Blog Luis Machado

Rapidíssimas da Quarta-feira.

Rapidíssimas da Quarta-feira.

Rapidíssimas da Quarta-feira.

Rapidíssimas da Quarta-feira.

Compartilhando, você faz opinião.

Foto: Luís Machado – Editor do Blog

  • . Alepe no combate à fome – Uma iniciativa mais que louvável. É que, na tarde de dessa terça-feira (19), foi aprovada em votação unânime, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a criação da Frente Parlamentar de Combate à Fome, Insegurança Alimentar e Nutricional, a partir de uma solicitação da deputada estadual Rosa Amorim (PT). Pois muito bem. Se os nobres deputados tiverem mesmo a reta intenção de trabalhar contra esse flagelo (fome) que nos envergonha a todos, precisam buscar parcerias com a iniciativa privada e forças governamentais a nível dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil organizada. Se não for assim, a presente iniciativa será mais protocolar do que efetiva. Em todo o caso, já deram o primeiro passo. Parabéns!

  • . Mais fome – Pegando gancho na iniciativa da Alepe, não custa lembrar que, pode até que aqui e ali haja má vontade em ajudar, no combate à fome. Mas dinheiro tem e muito. Basta que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chegue junto aos 25 deputados federais para que estes doem parte dos milhões que irão receber a mais, do Governo Lula. Afinal, eles já receberam uma parte – todos os 513 deputados e 81 senadores receberão ao todo, cerca de 20 bilhões (isso mesmo: 20 bilhões) reservados a eles por Lula. Se não é mais Orçamento Secreto, é outro nome, com o mesmo objetivo: Repassar dinheiro ao Congresso, a fim de que vote com o Governo, naquilo que lhe interessa. Fica a dica!

….

  • . Jaboatão dos Guararapes atualiza seu Plano Diretor – A revisão do Plano Diretor do Jaboatão dos Guararapes começa a ser debatida com a população, para definir o planejamento da política de desenvolvimento e expansão urbana do município. Envolve questões como mobilidade, preservação ambiental, uso do solo, habitação, infraestrutura, entre outras. O início da escuta popular aconteceu, nesta segunda-feira (18), com a presença do prefeito Mano Medeiros e representantes de vários setores. A partir desta terça (19), serão realizadas as audiências públicas com a coleta de sugestões para o novo Plano Diretor.

  • . E por falar em Jaboatão… – Um público estimado em 12 mil pessoas assistiu ao Desfile Cívico-militar em Jaboatāo Centro, no domingo passado (17). Cerca de 70 instituições participaram do evento que marcou as comemorações da independência do Brasil, entre as quais escolas da rede municipal, Forças Armadas, Polícia Militar, Bombeiros militares e civis, Guarda Municipal, agentes de trânsito Coleta Seletiva, servidores da Prefeitura do Jaboatāo dos Guararapes, grupos de escoteiros. O desfile percorreu a Avenida Barão de Lucena, com a dispersão na Praça Nossa Senhora do Rosário. Para quem não sabe, o referido desfile, em Jaboatão Centro ocorre depois do 7 de setembro, porque nesta data (como se sabe) os militares estão desfilando em caráter oficial. Mas, um dado é considerável: Se alguns dizem que não se deve “militarizar” as mentes das pessoas, então por que tanta gente celebrando voluntaria e alegremente, nas ruas, demonstrando seu amor à Pátria? A propósito, nesta quarta-feira (20), será a vez do tradicional desfile em Muribeca Rua.
  • . Elias Gomes é mesmo petista? – O que se está a perguntar, é se o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e de Jaboatão dos Guararapes tem sangue petista ou sua ida para o Partido dos Trabalhadores é só porque acha ele que poderá surfar na gestão do presidente Lula? Bem, se é isso ou não, não sabemos. O que sabemos é que leitores do Blog têm dito que, não mais votarão em Elias, caso vá ele para o PT. Não querem Elias posando como candidato de Lula e Humberto Costa. Ok, mas Elias, bem ao seu estilo, poderá dizer: Uns não votam mas outros votam! Pois não é isso mesmo!

  • . E Clarissa Tércio? – Viram a repercussão do que disse o pré-candidato a prefeito de Jaboatão, Daniel Alves, na entrevista ao Blog Luis Machado, a respeito da também pré-candidata Clarissa Tércio? Disse Daniel que ela é “perigosa” e que faria da prefeitura, “um balcão de negócios, caso fosse eleita”. Olha! Como se viu, foi ele contundente, pérfuro-cortante! Ou não, né?

  • . E a situação de “gato e rato” entre Raquel Lyra e a Alepe? – É… meus senhores! Parece que a governadora não se dá conta mesmo de que, poderá ficará no Campo das Princesas, por quatro anos e só. Uma fonte muitíssimo bem informada nos disse “in off” que, Raquel é arrogante, centralizadora e autoritária. Nos disse ainda, que nem mesmo a vice Priscila Krause escapa do mau-humor da governadora. Bem, se o correligionário dela e presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto preconiza bandeira de independência, é porque sabe que, umbilicalmente ligado a ela, poderá se queimar.

  • . Mais Raquel Lyra – Como se não bastasse a dureza da chefe do Executivo estadual, no campo institucional, ainda dorme ela e acorda com a ciumeira dos petistas. Estes não estão gostando nada do “abraço de tamanduá” de Raquel, ao presidente Lula. Isso porque a mesma deverá querer se reeleger em 2026. Mas o PT luta para ter candidatura própria e ter Lula no Palanque. Para Humberto Costa e Companhia, Lula está enchendo a burra dela de dinheiro para, no final, querer a governadora quebrar as pernas dos petistas, no Estado. E olha que tudo isso, apesar de Raquel provavelmente desembarcar no PSD do ministro André de Paula. Ou seja: Raquel na base de Lula, quebrando as pernas do PT pernambucano. Pode, uma coisa dessas? É pra rir!

  • . Miguel Coelho se vingando da governadora – Todos lembram que o ex-candidato a governador mal esperou pelo fechamento dos portões dos locais de votação, no primeiro turno e, como dizemos nós, nordestinos, “se abestalhou” e foi logo declarando apoio à Raquel, no segundo turno, contra Marília Arraes. Quebrou a cara, por confiar de mais. Moral da história: Ficou chupando o dedo, fora do Governo dela. Agora, como ave de rapina e visão de águia, quem aproveita-se da irracionalidade de Raquel é o prefeito do Recife, João Campos. João já costurou o apoio do poderoso grupo dos Coelho de Petrolina, chamando o deputado Antônio Coelho (irmão de Miguel e filho de FBC) para a Secretaria de Turismo do Recife. Miguel deu o troco e Raquel, além de perder o que poderia ser um forte aliado, ainda fortaleceu o PSB, capaz de ser para ela, verdadeira faca na caveira, em 2026. Haja amadorismo, meu Deus!

  • . Lula e seu Avião de R$ 400 milhões – Alguém ainda teria dúvida de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a noção das coisas e age como candidato ao internato por loucura total? Pois é, apesar de dispor de aeronave presidencial confortável, o petista e sua Janja agora – em nome de querer fazer muitas outras viagens ao exterior, para “reinserir o Brasil na comunidade internacional” – acham que o País e o mundo vivem em céu de brigadeiro e, como tal, para voar, terá que ser em jato novíssimo e super luxuoso. Isso sem falar que, em nove meses de Governo, já supera os gastos de Bolsonaro, no Cartão Corporativo, em igual período de Governo, segundo a Folha de São Paulo. Mas isso é fichinha. O que dizer dos bilhões que está prometendo à Argentina, cuja economia está em frangalhos?

  • . Mais Lula – Outra incongruência do Lula foi vista na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, na qual por tradição é o mandatário brasileiro, o primeiro a falar. Lula instigou como inoperante (o que é verdade, diga-se de passagem) o Conselho Permanente de Segurança das Nações Unidas, ao mesmo tempo em que reitera a entrada do Brasil e outras nações naquele Conselho composto por apenas 5 países: EUA, China, França,Inglaterra e Rússia. Ora, se as portas já são historicamente fechadas à entrada de outros países, não vai ser criticando quem lá está, que vai conseguir entrar. Mesmo que Lula os elogiasse, de nada adiantaria falar nesse assunto, já que, como se sabe o petista é declaradamente alinhado à China e Rússia. Só isso já impediria o almejado acesso ao aludido Conselho. Ou seja, Lula blefa e age agora como alguém literalmente sem noção das evidências. Pobres de nós que, vimos um ex-presidente sair da prisão, para, em seu lugar, deixar 210 milhões de brasileiros prisioneiros das atitudes inconsequentes dele.

  • . Clarissa Tércio – Ainda comenta-se por esses dias que a deputada federal e pré-candidata a prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP) – que fez um concorrido lançamento de sua pré-candidatura, num hotel da Zona Sul, em Jaboatão dos Guararapes – teria sido mais para impressionar do que para mostrar que conhece Jaboatão e seus problemas que são muitos e gigantescos. A contar pelos componentes da Mesa (vide foto) dá mesmo para que as más línguas não deixem por menos, na medida em que nenhum ou quase nenhum deles tem forte identidade com o Município. A pergunta que já se faz é: O que ela vai dizer, quando a campanha do ano que vem começar, já que, segundo se comenta, Clarissa não trouxe emendas parlamentares para Jaboatão, nem tem serviços prestados. Mas dizem os simpatizantes de sua candidatura que a moça é nova, loira, evangélica, etc, etc. Bem, uma coisa é certa: Considerando o número de pessoas que se expressaram à nossa editoria, ela seria bastante competitiva e que não se deve menosprezar seu potencial. Faz sentido. Afinal, Clarissa obteve em Jaboatão, à sua eleição, em 2022, 30.571 votos. Não é pouca coisa. Foi a segunda mais bem votada, perdendo a liderança, no Município, para André Ferreira, irmão do ex-prefeito Anderson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes