Blog Luis Machado

Estudante do IJCPM passa em Medicina. Este é o Brasil que dá certo

Estudante do IJCPM passa em Medicina. Este é o Brasil que dá certo

Estudante do IJCPM passa em Medicina. Este é o Brasil que dá certo

Estudante do IJCPM passa em Medicina. Este é o Brasil que dá certo

Ela não é filha de alguém do MST, quilombola ou de algum beneficiário ideológico, que cursa Medicina sem fazer Vestibular. Muito ao contrário. É filha esforçada de pais que apoiam e acreditam que a educação transforma vidas.

Aos 17 anos, Maria Luiza Altiva alcançou um feito que marca não apenas sua trajetória acadêmica, mas também a história de sua família.

Estudante da Escola Técnica Estadual (ETE) João Bezerra e do pré-vestibular de matemática para o Enem do Instituto JCPM (IJCPM), ela foi aprovada em medicina na Universidade de Pernambuco (UPE) pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Maria será a primeira da família a ingressar em uma universidade.

A aprovação é resultado de uma rotina intensa de estudos, iniciada ainda no primeiro ano do ensino médio.

“Estudava em casa depois da escola e fiz cursinho também. Eu fiz o ensino médio em tempo integral e quando chegava ia estudar no meu quarto, desde o primeiro ano”, conta.

A decisão de seguir carreira na medicina não foi imediata. Segundo Maria, as dúvidas acompanharam boa parte do ensino médio. “Eu decidi fazer medicina no terceiro ano. No início do ensino médio ainda tinha dúvidas”, relembra.

Entre os principais desafios enfrentados durante a preparação, a matemática se destacou. “Matemática era minha maior dificuldade, ter uma atenção especial nessa matéria fez a diferença, me deu mais confiança e melhorei minha nota”, afirma a estudante, ao destacar a importância do cursinho no IJCPM para superar esse obstáculo.

Ao falar sobre a aprovação, Maria admite que o sentimento ainda é de incredulidade. “Fiquei muito feliz, eu acho que só vou acreditar quando fizer a matrícula. A ficha ainda não caiu”, diz.

Ela faz questão de ressaltar o papel da família ao longo do processo. “Meus pais sempre me apoiaram bastante nos estudos; me cobrando, comprando materiais, livros e respeitando meu tempo de estudar. Sou muito grata a eles”, destaca.

Agora aprovada em um dos cursos mais concorridos do Estado, Maria deixa uma mensagem para outros jovens que estão se preparando para o vestibular.

_______

IJCPM é o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Socialo braço social do Grupo JCPM, focado no desenvolvimento intelectual e profissional de jovens de 14 a 24 anos de comunidades do entorno de seus empreendimentos, oferecendo cursos de qualificação, tecnologia, idiomas e cidadania para aumentar sua empregabilidade no Nordeste.

Fonte: Instituto JCPM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes