Uma História de Devoção e Fé que faz surgir Jaboatão

Por Padre Rogério Silva, pároco e vigário Episcopal.
Você sabia que tanto a cidade de Jaboatão quanto a Paróquia de Santo Amaro nasceram com o Engenho São João Batista?
Para estas terras queridas, Bento Luiz de Figueirôa, terceiro proprietário do engenho, faz imigrar muitas famílias e consigo traz
a Imagem de Santo Amaro começando uma nova História.
A Devoção do povo era tão grande a Santo Amaro que antes do povoado se emancipar em 1884, em 1593 foi fundada a Freguesia com o nome de Santo Amaro de Jaboatão.
A paróquia de Santo Amaro foi criada 1598 por Dom Antônio Barreiros, Bispo Titular de Salvador, Bahia enquanto aqui peregrinava, pois a diocese de Olinda e Recife não existia ainda.
A Antiga e primeira Igreja de Santo Amaro foi construída por Bento Luiz de Figueirôa um pouco distante do povoado. Esta “Velha Matriz sempre em pé atual” foi construída em 1691 pelo Padre Adriano de Almeida, seu primeiro Pároco, com o intuito de se aproximar mais das pessoas, pois a primeira fora mal situada naturalmente por se estender a população em direção oposta.
Mas esta linda Igreja nem sempre foi assim com duas torres:
* Primeiro foi construída a Torre do lado leste pelo padre João Pereira de Araújo Pedrosa quando a igreja passou por uma completa remodelação em 1852.
* Em 1920, Padre Chromácio Leão Constrói a torre do lado Oeste passando também a igreja matriz por uma transformação interna.
hoje, dia 15 de janeiro de 2026, celebramos 428 anos. É dia de Festa, feriado municipal, por se tratar de ser Santo Amaro o Padroeiro de Jaboatão dos Guararapes, unindo tradição, devoção, fé , história, força e esperança na vida de todos. Sendo considerada a única festa com procissões populosas durante os 10 dias e a terceira maior da região. Ontem, hoje e sempre, as pessoas aqui sobem nesta colina sagrada para que a exemplo do seu padroeiro, façam um profundo encontro pessoal com Cristo que transforma vidas unindo pessoas, famílias, amigos e fortalecendo corações.
Somos sim, uma “velha Matriz sempre em pé, que nesta ladeira brilha sendo sinal de esperança para todos os que a veem e se atraem por ela. Uma Igreja que mais do que pedras, areia e barro, é um povo cheio de devoção, fé e alegria no coração. As paredes grossas desta Igreja Matriz, revela um povo fortalecido que ao redor do testemunho de Santo Amaro, tem seu olhar fixo na pessoa de Jesus. Suas lindas torres apontadas para o céu nos mostra qual é a direção do nosso coração que sempre deve estar voltado para Deus. Suas janelas para o horizontes mostram a direção da nossa missão de ir a todos pregar o santo evangelho. Seu interior de profunda beleza, mostra o quanto nos tornamos belos quando nos aproximando de Cristo Jesus.
Neste dia tão especial, peço para que Deus abençoe a todos.
Viva Santo Amaro, Nosso Padroeiro, viva ao povo de Jaboatão dos Guararapes.
Com carinho e amor,
Padre Rogério Silva, pároco e vigário Episcopal.




