
- Sem sombra de dúvida, está no radar dos observadores mais antenados da cena política brasileira que, o pós-eleição nos trouxe como que, inesperadamente alguns fatos impossíveis de serem previstos até pouco tempo. Estamos a falar do papel de expressivas figuras políticas da chamada Direita, em nosso País, com destaque para o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
É inconcebível que um grupo político que esteve no poder até dezembro passado, tenha, num piscar de olhos, dado sinais de desmoronamento. Mas é compreensível.
Um presidente que se notabiliza por atos e ações muitas vezes populistas e consegue a proeza de, em apenas quatro anos autopromover-se como inspirador do que se chama bolsonarismo, comportando-se de forma antirrepublicana só poderia dá no que deu: Deixar seus seguidores numa espécie de orfandade mais que manifesta.
Na outra banda, volta ao poder, Lula e o petismo que, de forma avassaladora e iconoclasta já se considera redentor da Pátria, como este mesmo Grupo não tivesse governado por período muitíssimo superior ao de Bolsonaro que, como se sabe, teve que colher pequena parte dos “ovos da serpente” deixados pelos citados governos.
Se nos afigura que, malgrado ter eleito expressiva leva de parlamentares ao Congresso Nacional e eleito (além de governadores alinhados com o bosonarismo), elegendo a maioria deles, o fato é que as lideranças que teoricamente fariam oposição a Lula – com possibilidade de voltar ao poder em 2026 – parecem desalentados, diante da postura daquele que, em princípio seria o líder maior a fazer oposição ao Governo que se inicia.
Mas não. Bolsonaro não consegue enxergar além do próprio umbigo. Ao invés de amadoristicamente manter-se em “sentinela”, em sinal de apoio àqueles que nele acreditam, sequer passou a faixa ao sucessor e fez pior: Viajou aos Estados Unidos, em evidente demonstração de que jogou a toalha. Ora, isso é tudo o que Lula quer.
Com isso, o que se vê é uma crescente e deliberada intenção bem orquestrada de desqualificação do governo do capitão, fomentando a crença de que, agora sim, é possível retomar o projeto de poder de 20 anos, outrora preconizado, porém interrompido (“por negligência da Esquerda”), pela eleição do ex-mandatário da Nação. Por essa e outras, é que, em prejuízo da democracia brasileira, se nos parece oportuno dizer que, a Direita, está sem comando. Está órfã.
Rapidíssimas
- . Janja detonando Bolsonaro – Janja relata estragos encontrados no Palácio da Alvorada: ‘Não teve cuidado, manutenção’. A primeira-dama recebeu nesta quinta-feira (5), pela primeira vez, uma equipe de reportagem no Palácio da Alvorada. Ela criticou o estado de conservação da residência oficial do Presidente da República e mostrou à repórter da GloboNews Natuza Nery alguns problemas que encontrou no prédio.
- . Prefeito do Jaboatão – Como havia previsto nossa Editoria, o prefeito Luiz Medeiros anda dizendo que sempre teve boa convivência com a Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes. Então, a pergunta é: Se há todo esse “Céu de brigadeiro”, por lá, por qual razão o prefeito anda dizendo que quer conversar com os vereadores, já que estes empurraram de goela abaixo o aprovado Orçamento impositivo que (como o nome já diz), obrigará o prefeito a liberar R$ 800 mil anuais em favor de cada um dos parlamentares do Município?
- . Festa de Santo Amaro – Começa hoje e termina no dia 15 deste mês, a tradicional Festa do Glorioso Santo Amaro, em Jaboatão Centro. Já são 425 anos de Festa, Durante os dez dias de comemorações, o público contará com diversas celebrações, como Missas, novenas e procissões, que acontecem até o dia 15, data em que se homenageia o padroeiro do município. A programação também terá apresentações do Padre Damião Silva, Padre João Carlos e Dudu do Acordeon, no altar montado em frente à Igreja Matriz de Santo Amaro.
- . Uma péssima notícia – Covid-19: laboratório identifica 1º caso no país da XBB.1.5, nova variante da ômicron, em amostra de paciente de Indaiatuba. Rede de Saúde Integrada Dasa diz que coletou amostra em novembro e comunicou Vigilância Sanitária Estadual nesta quinta-feira. SP destaca que monitora e reforça orientações de cuidados. Preocupa muito, já que o Carnaval vem aí. Que Deus nos ajude!…
- . Governadora Raquel Lyra – Nossa reflexão desta quinta-feira – que trouxe o título “Raquel enloqueceu?” – bombou e foram muitas as manifestações contra e a favor. Tivemos que explicar que, o Blog não discorda do propósito da chefe do Executivo implementar as mudanças que lhe convém. O que discordamos é quanto à forma de executá-las. Afinal, diante de tudo o que discorremos na matéria, não é com o viés ideológico ou qualquer espécie, que irá conseguir trabalhar em favor da população, especialmente os mais necessitados. Dialogar, sem abrir mão das mudanças, é o mínimo que se espera da nova governadora.
- . Lula imitando Paulo Câmara – Quem não lembra dos problemas surgidos na Frente Popular que, diante da enorme penca de partidos componentes da base de apoio ao governo Paulo Câmara, virou uma verdadeira novela, para indicação do nome que iria disputar o governo do Estado? Pois é o que já está ocorrendo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já está havendo atritos na equipe, onde cada um quer está sendo vítima do próprio ego. É o caso do ministro da Previdência, aquele aloprado chamado Carlos Lupi, do PDT. Isso, sem falar que, quem já dá sinais de que puxará o tapete de muita gente é a mulher do presidente, a já famosa Janja. Parece que, quem quiser se dá bem, precisará beijar a mão dela. Eu, hein!
*Compartilhando a matéria, você faz opinião.
__________________________________
Comento, argumento. Só não invento!
Contatos do editor do Blog:
WhatsApp: (81) 98732.5244.
E-mail: machado_country@luismachado.
Facebook: Luís Machado.
Instagram: blogluismachado.com.br
Twitter: LuísFerreiraMa4.face.
.