
- É sabido que a política partidária é usina de uma infinidade de situações e circunstâncias, muitas vezes impossíveis ou inexplicáveis. É bem o caso do ex-vereador e ex-deputado estadual, Manoel Pereira da Costa Neco (mais conhecido como Vereador Neco) que, malgrado ter um bom currículo na bagagem – é delegado de polícia aposentado, ex-vereador e ex-deputado estadual – a todos dava a impressão de que havia “morrido” politicamente falando.
Neco colecionou vitórias significativas, tendo sido eleito em várias oportunidades ao cargo de vereador, quase sempre com votações expressivas, a ponto de, numa delas ter sido o parlamentar mais bem votado. Chegou a presidir a Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, até que, em 2016 candidatou-se a prefeito da cidcade, chegando a disputar com Anderson Ferreira, tendo para este perdido a eleição, em segundo turno, num certame pra lá de conturbado, por denúncia abuso de poder econômico.
Até aí, nada de mais, já que, ganhar ou perder faz parte do jogo. Só que, contrariando a expectativa de que nele se via a real possibilidade de ter-se nova liderança que pudesse fazer oposição ao novo prefeito, eis que Neco não resiste aos “encantos” de Anderson, passando a fazer parte do Governo deste. Ora, isso, na época deixou a todos perplexos, pelo fato de que o cenário de guerra outrora existente entre Neco e Anderson era de verdadeira “faca na caveira”, para usar uma expressão jovem da modernidade.
Neco sai de cena e elege o filho “Necão” que, ao contrário do pai, segundo se comenta, tem desempenhado o mandato de vereador, com certa independência, desde sempre, em relação ao prefeito.
Quando se pensava que o ex-líder estaria morto, eis que nas últimas semanas surge a notícia de que Neco havia costurado aliança com ninguém menos que o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, uma das maiores legendas políticas do País, na atualidade.
Talvez isso se deva ao momento eleitoral, em que Bivar precisa renovar o mandato e ninguém mais que o eleitorado do segundo maior colégio do Estado para, quem sabe, lhe dá suporte, em termos de palanque, nas terras de Bernardo Vieira de Melo. Bom para Bivar e bom para Neco que voltou a sonhar, como nos bons tempos de intensa atividade política, no Município.
Agora vem a parte mais difícil: reconquistar a credibilidade e confiança dos jaboatonenses que, até hoje dizem: “Neco se vendeu para Anderson Ferreira, traindo os que lhe deram 125 mil votos, contra o Ferreira”. Bem, pelo sim e pelo não, o fato é que, Neco está vivo e ainda poderá fazer história. Ao menos como cacique de legenda, já que a bola da vez, no Parlamento, está com o filho rebento Necão, ocupante da cadeira que seria do pai, na Câmara de Vereadores do Jaboatão.
Rapidíssimas
- . E haja pesquisa! – Ipec: em SP e MG, Lula continua à frente de Bolsonaro, e no RJ há empate técnico; veja os números. Levantamentos foram feitos entre os dias 17 e 19 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Em SP, Lula lidera com 43%, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior. Já Bolsonaro passou de 28% para 33% entre os dois levantamentos. Em MG, o petista manteve os 46% da última pesquisa, enquanto o atual presidente oscilou um ponto para cima e registrou 31% das intenções de voto. No RJ, o ex-presidente passou à frente numericamente, indo de 38% para 41% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, foi de 39% para 36%.
- . É Lula ou Bolsonaro – Cidade mais lulista do país, Central do Maranhão ainda leva viva na memória a criação do programa Bolsa Família. Município descendente de quilombolas deu, em 2006, um percentual de 97,20% de votos ao ex-presidente Lula nas eleições presidenciais em que ele foi reeleito para um segundo mandato.
- . É Bolsonaro ou Lula – Sem bandeiras ou adesivos, cidade mais bolsonarista em 2018 passa longe da polarização nacional. Nova Pádua, município da serra gaúcha, depositou 92,96% dos votos em Jair Bolsonaro na eleição passada. Apesar de críticas ao presidente, moradores esperam repetir percentual alto no pleito de outubro.
- . Coronel Alberto Feitosa – Quem está fazendo “figa” aos invejosos é o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, candidato à reeleição. É que, com a declaração de portentoso apoio a ele, feita por ninguém menos que o deputado Romário Dias – este não mais concorrerá e tem 8 mandatos de deputados, além de ter sido secretário de Estado e outros cargos importantes nas últimas décadas – a possibilidades de Feitosa obter votação estrondosa é real. Parece que o vento sopra mais favorável a quem já navega bem. Então… Parabéns à feituria do Feitosa!
- . Mendonça Filho é mesmo candidato insosso? – Bem. Se é ou não é, o fato é que está repercutindo de forma exponencial, a reflexão por nós feita, nesta terça-feira (20.09.2022), cujo título foi: “Mendonça Filho: Um candidato insosso?”. A assessoria do ex-ministro e candidato a deputado federal, Mendonça Filho ficou uma arara! Fazer o quê, não é?
Zé Carlos Campos e sua agenda de hoje


- . Vera Figueiredo – Vera é uma gigante. Pois não é que saiu de Dois Carneiros pra pedir votos em Araripina! Bem, mesmo sendo filha da terra, o fato é que, na Região Metropolitana há mais gente do que por lá. Talvez tenha ido fazer a campanha da amiga Socorro Pimentel, esposa do prefeito da cidade e candidata a deputada estadual. Socorro largou o barco do Miguel Coelho, para desembarcar no navio de Marília Arraes.
- . Eliezer Costa – Este já parece um zumbi, de tanto andar por aí, fazendo reunião com meio mundo de crentes. Há muito não dorme, não come nem… É meu amigoo! Vida de candidato não é fácil, não!
- . E Arnaldo Delmondes? – Atender telefone dos possíveis eleitores é tudo o que ele não faz. Nos disse ontem, um apoiador de Arnaldo que se ele já não atendia, agora é que não atende mesmo. O candidato teria amargado um tremendo prejuízo financeiro, com um dos “seus prediletos cabos eleitorais”. Na verdade, um tremendo golpe pecuniário. Eu, hein!…
*Compartilhado a matéria, você faz opinião.
__________________________________
Comento, argumento. Só não invento!
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732.5244.
E-mail: machado_country@hotmail.com
Facebook: Luís Machado.
Instagram: @luismachado
Twitter @LuísFerreiraMa4