Blog Luis Machado

Notícias

Blog Luís Machado

Rachadinha: centenas de políticos na mira da Justiça. Por Aylê-Salassié  Quintão*

PORTAS FECHADAS do gabinete de vereador de Jaboatão requenta tema de rachadinhas

Como era esperado, a matéria por este Blog publicada no sábado (20/02), repercutiu muito, através de outros blogs e grupos WhatsApp espalhados pelo Estado, a ponto de merecer críticas de lideranças, até mesmo fora de Jaboatão dos Guararapes. É que, sem ao que se saiba dos motivos, o fato é que o vereador Melquisedeque Lima de Almeida (PTC), de 43 anos, mais conhecido como MELQUE, mantém fechadas as portas de seu gabinete, em prejuízo dos que o procuram.

Pegando carona na publicação da referida matéria, não faltou quem nos procurasse para dizer que, os parlamentares de Jaboatão não estariam cumprindo a Lei, na medida em que, pediriam de volta, parte dos proventos das pessoas nomeadas, para si ou para repartir com outras do Grupo político dos parlamentares. Na prática, estariam praticando as famosas ‘rachadinhas’.

Pois muito bem. Se é pra descer à planície ou realidade dos fatos, pergunto: Existiria, no Brasil, alguma Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa e até Congresso Nacional, em que tal prática não seja utilizada, desde que o mundo é mundo?

Afinal, diante de uma legislação casuísta, feita de tal modo para que as coisas não funcionem com seriedade, não se pode exigir de parlamentares que não pratiquem as rachadinhas. Afinal, se nos parece justo que, se alguém ajudou a eleger um candidato que assumiu esse ou aquele compromisso, que cumpra. Embora para isso, tenha que subdividir o ganho mensal, com outras pessoas. Pensar o contrário nos parece farisaísmo.

Nos parece que essa história de ‘rachadinha’ não passa de discurso pra inglês ver. O povo nem lembra disso. Lembra, sim, daquele parlamentar que torna-se capacho do Chefe do Executivo, fazendo ‘vista grossa’ a tudo o que ele faz, sem qualquer fiscalização ou denúncia e sem autonomia para funcionar como um verdadeiro poder que, embora harmônico, deve ser independente.

Comento, argumento. Só não invento!

WhatsApp do editor do Blog Luís Machado: (81) 98732.5244.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Olá