Blog Luis Machado

Prefeito: Um cargo muito poderoso

A máquina administrativa, a serviço de um prefeito, é eleição quase garantida

Foram necessários alguns milênios, para que a humanidade pudesse vivenciar um sistema de Governo que, se não é perfeito, é o que mais se aproxima do ideal e a este chamamos de DEMOCRACIA. É nesse processo que circunscreve-se o instituto da eleição e reeleição para cargos executivos (prefeito, governador e presidente da República), no presidencialismo, como conhecemos, no Brasil.

Ao prefeito, por exemplo (já que estamos às vésperas das eleições do ano que vem), é dado conduzir uma verdadeira máquina de fazer votos, já que é ele que manda fazer ou deixar de fazer determinada obra. Por uma simples pavimentação de rua, o gestor que a executa fica lembrado por gerações. Acaba ensejando uma aparente luta desigual, entre o gestor que tenta a reeleição e quem almeja, pelo voto, ocupar o referido cargo. Faz parte do processo democrático.

Para corroborar o que dizemos, destacamos, aqui, na íntegra, uma matéria à nossa editoria enviada nessa segunda-feira (23), pela prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na qual manifestam-se, tanto o prefeito, como alguns moradores beneficiados:

“Mais três ruas da comunidade de Curcurana estão sendo beneficiadas com pavimentação e, nesta segunda-feira (23), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, acompanhou o andamento das obras. A localidade fica no bairro de Barra de Jangada, onde outras vias também estão sendo contempladas com calçamento, sistema de drenagem, calçadas e iluminação de LED.

“Hoje pudemos acompanhar os trabalhos na Rua Piraquara, na 1ª Travessa Getúlio Vargas e 2ª Travessa Getúlio Vargas. Outras ruas de Barra de Jangada também estão recebendo pavimentação, como Barreiras, Águas Finas e Cruzeiro do Sul. São obras importantes, que há muito tempo os moradores esperavam. Vim fazer a vistoria e em breve será feita a entrega dessas ruas, além de pavimentadas, com boa iluminação e com sistema de drenagem. Isso significa melhores condições de vida e mais dignidade para as pessoas”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.

O clima de alegria era visto em cada um dos moradores que acompanhavam o serviço dos trabalhadores e o vai e vem das máquinas nivelando o asfalto. “Moro aqui há 24 anos e era um sofrimento com a buraqueira, alagamentos e lama. Minhas duas filhas nem podiam brincar na rua. Agora, todo mundo daqui está contente. Gostei muito dessa obra da Prefeitura de Jaboatão”, comemorou a manicure Valéria dos Santos, moradora da 1ª Travessa Getúlio Vargas.

O mesmo semblante de felicidade era visto no autônomo Magno Fernando, que ficou na porta de casa vendo o trabalho sendo feito na Rua Piraquara. “Até uns dias atrás, essa rua deixava muito a desejar por falta de drenagem e a dificuldade de acesso, tanto dos pedestres quanto dos carros. A expectativa de que seria asfaltada aumentou quando vimos os trabalhadores chegando por aqui. Agora está tudo ótimo e só tenho a agradecer à Prefeitura”.

Como se vê, não é fácil tirar a reeleição de um gestor que se empenha. Só sendo muito acomodado, para não ser reeleito, o que parece não ser este o caso do prefeito Mano Medeiros, o qual está sendo bem avaliado, nesses 18 meses de gestão.

É fácil entender, porque o ex-prefeito Elias Gomes foi eleito e reeleito, no mesmo Município (2009 a 2016), mas que agora encontrará enormes dificuldades para desbancar o atual prefeito, pelo poderio de uma máquina, cujo orçamento anual é bilionário. É fácil compreender porque o prefeito do Recife, João Campos já é cotado para ser reeleito e no primeiro turno. ele tem cerca de 70% de aprovação popular. Ainda que não quisesse, Mano Medeiros teria que beneficiar alguém e são esses beneficiários (ou pelo menos parte deles) que votam, em reconhecimento, pelos serviços prestados. Aqui está a beleza da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá