Blog Luis Machado

Notícias

O QUE ACONTECE QUANDO O CANDIDATO É MAIOR QUE O PARTIDO? QUASE NADA. MAS…

PCdoB oficializa candidatura de Arnaldo Delmondes em Jaboatão - Ricardo  Antunes

Quem não se lembra da campanha de Fernando Collor de Melo? Quem não se lembra da campanha de Jair Messias Bolsonaro? Apenas não lembra, quem não vivenciou aqueles momentos, por alguma razão.

Quem vivenciou, sabe que as siglas partidárias deles, serviram apenas de logística e lança-míssil, para possibilitar a campanha e respectiva eleição dos precitados presidentes da República. O que ocorre quando isso se dá? Aparentemente, nada. Mas… na prática, tais partidos ganham visibilidade na cena política, a depender do candidato, obviamente. Pode-se apontar um caso que, embora não represente muito esse raciocínio, não deixa de ser exemplo.

A candidatura do advogado Arnaldo Delmondes, em Jaboatão dos Guararapes, pelo Partido Comunista do Brasil, de certa forma, representa isso. E por quê? É que Delmondes, por ser “novato” na política e de ser muito conceituado, nada tendo que desabone sua conduta, acaba sendo no Município, maior que o PCdoB, diante da carência de quadros expressivos, no Diretório Municipal. Isso pelo fato de que, malgrado ser partido histórico e ideologicamente firmado no Brasil e algumas partes do mundo, tem contra si, a rejeição da grande maioria das pessoas conservadores que nele veem um partido ligado à opressão e violação dos direitos humanos, como ocorre em Cuba e na China, por exemplo. Há quem diga que, em Jaboatão dos Guararapes, Arnaldo Delmondes teria mais votos do que todo o PCdoB, caso fosse possível aferir a votação do partido e do candidato, distintamente, em separado.

Obviamente que, isso é péssimo para a democracia. Partidos são instituições que ficam e as pessoas passam. Partidos devem representar uma filosofia ou linha programática norteadora de princípios e metas que, via de regra, balizam o pensamento de seus filiados. Quando o candidato representa mais que o próprio Partido, é sinal de que algo não muito correto existe nessa sigla partidária. Que hajam, portanto e, por motivos óbvios, legendas maiores que pessoas. Oxalá!

Rapidíssimas

  • Candidaturas coletivas ou compartilhadas – A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou entendimento sobre nomes usados nas urnas que possam indicar a prática das chamadas candidaturas coletivas ou compartilhadas. A definição ocorreu ontem em julgamento de recurso eleitoral. De acordo com o pleno, o nome que aparece na urna eletrônica não pode causar nenhum tipo de dúvida ao eleitor. Deve, portanto, ser o nome registrado no TRE e que seja claro e não deixe margem de dúvida na cabeça do eleitor.
  • Republicanos do Recife é capacho do PSB? – Comenta-se que, não tendo voo próprio nem outros meios de se dá bem, joga-se o Republicanos nas mãos de João Campos. Essa parece ser mesmo a sina do partido dos Costa, em Pernambuco. Presidido pelo deputado Sílvio Costa Filho (filho de Sílvio Costa), a referida sigla preserva a marca do fisiologismo de sempre. Nesta tarde de sábado (23) foi a vez da ala feminina do partido que declarou apoio ao socialista. Cruz, Credo!
  • Deputado Sivaldo Albino – Apesar do marasmo do governador Paulo Câmara, quem parece está se dando bem, em plena campanha à eleição de Garanhuns, é o deputado estadual, Sivaldo Abino (PSB). Praticamente às vésperas das eleições de 15 de novembro, Sivaldo leva o Governador até Garanhuns para comprometer-se com beneficiamento do Aeroporto da Cidade, obra mais que almejada pelo parlamentar. É cada um lutando pra se dá bem. Natural, não é?
  • Mendonça Filho pedala – É neste domingo (25), a partir das 09:00h que sairá o “Pedala25”, movimento que reúne milhares de ciclistas, saindo da Iputinga, em direção ao Comitê do DEM, na Rua Real da Torre. Muito interessante a iniciativa, por tratar-se de algo benéfico à saúde e que agrega todo mundo. Tenha ou não tenha automóvel para participar.
  • Quer ficar rico? –  Acumulou, pois ninguém acertou as 06 dezenas – 03. 27, 39, 46, 47 e 60. Prêmio vai a 45 milhões, cujo sorteio será na próxima quarta-feira. Com 43 apostas sorteadas, cada um vai receber mais de R$ 70 mil. Nada mau!
  • Elias Gomes jogou a toalha de forma muito feia – É que, ao se vê que circula vídeo na internet, mostrando Elias descendo a lenha em Keko do Armazém, agora recebe esse mesmo Keko o apoio do ex-prefeito do Cabo que acaba de desistir da candidatura e apoia o outrora desafeto. Por isso é que se diz que, dos que estão no páreo, apenas o delegado Resende (Podemos) vem mantendo a coerência e que, talvez por isso continua recebendo apoios. Inclusive dos outrora apoiadores de Elias Gomes. Será assim tão difícil ser coerente, na política?
  • Assim como o Cabo, Paulista sofre com briga de prefeitosPelo  Blog do Magno. Poucas horas depois de assumir novamente o comando da Prefeitura, Jorge Carreiro (PV), vice-prefeito de Paulista, exonerou todos os servidores comissionados com uma só canetada. O blog teve acesso ao documento assinado pelo gestor, com o número da portaria (2572) a ser publicada no Diário Oficial da Amupe na próxima segunda (26).

    Contudo, na noite de ontem, o prefeito em exercício publicou em sua conta oficial no Facebook uma mensagem, convidando todos os comissionados para se apresentar na segunda: “Desde já, quero falar a você que é comissionado, que é trabalhador e que se dedica ao dia a dia da cidade, tenha a certeza de que não será prejudicado. Se apresente na próxima segunda-feira no seu local de trabalho e diga o que você faz, fale o que você faz pela terra da gente e pelo nosso povo!”

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244,

Banco de Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá