Blog Luis Machado

Notícias

MARCO MACIEL: O MARCO DE PERNAMBUCO, FAZ 80 ANOS.

Marco Maciel – A política do diálogo - TV Câmara - Portal da ...

Pouquíssimos homens públicos deste País fizeram da política um sacerdócio, tão frutuoso, quanto Marco Antônio de Oliveira Maciel ou simplesmente MARCO MACIEL. Marco de Pernambuco, como é honrosamente chamado, exerceu suas funções com tanta dignidade que, mesmo os adversários políticos o respeitaram, enquanto esteve na cena política pernambucana e brasileira.

Lembrado até hoje como vice-presidente da República exemplo de lealdade ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, Marco Maciel faz hoje 80 anos de idade.

Marcado pela discrição e por seu físico alto e magro, o político pernambucano foi um sagaz articulador nos tempos em que esteve no poder. Enquanto não estava no posto de chefe de Estado durante as viagens do presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem foi vice por dois mandatos seguidos, preferia trabalhar em seu gabinete, no subsolo do Palácio do Planalto. Era uma forma figurada e literal de demonstrar que não queria fazer sombra para o chefe do Executivo. Se somados os dias alternados em que governou de fato naqueles oito anos de governo, ficou mais de um ano na Presidência. Fernando Henrique lhe dedicou espaço em seu “Diários da Presidência — 1995-1996”, lançado em 2015. Em suas 936 páginas, o ex-presidente cita seu vice 122 vezes. Considerado um coordenador político, recebia discretamente levas e levas de políticos em seu gabinete, aliviando o presidente de desgastes desnecessários.

Hoje sofrendo do Mal de Alzheimer, vive recluso em Brasília, aos cuidados da esposa, Ana Maria,o que nos dá uma espécie de nostalgia, vez que a sensação da falta que ele faz no cenário político nacional, é real. Por tudo isso e muito mais é que o Blogo do Machado faz a Marco Maciel o registro de seu aniversário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá