Blog Luis Machado

Notícias

RECIFE DEFINHANDO DO SEU APOGEU. SINAL DOS TEMPOS

Recife: o melhor do carnaval - Jornal de Piracicaba - Desde 1.900

Não é preciso ser profundo analista pra ver que, assim como as pessoas, as cidades também nascem, crescem e morrem. A história está aí pra testemunhar. Alguém lembra da velha Babilônia, da Grécia Antiga ou da Roma dos Imperadores? Não. Não há como. Até porque morreram nos designers e paisagens de outrora e o que temos, hoje, são apenas lembranças históricas.

Mais próximo e bem pertinho de nós, está o Recife que, no esquecimento de sua riquíssima história, vemos que, cada dia definha um pedacinho daquela que não faz muito tempo, ostentava o título de “Veneza Brasileira” e Terceira Capital do Brasil… Isso se deve a alguns fatores e um deles é visível, pois são fatores políticos.

Quem não conhece o legado político de nomes ilustres que, Brasil afora levavam e elevavam o nome do Recife a patamares de relevo na República, a ponto de distinguir-se a capital de Pernambuco como uma das mais politizadas do Brasil?

Só que isso já é coisa do passado, embora seja um passado recente. Hoje, nomes de destaque nacional são procurados, porém não encontrados. Basta vê nas pesquisas de intenção de votos, quem desponta como citado na “preferência” de grande parte da população, com possibilidades de governar o Recife. Chega a ser deplorável, pra falar a verdade!

Mas esse definhamento não se dá apenas no campo da política. Também nas artes e até mesmo nos órgãos mentores de preservação do acervo histórico-cultural da Cidade. Basta vê a situação do quase bicentenário DIARIO DE PERNAMBUCO que agoniza e já dá sinais de seus últimos suspiros, malgrado ter sido logo ele o principal esteio de preservação da riqueza material e imaterial de Pernambuco. Já não se passaram muitas horas do anúncio da demissão de alguns de seus principais jornalistas, dada a situação financeira do jornal. Inegável que, com ele, parte da alma pernambucana está indo embora e pouca repercussão tem causado. Infelizmente!

Saudosismo? Pode até ser. Mas é também irresignação de quem não se conforma com a irresponsabilidade de quem não preserva os valores, de olho no amanhã, na posteridade, na riqueza de um patrimônio construído há séculos. Eis que de repente, vê-se a iminência de testemunharmos o Recife definhar do seu apogeu, num clarividente sinal dos tempos.

Rapidissimas

  • Brejo da Madre de Deus agora é notícia – Como se não bastasse o pedido de cassação do registro de candidatura do candidato a prefeito Roberto Asfora (MDB), feito pelo Ministério Público Eleitoral, agora foi a vez do PSB acusar o prefeito Hilário Paulo (PSD) por abuso de poder econômico. O importante é ser notícia, não é, PSB?

  • Ibope revela malvadez – Malvadez é pouco, para o que o prefeito de Belo Horizonte, Roberto Kalil vai aplicar nos adversários. É que ele sozinho teria 58%, segundo o Ipobe, enquanto os outros 07 (sete) candidatos juntos somam 16%. Vai ser um pisa acachapante.

  • Mais Ibope – Então, quer dizer que (em duas semanas), do terceiro lugar, o candidato João Campos (PSB) já estaria na cabeça, liderando com 26%, enquanto que Patrícia Domingos (podemos) que estava em segundo, agora estaria em quarto lugar? Aiai… Esses Institutos de pesquisa são mesmo uma onda!

  • Silêncio ou impressão? – Não se percebe algo novo na dinâmica da agenda dos candidatos a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O que está acontecendo para tanta falta de barulho? Ninguém estribucha nem grita por lá. Silêncio ou impressão?

  • Mendonça Filho acordou? – Pois não é que o candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho parece ter acordado? Bem, se treino é treino e jogo é jogo, o fato é que Mendonça deu mesmo sinais de que, de fato, está no páreo para ganhar o jogo, indo ao segundo tempo, digo, ao segundo turno, no RECIFE. Isso leva à leitura de que nada, absolutamente nada pode ser objeto de prognóstico, quando o assunto é quem irá ao segundo turno, na Capital.

  • Silas Malafaia joga bosta no ventilador – Pois não é que até o Pastor Silas Malafaia está criticando Bolsonaro pela nomeação do novo Ministro do Supremo? De fato, o presidente desta vez parece brincar com fogo, já que até o PT apoia a indicação do Kassio Nunes Marques para o STF. Quando este começar a meter as canetas nos bolsominions, aí não adianta chorar o leite derramado.

  • Lula Cabral vai construir Hospital da Mulher? – “O primeiro Hospital da Mulher do Cabo será construído”. É o que garante o candidato à reeleição à prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB). Acho que se o Prefeito prometer que NUNCA MAIS VAI DESVIAR DINHEIRO DO POVO, AINDA ASSIM, POUCOS ACREDITARÃO. Ou será que acreditarão?

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Banco de Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá