Blog Luis Machado

Notícias

JABOATÃO DOS GUARARAPES E SEUS MISTÉRIOS. ALGUÉM CONSEGUE DESVENDAR?

Mercado público de Cavaleiro será fechado para obras

Aqueles que já passaram dos 30 anos de idade, sabem que havia dois “mistérios” que nenhum prefeito conseguia desvendar: O Bar Redondo, situado em Jaboatão-Centro e o Beco do Mussum, situado em Prazeres.

E por que não se desvendavam? Porque a desídia e falta de seriedade com a coisa pública impedia. Só isso. Foi preciso surgir um “doido” chamado Newton Carneiro, para uma vez eleito prefeito com a promessa de remover os citados “logradouros” que envergonhavam a todos. Foi uma gritaria geral, mas o prefeito mandou demolir logo nos primeiros meses de seu Governo. E não teve apelo. Nem mesmo dos políticos padrinhos dos proprietários. O resultado foi um alívio, sob todos os aspectos, dando visual decente nas áreas e a grande maioria da população aplaudiu a iniciativa, lembrada por todos, até hoje.

Há, nos dias atuais, outros dois mistérios que desafiam a todos os prefeitos que, para se elegerem, prometem resolver a parada, mas nada acontece. Estamos falando do Hospital Maternidade Rita Barradas, outrora situada em Jaboatão-Centro e o Mercado Público de Cavaleiro.

Demoliram a Maternidade e, na atual gestão, fez o prefeito Anderson Ferreira (PL) circular um vídeo que retratava uma obra de primeiro mundo, quase acabada, mas a realidade é que faz vergonha passar na frente e vê que a obra está paralisada, para ir a lugar nenhum.

Mercado de Cavaleiro? Esse, sim, pode-se dizer que, lá enterraram, não só a cabeça do burro, mas o burro inteiro, como nos disse um Vereador de Jaboatão. Para ele, o problema não se resolve porque há interesses poderosos de pessoas que, com influência junto aos Prefeitos que se sucedem, só têm um interesse: O de que tudo continue como está e, com isso, os consumidores e parte dos comerciantes que lá ganham o pão de cada dia sofrem, comendo o pão que o Diabo amassou, já que a imundície e condições gerais de uso, lá, são impraticáveis.

A pergunta que não quer calar: Será que um Distrito tão pujante e populoso como Cavaleiro (uma verdadeira Cidade), que dá tanta riqueza ao Município, não merece sequer, um Mercado Público digno de abrigar todos os que para lá se deslocam para comprar e vender, além de trabalhar, numa situação minimamente harmoniosa? Será?

Igreja beatifica o jovem Carlo Acutis, conhecido como ‘padroeiro da internet’

Cerimônia de Beatificação de Carlo Acutis - YouTube
Fonte: Portal G1

A Igreja Católica beatificou, neste sábado (10), o italiano Carlo Acutis, o primeiro “influencer” em questões religiosas a chegar aos altares. A cerimônia solene de beatificação, que aconteceu na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, na presença da família do jovem, foi transmitida ao vivo pela internet. A beatificação foi anunciada após a Igreja reconhecer o que considera ser um milagre realizado por Acutis a um menino no Brasil. (Veja mais abaixo)

Carlo Acutis morreu de leucemia aos 15 anos, em Monza, na Itália, em 12 de outubro de 2006. Ele foi declarado “venerável” em 5 de julho de 2018. Quase um ano depois, seus restos mortais foram transferidos para Assis, onde foi beatificado neste sábado.

Segundo a Igreja, o corpo do adolescente ainda está “intacto”, com sua calça jeans e tênis. O Vaticano afirma que os restos mortais foram “recompostos”, mas não detalha o processo. A data de celebração do jovem beato passa a ser 12 de outubro, a mesma data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

O portal oficial da Santa Sé, o Vaticano News, publicou uma homenagem a Acutis em que afirma que, “de todas as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) e teologais (fé, esperança e caridade)” de Acutis, “é a fortaleza que mais se sobressai”.

“Antes de morrer, quando perguntaram se não estava triste por morrer jovem, ele [Acutis] respondeu: ‘Não, porque eu não desperdicei nem um minuto da minha vida fazendo coisas que não agradam a Deus’. Ou seja, para Carlos, agradar a Deus significa ter uma vida plena. Não agradar a Deus significa desperdiçar a vida”, afirmou na publicação o frade capuchinho Carlos Acácio Gonçalves Ferreira, reitor do santuário do Despojamento em Assis, onde o jovem está sepultado.

O beato adolescente, que amava jogar futebol, videogame e comer Nutella e sorvete, dedicou boa parte de sua vida ao catecismo virtual e à criação de redes online para conectar mais de 10 mil paróquias.

Vida e morte

Filho de pais italianos, Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991, mas logo se mudou com a família para a Itália. m Milão, já na adolescência, Acutis criou um site dedicado à catalogação cuidadosa de cada milagre já relatado na Igreja e para evangelizar — daí o título de “padroeiro da internet”.

Antonia Salzano, mãe do beato, contou ao site do Vaticano que o jovem, “com um computador relativamente obsoleto, conseguiu alcançar milhares de pessoas em todos os continentes” graças à sua personalidade e à forma como comunicava a sua fé. O bispo de Assis, Domenico Sorrentino, afirma que o novo beato exerce hoje “uma atração semelhante” à de São Francisco de Assis em seu tempo.

“Em Assis, estamos acostumados ao encanto de São Francisco, que atrai milhões de visitantes e muitos devotos. Mas que um menino que morreu aos 15 anos em 2006 já seja tão influente é algo que só pode ser explicado por motivos sobrenaturais. A atração que Carlo exerce se parece, de certa forma, com a que Francisco de Assis exerceu”, afirmou o sacerdote à mídia italiana.

“Todos os homens nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem isso acontecer com vocês!”, recomendou à sua geração Acutis, que conseguia alcançar milhares de pessoas em todo o mundo com sua linguagem jovem pela internet.

O milagre concedido

O caminho para a beatificação de Acutis surgiu em 2013, quando a família de um menino de Mato Grosso do Sul afirmou que o garoto se curou de uma doença grave após tocar em uma relíquia do beato, uma roupa contendo o sangue de Carlo. A relíquia está em uma paróquia em Campo Grande, comandada pelo padre Marcelo Tenório, que realiza missas ao beato todo dia 12 de outubro.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou ao G1 o padre Marcelo Tenório. A beatificação é o primeiro passo para se tornar santo da Igreja, que é necessário ter intercedido dois milagres.

O jovem é considerado pelo papa Francisco “brilhante” e “criativo”, um exemplo para as novas gerações. “É verdade que o mundo digital pode expô-lo ao risco do retraimento, do isolamento ou do prazer vazio. Mas não podemos esquecer que neste ambiente há jovens que também são criativos e, às vezes, brilhantes”, escreveu o papa Francisco, dando como exemplo Carlo Acutis

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Banco de Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá