Blog Luis Machado

Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

Repercute muito positivamente, na Zona Sul, a notícia de que a Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões na região de Setúbal, situada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. As intervenções têm o objetivo de criar novas conexões viárias, melhorando as condições de mobilidade para pedestres, ciclistas e motoristas. O investimento previsto nas obras, que serão executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é de cerca de R$ 5 milhões. O edital da licitação já foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

“Fizemos um amplo estudo de mobilidade da Zona Sul do Recife e identificamos pontos que poderiam ser aperfeiçoados, tanto na chegada da Via Mangue, quanto na ligação da Avenida Boa Viagem com suas transversais. Vimos que tem gargalos que esses pontilhões poderão resolver. É muito importante fazer as grandes obras, mas também é importante olhar para essas obras que, pontualmente, vão melhorar a mobilidade em cada área da nossa cidade”, explicou o prefeito João Campos.

Um dos pontilhões será construído na Rua João Cardoso Aires, possibilitando a travessia do Canal de Setúbal e criando uma alternativa de trânsito para os veículos oriundos da Avenida Boa Viagem. O equipamento terá 27,8m de extensão e 16,5m de largura, com passeios em ambos os lados para os pedestres e ciclovia bidirecional. Serão três faixas de rolamento, com circulação no sentido praia-subúrbio. O fluxo no sentido inverso deverá ser feito pela Rua Baltazar Passos.

Haverá também mais dois pontilhões entre as ruas Copacabana e Luiz Pimentel, por sobre o Canal do Jordão; e entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes, no Canal de Setúbal. Juntas, as duas estruturas criarão alternativas de ligação com a Avenida Boa Viagem nos dois sentidos.

Com 32,50m de extensão e 16,5m de largura, o pontilhão entre as ruas Copacabana e Rua Luiz Pimentel permitirá a travessia da Avenida Juarez Távora no sentido praia-subúrbio e terá três faixas de rolamento, ciclofaixa bidirecional e passeios nos dois lados. Por sua vez, a obra entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes medirá 27,80m de extensão, também com ciclofaixa bidirecional e passeios, fazendo a conexão no sentido subúrbio-praia.

PONTES – A Prefeitura do Recife está construindo a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entre os bairros da Iputinga e do Monteiro, que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A etapa principal da obra, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio Capibaribe, chegou a mais de 90% de conclusão e ficará pronta até o final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população.

Além disso, também foram iniciadas as obras da maior ponte construída no Recife nos últimos 40 anos (335 metros de comprimento), entre os bairros de Areias e Imbiribeira. A intervenção terá investimento de R$ 91 milhões e vai melhorar a mobilidade urbana na região, conectando mais rápido as avenidas Recife e Mascarenhas de Morais. A extensão total da obra será de 2,3 quilômetros, incluindo o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza.

*Fonte: Redação e imagem – Assessoria de PCR.

2 thoughts on “Prefeitura do Recife vai construir três pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

  • Jorge Ramos

    Há de parabenizar o prefeito João Campos. Não podemos mais esperar por uma grande obra para melhorar a vida do Recife. Nos temos uma das cidades mais lindo do mundo. Nada se compara aos nossos rios e pontes . Uma simples obra como estes pontilhões , trazem um benefício impa. Observamos nas grandes e pequenas cidades da Europa, que mesmo com ruas estreitas , a mobilidade é fantástica. Parabenizo o prefeito João mais uma vez. Seu comentário em relação a nossa bela Av. Boa Viagem. Precisamos sim , usufruímos desta bela Av. de uma forma mais proveitosa, não apenas para beber água. Prefeito, que tal darmos seguranças aos nossos pedestres, fluência ao nosso trânsito ? De tantas belas e majestosas ideias, que tal incluir no calendário de obras várias passarelas. Fica a dica.

    Resposta
    • Amigo Jorge, obrigado pelas considerações, muito sábias e coloquiais, diga-se de passagem. Parabéns!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes