Blog Luis Machado

Jaboatão abre com eventos Semana Municipal em prol de deficientes

Jaboatão abre com eventos Semana Municipal em prol de deficientes

Jaboatão abre com eventos Semana Municipal em prol de deficientes

Jaboatão abre com eventos Semana Municipal em prol de deficientes

Exposição fotográfica e seminário marcam a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão

  • Arte, beleza e sensibilidade marcaram a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência no Jaboatão dos Guararapes, nesta sexta-feira (25), com a exposição fotográfica Beleza Única, do fotógrafo Nicholas Filinkoski, no Complexo Administrativo, promovida pela Prefeitura do município e instituições parceiras. A mostra do fotógrafo Nicholas, que possui Síndrome de Down, retrata a delicadeza e a beleza singular quem também tem a síndrome.

Além dessa exposição, a Prefeitura do Jaboatão preparou uma programação com várias atividades até o próximo dia 31, incluindo cinema inclusivo neste sábado, seminário, atividades recreativas, rodas de diálogo, entre outras ações. Na abertura do evento, ainda foi lançado o programa Comunica Libras, que dará suporte de intérpretes em libras, via whatsapp, para que munícipes surdos possam se comunicar ao acessar os mais diversos serviços públicos, como postos de saúde, delegacia e CRAS. A intermediação será feita por meio de videoconferência.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância de apoiar e fomentar políticas públicas que promovam cada vez mais a inclusão. “A gestão municipal tem um olhar atento a essa questão, tanto que criamos recentemente uma superintendência para tratar das demandas específicas de pessoas com deficiência. Todos nós temos que abraçar essa causa e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, falou o gestor.

Na abertura da exposição, o fotógrafo Nicholas falou da sua experiência com a fotografia e da sua inspiração para retratar as mulheres na mostra. “Desde criança tinha um sonho de realizar uma exposição fotográfica que retratasse a beleza das pessoas, essa foi minha inspiração. Depois, me formei em fotografia e resolvi convidar amigos para serem modelos dessa exposição. Aproveito para agradecer a oportunidade que a Prefeitura de Jaboatão me deu para mostrar minha arte”, disse Nicholas.

A programação prosseguiu na tarde desta sexta-feira, com o Seminário intitulado Identidade da Pessoa com Deficiência: Inclusão e Protagonismo, realizado no Cineteatro Samuel Campelo, com a participação de educadores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência e convidados. Na abertura do evento, o grupo de dança Arte e Movimento Down + fez uma apresentação cultural, que emocionou a plateia. Em seguida, a professora Adriana Cunha proferiu uma palestra motivacional sobre os desafios de uma pessoa com deficiência no dia a dia.

Dando prosseguimento ao seminário, os professores do Atendimento Educacional Domiciliar e Hospitalar relataram as experiências exitosas do trabalho, sendo mediadas pelo estudante do 9°ano da Escola José Rodovalho, André Luiz Ventura.

Neste sábado (26), a programação segue com atividade cultural do Cinema Inclusivo, no Shopping Guararapes, às 11h, voltada para estudantes do Atendimento Educacional Especializado. As atividades vão até o próximo dia 31, quando será feita uma caminhada de conscientização, no Jaboatão Centro, que incluirá panfletagem e vivência com o Cão Terapia.

As ações foram organizadas pelo Programa de Políticas Públicas Sociais, com a participação das secretarias municipais de Educação e Esportes, Saúde e Assistência Social e Cidadania em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CDJG), o Caine, Instituto Perrone, o Down+, Deficiente Eficiente, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes