtores, principalmente, da agricultura familiar. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (19), durante a abertura da 1ª Feira Integrada de Produtos da Agricultura Familiar (Fipagri), que está acontecendo na sede do IPA. Participaram do ato a governadora Raquel Lyra, o presidente do IPA, Joaquim Neto, e o prefeito Mano Medeiros. O novo escritório entrará em atividade na próxima semana e funcionará na Rua Barão de Moreno, 260, Vila Rica.

O local foi escolhido estrategicamente por estar nas proximidades da Zona Rural do Jaboatão. A área rural representa 60% do território do município e tem uma população estimada em 15 mil habitantes distribuídos nos 26 engenhos. Por conta disso, os técnicos do IPA estarão mais próximos dos produtores, facilitando o trabalho de apoio e assistência técnica.

O prefeito Mano Medeiros ressaltou a importância desse escritório do IPA para o desenvolvimento da produção rural. “A agricultura familiar tem um grande potencial que precisa ser cuidado e incentivado. A formalização da parceria com o IPA é fundamental para o fortalecimento da produção desta cadeia produtiva. O IPA realiza um importante trabalho, apontando quais culturas se adaptam em cada região, desenvolve pesquisas que melhoram a qualidade dos produtos e orienta como o investimento deve ser aplicado. Tenho certeza que essa parceria fará a diferença na vida dos agricultores do Jaboatão”, ressaltou.
O gestor também destacou os incentivos que a Prefeitura do Jaboatão vem dando aos produtores rurais, com distribuição de sementes, parcerias para abertura de linhas de crédito e apoio técnico. “Nosso município tem todo o interesse em aproveitar a produção, principalmente, na merenda escolar. Por isso incentivamos os produtores a se associarem à cooperativa que é responsável pelo abastecimento nas escolas da rede municipal. Até o final do ano, nossa gestão vai aplicar R$ 5 milhões na aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar, porque entendemos a importância de valorizar esse setor”, ressaltou Mano.
O presidente do IPA, Joaquim Neto, falou da importância do Jaboatão para o setor produtivo, daí a necessidade de ter o escritório na cidade. “Vamos levar assistência técnica, pesquisas, extensão rural, inovação tecnológica e crédito rural assistido para garantir um maior apoio aos produtores da agricultura familiar”, destacou.

Redação da Assessoria da PMJG – Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes