Blog Luis Machado

Notícias

MDB DE JABOATÃO É FICÇÃO

Daniel Alves é lançado como pré-candidato a prefeito do MDB em ...

Se há um lugar “sui generis”, chama-se Jaboatão dos Guararapes-PE. Difícil decifrá-lo e a política é apenas um dos aspectos da vida dos jaboatonenes, senão vejamos:

Trata-se do segundo colégio eleitoral do Estado, com 454.915 eleitores, perdendo apenas pra Capital, Recife. Com um eleitorado desse porte, era de se esperar que os partidos mais expressivos, vissem nisso, um atrativo óbvio e natural, especialmente quando da disputa à eleição do prefeito da Cidade. Mas, por incrível que pareça, não é isso o que ocorre.

Isso é visível na atual fase de pré-campanha, em que, por exemplo, o MDB, uma das legendas mais importantes e com uma das maiores bancadas no Congresso, tem como figura mais expressiva no Município, Daniel Alves, Vereador e pré-candidato a prefeito da Cidade.

Quem acompanha a cena política de Jaboatão, vê com estranheza e desconfiança, o fato de que, malgrado ter o MDB candidato próprio, até o presente não se ouviu uma só palavra de apoio a Daniel, por exemplo, do senador Jarbas Vasconcelos, principal liderança do Partido. Nem dele, nem do também emedebista senador Fernando Bezerra Coelho. No máximo, o que se viu, foi como que, para cumprir protocolo, a presença do presidente estadual da sigla, Raul Henry, no lançamento da pré-candidatura do Vereador e apenas isso. Sintomático é que, apesar de ser Camaragibe um colégio eleitoral de 111.434 (muito menor que Jaboatão), Jarbas já expressou, neste sábado (01), apoio ao pré-candidato Gustavo Matos.

Ora,diante desse cenário, há que se pensar duas coisas: O MDB não apostas suas fichas no correligionário e, portanto, não vai “gastar velas com defunto ruim” e via de consequência, Daniel jogará a toalha, não indo pro matadouro, em sacrifício da renovação do próprio mandato.

A verdade é que, em Jaboatão dos Guararapes não há um nome de peso, sequer, capaz de aglutinar forças e jogar as eleições para um segundo turno, onde o cenário poderia mudar, comprometendo o projeto do prefeito Anderson Ferreira (PL), de renovar o próprio mandato. Esta é a razão pela qual, confrontando-se a importância do colégio eleitoral do Município com o tamanho da sigla, a nível nacional, em Jaboatão, o MDB é ficção.

Comento, argumento. Só não invento!

WatsApp do Editor do Blog do Machado: (81) 9 8732.5244.

Banco de Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá