Blog Luis Machado

Notícias

Recife e Jaboatão apresentam números que não batem nesse carnaval

Não se sabe se houve dosagens de otimismo ou de pessimismo exagerados, mas o fato é que, os números proclamados pelas gestões do Recife e do Jaboatão parece não baterem.

Recife diz que, o Carnaval deste ano atraiu 3,4 milhões de foliões durante os seis dias de festa, tendo criado 57 mil empregos temporários, com movimentação de R$ 2,4 bilhões, na economia. Enquanto isso, Jaboatão fala que 800 mil pessoas circularam nos sete polos da festa, durante os cinco dias de Carnaval, proporcionando a criação de 4,6 mil empregos, movimentando R$150 milhões na economia local.

Diante dos números acima apresentados, chega-se à conclusão de que, ou Recife está otimista de mais ou Jaboatão não contabilizou bem seus números. A ‘olho nu’, parece que houve exagero, no Recife, a começar pelo número de foliões transeuntes. Ora, se segundo o IBGE a capital inteira não chega a 1,5 milhão de pessoas, como é que abrigaria 1 milhão de pessoas, além de sua população?

Outra incongruência: Como é que Jaboatão com 800 mil pessoas movimentou 4,6 mil empregos temporários, enquanto Recife diz que criou 57 mil? Recife exagerou também, tanto na quantidade de pessoas (3,4 milhões), como na “criação de (57 mil) postos de trabalho” temporários. Jaboatão parece mais sensato, quanto a isso.

Aliás, parece que há uma jogada de marketing, quanto aos números, bem arquitetada e agressiva, a começar pela quantidade de foliões presentes no desfile do Galo da Madrugada. Dizem os organizadores e o poder público que, a citada agremiação juntaria 2,5 milhões de pessoas no Centro da Capital. Ora, se a população inteira não chega a 1,5 milhões, é impossível que o Centro da capital comporte tanta gente.

Como se vê, não cola nem justifica a manipulação dos números, por motivos óbvios.

2 thoughts on “Recife e Jaboatão apresentam números que não batem nesse carnaval

  • leonardo arnaldomarques

    Números INFLADOS SOBRETUDO NESTE”GALO DA MADRUGADA”. A maior MENTIRA DA MENTIRA chancelada por essa MENTIROSA IMPRENSA”organizadores”e(Mais triste), SOCIEDADE Recifense e PernambuCANALHA! NUNCA dará 2,5 Milhões de Foliões! outra, Jaboatão NÃO TEM 800 Mil moradores! tem 705 Mil!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá