Blog Luis Machado

Notícias

Marília Arraes vence disputa pela segunda secretaria da Câmara Federal

Resultado de imagem para fotos da deputada marilia arraes

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) venceu a disputa pela Segunda Secretaria da Câmara dos Deputados. Ela obteve 192 votos contra 186 do correligionário João Daniel. Ela é a terceira mulher a ocupar um espaço na atual composição da Mesa Diretora da Casa. A petista terá a companhia das deputadas Rose Modesto (PSDB-MS) e Rosângela Gomes (Republicanos-RJ). O feito histórico foi bastante comemorado pelas parlamentares após a votação.

Marília concorreu de forma avulsa o espaço na Mesa Diretora da Câmara Federal. O PT indicou oficialmente o nome de João Daniel (PT-SE) para a disputa, mas a parlamentar estava otimista e decidiu encarar na disputa.

No primeiro turno, Marília Arraes chegou a ter mais votos que os dois correligionários na disputa. Ela teve 172 votos contra 166 de João Daniel. Em terceiro lugar, o deputado Paulo Guedes (PT) teve 54 votos e não chegou a passar para a segunda etapa da eleição interna.

Após a eleição, a eleita defendeu a participação da mulher na política. “É necessário entender que parlamentares mulheres têm, sim, a capacidade de ocupar espaços importantes e de decisão. Nossa eleição foi resultado de uma articulação intensa e democrática e demonstra a confiança que conquistamos nos últimos anos entre os colegas deputados da Casa”, defendeu.

“É importante destacar que nós, mulheres, assim como os jovens e outros representantes da minoria numérica que compõe o Parlamento, não podemos esquecer de que no ambiente legislativo existem muitas convenções, costumes e acordos, em todas as bancadas, independentemente de coloração partidária. E, infelizmente, a maioria dessas “regras comuns” não consideram a necessidade de se abrir espaços para nós. Por isso, minha eleição tem sim um significado muito importante”, analisou.

Segunda-Secretaria

A Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados é um dos cargos mais importantes e influentes da Casa e tem a responsabilidade de cuidar das relações internacionais da Câmara. Também é função do Segundo Secretário administrar os pedidos de passaportes diplomáticos dos demais deputados e criar relações com as embaixadas de outros países no Brasil.

Assim, a mesa ficou com a seguinte composição. Os mandatos são de dois anos. Presidente: Arthur Lira (PP-AL); Primeira vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM); Segunda vice-presidência: André de Paula (PSD-PE); Primeira secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE); Segunda secretaria: Marília Arraes (PT-PE) Terceira Secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS); Quarta secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ); Suplentes: Eduardo Bismack (PDT-CE), Alexandre Leite (DEM-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cassio Andrade (PSB-PA).

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá